Monte seu time de futebol de ações!

image

7 curtidas

Time está perdendo, tem que ser mais ofensivo…. Sai Hgff11, Tris3, Eqtl3, Lren3 e Beef3 e entra, Mtre3, Eztc3, Lcam3, Movi3 e tasa4

Gol: Bbdc3
Zaga: Bbas3, Mult3 e Logg3
Meio campo: Mtre3, Eztc3, Lcam3, Movi3
Ataque: Prio3, Btc e Tasa4

4 curtidas

image

5 curtidas

Gol: ITSA
Zaga: HYPE e ENBR
Laterais: BBDC e PSSA
Volantes: CPLE e SAPR
Meias: SIMH e LOGG
Atacantes: PARD e MDNE

5 curtidas

Acho difícil alguém ganhar do meu time, não pq tenho as melhores ações, mas sim por ter 12 jogadores em campo rs.

time.PNG

Mas no momento eu pensaria em remover GOLD, e colocar ENBR ou ITSA no gol.

6 curtidas

@cadu, @fabio_barbosa

Estou com uma dúvida cruel. Conforme sugestão de vocês mesmo, pesquisei mais o setor de construção e fiz uma introdução na elétricas. Quanto a construção, os preços ainda não chegaram no desconto que gostaria. TEND com P/L de 10-12x. Cyrela parece mais atrativa, mas o alto padrão está sofrendo mais com vendas. Eu gostava da Eztec a R$7-8 reais, mas ao contrário do cenário atual, tínhamos boas perspectivas de curto e médio prazo na época. Mas achei uma princesa esquecida: PTBL. Está bem barata, payout > 50% e existe um delay entre o desaquecimento da construção e queda no volume de insumos e produtos de acabamento. ETER seria uma alternativa também, mas ficar acompanhando notícias do judiciário é cansativo.

Vocês haviam também comentado de energia elétrica. Até coloquei ENBR no meu time, mas queria saber o que vocês tem visto no setor. Sei que o @fabio_barbosa já respondeu isso exaustivamente, mas não custa perguntar de novo. Estou procurando baixo P/L e não recorrentes. É um setor extenso, demora a estudar, queria saber se vocês saberiam me limitar a busca a 3, no máximo 4 empresas mais interessantes, caso tenham se dedicado ao assunto.

No momento, para 2022, estou fechando assim, com 102% em ações brasileiras :cowboy_hat_face::
É isso, preciso escolher, construção ou energia, o que vocês acham?

6 curtidas

Sobre o setor de construção, não acho produtivo olhar muito o P/L. É claro que é muito importante, mas a própria Tenda antes do último resultado estava com um P/L muito baixo e agora está num nível aceitável. Você já escolheu a PTBL e, na minha opinião, é uma boa escolha: produtos de boa qualidade, ótimos dividendos, fábrica nos EUA em 2023 com previsão de RL anual de 100 milhões de dólares. Dois pontos para ficar atento (pro bem e pro mal): preço do gás (a queda que Guedes imaginava seria muito benéfica) e ela ainda está surfando o alto volume de lançamentos recentes, mas, como ainda tem muito lançamento a ser entregue, ela pode continuar num bom ritmo no curto/médio prazo. Acredito que o mercado está precificando um cenário mais desafiador nos próximos anos e a queda recente fez ela voltar pro meu radar. Quanto à ETER, acredito que devem pagar excelentes dividendos em breve, mas o passivo judicial me fez desistir quase que totalmente dela.

Quanto ao setor de energia, como você mesmo disse, minhas escolhas são óbvias… :rofl:

Vejo NEOE e ALUP como muito descontadas (minhas escolhas) e ENBR também está bastante descontada ainda; porém acredito que CLSC, CPLE, ENGI, CPFE, EQTL, TRPL e TAEE como escolhas muito justificadas também.

Como você já tem exposição “indireta” em construção civil através da PTBL, eu iria de energia elétrica. Mas é sempre bom lembrar que o retorno do otimismo deve favorecer mais as ações das empresas de construção do que as de energia.

2 curtidas

Ainda não escolhi PTBL, na verdade, apenas exemplifiquei com ela a fatia da posição. Desculpe pela comunicação ruim. Minha dúvida ainda é entre uma ou outra. De fato, vou levar em consideração o seu comentário sobre o P/L. Até verificando esse dados, nos últimos 12 trimestres, a Tenda está dando uma média de LPA de 2,18 com um desvio padrão muito baixo, 0,30, apenas superado pela Trisul, 0,14. A primeira com P/L ajustado de 8,32x e a segunda 6,97x.

Ademais, obrigado mais uma vez pelos nomes em energia elétrica. Pela quantidade deles e até pelos múltiplos que estou vendo, está tudo relativamente barato. O lado positivo de energia é dar um pouco mais de solidez aos resultados. Eu não sou a pessoa mais preocupada com isso, tenho várias “promessas” na carteira, mas talvez por isso mesmo seria bom agregar uma fatia de capital sólida e lucrativa. Se não for abusar, @fabio_barbosa, eu estou meio desatualizado no setor e sei que tem várias empresas “mistas”, que atuam em 2 ou 3 segmentos, mas muitas que são parecidas. Da sua lista, entre as mais parecidas, qual você riscaria?

Outra coisa. Chegou a ver a Enel Américas, E1NI34? O P/L parece um pouco mais alto (10-12x), mas ela reporta em dólar, embora:

Ou seja, ela tem um EV de 13,4 bilhões de dólares, o que se fôssemos comprar, deixaria de ser uma variável, mas o lucro dela cresceria com a variação cambial negativa do dólar. Se tiver visto e tiver algum comentário, também agradeço. Citei ela pois aparentemente é uma das mais diversificadas do setor.

2 curtidas

LOL. Estamos juntos DE NOVO. Minhas únicas elétricas atualmente.

A pergunta não foi pra mim, mas construção, em linhas gerais, eu olho localização, setor de atuação e, principalmente, landbank. Por conta disso, das construtoras clássicas eu optava sempre por TRIS3 e às vezes Direcional. HOJE, eu só tenho JHSF3. Mas a lógica de JHSF é diferente. A valorização dos terrenos/imóveis que a JHSF é dona é muito fora da curva.

Edit: e pra ter exposição indireta, eu prefiro UCAS3. É uma empresa redondinha, que dá pouca dor de cabeça. Fica exposta ao bum imobiliário se acontecer, mas ao mesmo tempo consegue vender quando as pessoas tão apenas dando um tapa nos imóveis que já possuem. Quando analisei as duas, achei PTBL descontada, mas UCAS era descontada e tranquila.

Edit:

E pra dar uma luz (badumtss).

NEOE3 e ENBR3 são relativamente parecidas, mas considero NEOE mais completa. O foco principal dela é distribuição, mas ela também faz geração e transmissão. Pra ter noção, a geração dela é ± a metadade de geração da ENGIE que eu creio ser a maior geradora privada do país.

Nas transmissoras, ALUP e TAEE são bem parecidas também. Até são “sócias” de várias linhas. ALUP está mais descontada, mas TAEE paga dividendos robustos recorrentes. Eu realmente acho que ALUP a melhor escolha em transmissoras, mas mesmo TRPL é muito boa também.

Geradora eu só costumava olhar EGIE, mas eu pulei fora. Acho que não compensa.

NEOE é a compra mais fácil da bolsa, IMO. Minha maior posição.

O grande “risco” de neoenergia é dívida, mas eu tenho zero preocupação com isso, pelo que a empresa entrega trimestre após trimestre.

3 curtidas

Obrigado pelas dicas, @ricardotgo. Lembro do IPO de UCAS. Uma empresa que largou muito bem na bolsa e depois sofreu um pouco com a recessão. Tinha criado aversão e não olhei, mas com seus pontos, vou analisar. Tenho tempo para decidir, esse é o principal. Quanto a energia, é justamente o que quero saber. Tenho uma lista de "sins"e “nãos”, mais baseada em quadro societário, porte e liquidez do que estrutura e eficiência operacional. Não sabia que a NEOE está nos 3 segmentos. É uma das poucas. Isso soma muitos pontos. Eu gosto muito de ALUP, mas até a maturação dos projetos, se pegarmos o resultado regulatório, acho que deixa de ser a mais barata como parece ser a primeira vista. Gostei dessa dica da NEOE, seria algo no estilo da Enel. Também está entre as 5 maiores do Brasil entre as de capital aberto na B3 e, na bolsa, isso costuma ser documento. Valeu!

2 curtidas

Desculpa digo eu, entendi errado… :rofl: Este P/L ajustado que você calculou parece muito mais plausível que o atual, a não ser que continuemos com custos de construção tão elevados. Mas como aqui é Brasil, nada é impossível.

Querendo empresa sólida e lucrativa, todas que citei fazem sentido. Mas se fosse pra escolher uma só, iria de NEOE ou ENBR. Segue o meu racional:

1 - CLSC e CPLE estão bem descontadas, mas quase tanto quanto NEOE e ENBR. Então prefiro não ficar com estatal e riscaria estas 2;
2 - Estou justamente revisitando todas as empresas de energia pra acompanhar a evolução delas e suas perspectivas, quando acabar eu posto no tópico Setorial de Energia Elétricas. Mas, pelo que lembro ENBR, NEOE, CPFE, EQTL e ENGI atuam nos 3 segmentos (tenho que confirmar ainda), mas em proporções bem diferentes e a EQTL agora atua também em saneamento. Aqui eu não riscaria nenhuma porque NEOE e ENBR parecem mais descontadas, porém as outras 3 tem algumas vantagens como maior ROE, por exemplo.
3 - TRPL, TAEE e ALUP são essencialmente transmissoras (ALUP tem um pouco de geração também) e os últimos leilões tem sido muito concorridos, pressionando as margens futuras. ALUP tem a vantagem de ter muita coisa para entrar em operação, mas está bem alavancada. Riscaria as 3 se fosse para ter uma só no setor de energia, diante da possível pressão futura nas margens das transmissoras.

Voltando para minha próxima escalação:

A minha seleção é baseada no esquema TRICAMPEÃO da Libertadores… :rofl:

Time Acoes 12-2021

• No gol Alupar pelo potencial de crescer nos momentos mais difíceis (vai crescer justamente em meio à atual grande briga no setor de transmissão).
  • Na lateral direita Sanepar para fazer o feijão com arroz, mas com qualidade.
  • Na lateral esquerda Neoenergia que deve ajudar na defesa, mas tem que ter energia para atacar o tempo todo.
  • Na defesa Fleury fazendo a cobertura; com JBS e PCAR na contenção.
  • BB como meio campista que ajuda na organização dos setores.
  • Livetech como meio campista box-to-box.
  • Irani com total liberdade de meia atacante.
  • Allied é o atacante de velocidade.
  • Log é o centroavante oportunista que aproveita todas as brechas do adversário.

Reservas:

Goleiro: Taesa; lateral direito: Copasa; lateral esquerdo: Boa Safra; zagueiros: Ferbasa, Marfrig e Hypera; meio campo: Klabin e Guararapes; meia: Intelbras; atacantes: Moura Dubeux e Even.

10 curtidas

Bela escalação! Vou analisar as empresas que você citou que atuam nos 3 segmentos (ENBR, NEOE, CPFE, EQTL e ENGI). Concordo que não dá para riscar nenhuma, mas vou fazer um investimento mais baseado em valor, então o preço deve ser um componente importante. Mas absorvi um pouco do seu entusiasmo com a NEOE. Vou analisar a empresa e em breve trago minhas impressões.

3 curtidas

Um ponto interessante sobre Alup que pode ajudar no futuro a aumentar sua RAP:

image

Leia mais em Os obstáculos da Cemig para vender a Taesa - Brazil Journal
Os obstáculos da Cemig para vender a Taesa - Brazil Journal

1 curtida

Olá colegas!

Mais um ano chegando… e convido vcs novamente a fazer o time de ações, desta vez para 2023.

@fabio_barbosa @cadu @canuto @ricardotgo @lestrade @tfreitas88 @sr_fouquet @weldson @cpin @ejcuervo

e demais colegas .

Usei o site https://chosen11.com/

Segue meu time para enfrentar o ano vindouro:

9 curtidas

image

Mas isso é fotografia de momento. Dificilmente eu vou passar 2023 sem uma posição relevante em petróleo (provavelmente prio, que vendi recentemente aos 36 e pouco).

Meu treinador é WRLD11.

8 curtidas

Segue a minha:

selecao2023

Treinador: WEG.

Espero me sair melhor em 2023…

7 curtidas

lineup

Meu treinador é o ETF VT, com um assistente com exposição em dólar (Rsrsrsrs).

Acabei acrescendo 2 FII’s no meu time.

Não tenho tantas ações assim na carteira pra completar um time completo.

Um feliz 2023 pra todos!! E bons investimentos!!!

7 curtidas

lineup

Meu treinador esse ano será AMBP3

7 curtidas

Esquema defensivo, com FIIs na defesa, e alguns ativos voltado para exportação.

lineup (3)

8 curtidas

Bora lá!

image

8 curtidas