Pessoal, estou começando o acompanhamento dessa empresa e gostaria de compartilhar com vocês algumas conclusões e também aproveitar para colocá-las em validação.
Com o resultado do 4T17, um lucro liquido reportado de R$19,9 milhões e um lucro consolidado de 66 milhões em 2017, estranhei a forte desvalorização do papel da empresa. Esse fato me motivou a dar uma olhada mais afundo nos valores reportados pela empresa.
Sei que a empresa está com um endividamento alto, porém eu estava assumindo que esse financiamento seria para expansão da empresa. Agora tenho dúvida se o valor financiado está servindo apenas para expansão ou ajudando a maquiar a contabilidade e reportar lucros recorrentes.
Realizei uma análise sobre o custo de renovação da frota, deixando de lado a questão de expansão da frota e de “lucro” sobre a venda dos automóveis. A pergunta a ser respondida é: se a empresa mantivesse o número atual da frota, qual seria a despesa recorrente?
A primeira maneira que realizei esse estudo foi confrontar o valor gasto para adquirir o automóvel e o valor que ele é vendido após a utilização:
Vamos aos números:
(a) Preço médio do carro adquirido pela empresa: R$40.972
(b) Preço médio do carro vendido pela empresa: R$37.454
CAPEX por carro médio (Fixo) (a-b): R$3.473
Frota de carro no 4T17: 57.059
Caso a frota inteira seja renovada 1,25/ano, custo: R$198 milhões ou anual: 158,4 milhões ou 40 milhões trimestralmente
Uma segunda maneira foi considerar a depreciação apresentada nos gráficos da empresa e que estavam separados por segmento de atuação (RAC e GTF):
A empresa declara que a depreciação média em 12 meses por carro é de:
GTF: R$1.800 * 18.800 carros = R$33,84milhões
RCA: R$882 * 57.059 carros = R$ 50,37 milhões
R$ 84milhões/ano ou R$21 milhões/trimestre - ainda 30% acima do declarado pela empresa.
No balanço, a empresa considera uma depreciação de aproximadamente R$16 milhões por trimestre. A depreciação é uma informação contábil feita em regime de competência, portanto ela pode ser uma previsão. Esse valor não foi subtraído do caixa, mas foi “reservado” do resultado. O problema aqui é que, no meu entendimento, deveria ter sido reservado R$40 milhões, e não 16.
Considerando essa depreciação, em alguns trimestres a empresa teve prejuízo ou fechou quase no 0x0.
Conclusão: parece que a empresa está diminuindo a despesa com depreciação para inflar os resultados final (lucro liquido).
Só para constar, a empresa gastou R$1,56bi em renovação de frota e apenas R$ 0,5 bi em expansão.