MRFG3 - Marfrig

#1

será que a empresa está no ponto de virada?
ultimos balanços vieram ruins e com aumento da divida…

https://www.ultimoinstante.com.br/ultimas-noticias/economia/empresas/atualiza-1-marfrig-ve-cenario-ainda-desafiador-reitera-compromisso-de-reduzir-alavancagem-em-201/228614/

1 Like

#2

Não vejo o menor sinal disso. Nos últimos 5 anos a empresa só reportou lucro em 1 único trimestre (e deve ter sido por algum fator não recorrente). Possui uma dívida muito elevada.

mrfg

Acho estranho a empresa “comemorar” que o prejuízo diminuiu. É igual o Brasil estar perdendo por 3x0 para a Argentina, faz um gol no final do jogo, e os jogadores comemoram pq diminuíram o placar.

4 Likes

#3

Uma boa parte deste lucro veio por conta da venda de uma de suas subsidiárias. Mas não olhei a fundo para saber o quanto.

1 Like

#4

Pensando em incluir na carteira um ativo do setor de alimentos. Usando aquela sua planilha o PSBe deu um potencial altíssimo. Talvez por não ter deduzido o valor alusivo à venda de uma das subsidiárias. Qual a sua impressão @cadu?

1 Like

#5

Deu um potencial de valorização superior a 800% rs. E no FCD deu 710%.
Mas de cara a empresa tem algumas particularidades que estão distorcendo os números p/ cima.

O patrimonio líquido é distorcidamente pequeno p/ sua receita. Isto fica evidente com os elevados p/vp e Roe. Assim como a absurda divida br/PL. Mas com este PL distorcido, muitos indicadores perdem relevância. Outro pto é que certamente teve um grande evento não recorrente que impactou positivamente o lucro no ultimo trimestre. Isto pq a empresa gerou uma receita de 10.5B, um resultado operacional de 563M, e reportou um lucro liquido de 2.2B.

Este evento que impactou o lucro no último trimestre deve ter sido na casa dos 2/3B. Isto distorceu também todos os indicadores, deixando a empresa com baixo P/L. Se não fosse este evento, provavelmente a empresa teria reportado mais um prejuízo. Até pq, dar lucro aqui é algo muito raro…

mrfg

2 Likes

#6

Tava dando uma analisada nos balanços dos últimos 5 anos… Gostei muito do que vi!

Impossível a empresa não ter prejuízo, pois ela investe entre 30-50% do Ebtida em expansão das plantas já existentes, melhorias, manutenção e expansão dos negócios através de outras marcas. Nessa última atividade em especial, eles são mestres, simplesmente os melhores do mundo em comprar barato bons negócios do ramo, são um Warren Buffet do setor alimentício!
Compraram 92% da quickfood na argentina recentemente por U$50 mi, sendo que a empresa fatura U$300 mi/ano. Compraram 52% da National Beef por R$3,3bi, sendo que a empresa fatura R$43 bi/ano, e por aí vai…
Se tornaram o 2º maior produtor de carne boina mundial, com inúmeros prêmios relacionados a gestão e boas práticas.
Uma taxa de crescimento média e constante acima de 10% a.a, nos últimos 8 anos, onde a empresa não foi nem um pouco abalada pela crise interna do impeachment, demonstrando excelência em gestão.
Margem do Ebtida estável, sem grandes oscilações nos últimos 10 anos.
WACC consideravelmente abaixo da taxa de crescimento, devido a alta alavancagem com custo de dívida de 7,6%, gerando bastante valor pra empresa e pro acionista.
Acho que uma das feridas deles está na gestão industrial. As plantas tem uma taxa de disponibilidade abaixo do 95%, o que é horrível! Pela linha Lean Six Sigma, excelência se traduz em uma taxa de disponibilidade acima de 99,98%, o que é difícil, mas algumas empresa conseguem atingir esse patamar, como a Taesa por exemplo. Mas por outro lado, não é algo que traga muito impacto nos resultados, e com certeza eles já devem estar trabalhando nisso.
A outra é uma ferida do setor, que é a exposição cambial, mas a Marfrig em especial precisa melhor sua estratégia de Hedge.
Enfim, gostei muito dessa análise e to pensando em abrir posição .

1 Like