MRS Logística (MRSA3B, MRSA5B, MRSA6B)

Fórum dedicado ao estudo da melhor - e mais desconhecida - empresa de logística da B3, a MRS Logística.

Embora 20% de tudo que é transportado no Brasil passe pelos trilhos da MRS Logística, poucos sabem que podem se tornar sócio dela na B3.

Isso faz com que esse ativo, negociado no mercado de balcão da B3 sob os tickers MRSA3B, MRSA5B e MRSA6B, seja, sem sombra de dúvida, o mais negligenciado da Bolsa brasileira.

Uma empresa qualitativamente premium, rentável, estável, geradora de caixa, em franco crescimento, com alavancagem controlada e que opera um oligopólio no setor de infraestrutura no Brasil. E com um preço ridiculamente baixo em bolsa, em razão da sua baixa liquidez.

mrs-logistica-vagas

4 curtidas

Pois é. Analisei os resultados da empresa há uns anos atrás, gostei muito. Fui tentar comprar, liquidez zero. Não há ninguém vendendo. Fui olhar hoje para ver como está, parece que está pior em termos de liquidez.

4 curtidas

Marcelo, a liquidez é baixíssima mesmo, mas, para nós, pessoas físicas, com um pouco de paciência, é possível.
Eu já acumulei 26,3k ações ao longo desses últimos anos (três classes de ações). Apenas nos últimos doze meses já comprei 8k.
De vez em quando aparece alguém vendendo com quantidade maior.
Sempre deixo minhas OC no booking, no VAC, e uma hora pega.
O que não dá é sair pagando os preços de venda ou qualquer preço, senão dobra o valor do ativo em dois pregões.
Acho que, conforme as pessoas saibam que o ativo existe, a tendência é que haja uma maior movimentação do papel, fomentando a liquidez.
Eu continuo comprado e aguardando os dividendos, na casa dos R$0,85, que devem ser anunciados em breve.

3 curtidas

Quando eu vir algum lote maior à venda, num preço próximo das ordens de compra, eu posto aqui no fórum.

3 curtidas

Mas, essencialmente, esse ativo se comporta como um private equity, companhia fechada.
Free float muito baixo:

2 curtidas

Mas acho que, para quem tem uma visão de longo prazo e tiver paciência, foi mais ou menos o que o Buffet fez com BNSF Railway Company, em 2009 - adquiriu diretamente no mercado privado e a manteve como cia fechada.
Desde a aquisição até o hoje, essa companhia gerou muito valor e contribuiu muito para a Berkshire.

2 curtidas

como funciona. Tem que entrar em contato com a corretora para comprar?

1 curtida

Não. Opera pelo Home broker, normal.

1 curtida

Na época eu tinha deixado ordens meses a fio e nunca pegou. Acho muito difícil, pra mim a liquidez aqui é zero.

3 curtidas

Eu te entendo, Marcelo. É isso mesmo.
Teve um ano aí, acho que 2022, que ela deve ter tido uns 4 negócios o ano todo. Simplesmente não apareceu vendedor.
Em compensação, no ano seguinte, alguém precisou vender a qualquer preço, e eu fui comprando, dos $38,00 até os $20,00. No ano passado e no começo deste, um vendedor da Ágora também vendeu muito, na casa dos $25,00 para baixo. Por isso, é um ativo que requer um acompanhamento para entrar, é o preço a pagar para comprar algo tão bom e descontado.
Mas reconheço que não faz sentido para a maior parte dos investidores, em razão da iliquidez. De toda forma, e talvez por operar quase que sozinho no book, consegui montar uma boa posição e continuo comprado.
Mas só vou comprar no preço que vinha comprando, $25,00 baixo.
Alguém deu uma puxada esses dias e o ativo subiu 30% em 10 dias.
Vou esperar algum vendedor que tope vender mais baixo.

2 curtidas

Em maio de 2020 tivemos um pico de volume para uma semana. Mas a oscilação foi bizarra: de $30,01 para $85,00 (no intraday) em poucos dias.

2 curtidas

Mano, eu tenho alguns lotes de MWET4 (uma small parecida com essa, de baixissima liquidez). Alias, compra uns lotes dela! kkk
O que é esse “B” no ticker?
O problema dessas empresas de baixissima liquidez é que a porta de saída é estreita, se vc precisar sair rápido algum dia não vai conseguir. E se conseguir, vai fazer preço, vai puxar a cotação p baixo.
Vc sabe se tem tag along? o controlador não dá a minima para os minoritarios, senão não deixaria um free float tão baixo. E se resolverem fechar capital a um preço vil?
Tem mais alguma no seu radar dessas small de baixa liquidez, além da MRS e da RPAD? faz um tempo eu cheguei a estudar monark BMKS3 a liquidez NÃO EXISTE, se vc comprar vai deixar as açoes de herança pq vender não consegue!

4 curtidas

Sardinha, muito obrigado pela sua participação. Você me dá a oportunidade de explicar várias coisas.
“B”, no ticket, significa mercado de BALCÃO.
Sobre a iliquidez, se você for colocar bastante $, como eu estou colocando, não vai conseguir vender fácil. Fato. Então, é um típico ativo para se investir para previdência, depois de já ter casado e ter casa quitada etc ( :joy:). Se tiver gerando valor, dividendo, não me importo de segurar os próximos 30, 40 anos, como fazem os grandes investidores.
Agora, se você é um sardinha, como diz, e quer colocar uma parcela pequena da carteira, vou te dizer uma coisa: o BTG comprou 2k de MRSA3B, no último mês, e já vendeu 1k nesta semana, sendo 900 ações apenas hoje. E ele foi trader: lucrou 15% em pouco tempo. Então, de novo, se o objetivo não for ter uma posição muito grande, acho viável comprar um pouco se surgir oportunidade.
Sobre TagAlong, não tem, mas tampouco será vendida pelos controladores, que são seus maiores clientes. A VALE e a CSN não deixariam o transporte da maior parte de sua produção em MG nas mãos de terceiros (no caso da CSN, da totalidade da produção da CMIN). A Vale controla todas as ferrovias por onde escoa sua produção.
Sobre fechar o capital, o contrato de concessão não permite. A concessionária é obrigada a manter seu capital aberto até 2056, quando terei 74 anos. Então, dane-se se eles não dão a mínima para mim; minha maior participação é na ON e tenho os mesmos direitos que eles.
Agora, a cereja no bolo: em algum momento é possível que eles façam um RE-IPO dessa empresa, ou seja, vendam parte das ações no mercado, destravando liquidez no mesmo instante (como anunciaram a DASA e o BRB). No caso da MRS, o Estatuto social limita o direito de voto no bloco de controle a 20% do capital social, independente de quanto tenham em ações. Isso significa que a VALE e a CSN podem vender o excedente de sua participação no mercado numa oferta secundária e, a depender do caderno de investimentos, aproveitem para fazer uma parte primária também. E, nesse instante, o mercado iria precificar a empresa nos mesmos múltiplos de RUMO, o que equivaleria a algo próximo de R$80,00.
Sobre a possibilidade de a MRS abrir seu capital, vide a declaração do RI da CSN no CSN DAY, a partir do minuto 1h59min,40s.
Ouçam e vejam com seus próprios olhos.

Aí, se um dia acontecer isso - disse que é algo possível, não necessariamente provável - é para ficar rico.

3 curtidas

A propósito, recentemente, no último call de resultados, a CSN reiterou que essa abertura de capital está no radar, ainda que não para o curto prazo:

“Segundo ele, a CSN tem intuito de realizar um IPO de todas as áreas em que atua, como já é feito com o setor de mineração. Não apenas o cimento, como também os segmentos de energia e logística estão no radar da empresa.”

2 curtidas

DASA, quando começaram os rumores de Re-IPO, saiu de R$ 30,00 e, guiado por um sentimento especulativo, chegou a bater os R$180,00, em pouco tempo:

3 curtidas

BANCO BRB, quando começaram os rumores de Re-IPO, saiu de R$ 4,50 e, guiado por um sentimento especulativo, chegou a bater os R$80,00, em 6 meses.

3 curtidas

Então, dentro da minha filosofia de investimento, o carrego vale a pena: comprando uma nota de R$1,00 por R$0,30 e ainda recebendo quase 4% de dividendo por ano. Num eventual movimento de Re-IPO, o negócio abre uma janela infinita de liquidez, mas num preço 3x, 4x maior. Acredito ser uma assimetria muito favorável.
O difícil, de fato, é ter paciência e agir como um sniper para ir montando posição ao longo do tempo.

5 curtidas

Aí, Sardinha! O BTG comprou 1k por $24,00, vendeu acima dos $29,00 e já reposicionou as OC para $24,50.
O cara tá fazendo trade aqui! :joy:
Se o vendedor da Agora continuar vendendo, como vem fazendo todo mês, ele vai beliscar essa OC.

3 curtidas

tá caindo 9,68% agora, tô fora…
se alguém vender 3 lotes isso aqui já cai 5%

2 curtidas

Poxa, Sardinha, subiu 30% em 10 dias.
Uma realização é natural.
O importante é que esteja havendo negócios! :joy:

Brincadeiras à parte, para quem exige o mínimo de liquidez, não é o papel mesmo.
Precisa ser visto como private equity, não como investimento em ações propriamente dito.

De toda forma, acho importante saber que existe.
Quando e se houver um Re-Ipo a R$80,00, vai ter muita liquidez, mas aí, provavelmente estarei vendendo, ao menos parcialmente, minha posição.

2 curtidas