Sardinha, muito obrigado pela sua participação. Você me dá a oportunidade de explicar várias coisas.
“B”, no ticket, significa mercado de BALCÃO.
Sobre a iliquidez, se você for colocar bastante $, como eu estou colocando, não vai conseguir vender fácil. Fato. Então, é um típico ativo para se investir para previdência, depois de já ter casado e ter casa quitada etc (
). Se tiver gerando valor, dividendo, não me importo de segurar os próximos 30, 40 anos, como fazem os grandes investidores.
Agora, se você é um sardinha, como diz, e quer colocar uma parcela pequena da carteira, vou te dizer uma coisa: o BTG comprou 2k de MRSA3B, no último mês, e já vendeu 1k nesta semana, sendo 900 ações apenas hoje. E ele foi trader: lucrou 15% em pouco tempo. Então, de novo, se o objetivo não for ter uma posição muito grande, acho viável comprar um pouco se surgir oportunidade.
Sobre TagAlong, não tem, mas tampouco será vendida pelos controladores, que são seus maiores clientes. A VALE e a CSN não deixariam o transporte da maior parte de sua produção em MG nas mãos de terceiros (no caso da CSN, da totalidade da produção da CMIN). A Vale controla todas as ferrovias por onde escoa sua produção.
Sobre fechar o capital, o contrato de concessão não permite. A concessionária é obrigada a manter seu capital aberto até 2056, quando terei 74 anos. Então, dane-se se eles não dão a mínima para mim; minha maior participação é na ON e tenho os mesmos direitos que eles.
Agora, a cereja no bolo: em algum momento é possível que eles façam um RE-IPO dessa empresa, ou seja, vendam parte das ações no mercado, destravando liquidez no mesmo instante (como anunciaram a DASA e o BRB). No caso da MRS, o Estatuto social limita o direito de voto no bloco de controle a 20% do capital social, independente de quanto tenham em ações. Isso significa que a VALE e a CSN podem vender o excedente de sua participação no mercado numa oferta secundária e, a depender do caderno de investimentos, aproveitem para fazer uma parte primária também. E, nesse instante, o mercado iria precificar a empresa nos mesmos múltiplos de RUMO, o que equivaleria a algo próximo de R$80,00.
Sobre a possibilidade de a MRS abrir seu capital, vide a declaração do RI da CSN no CSN DAY, a partir do minuto 1h59min,40s.
Ouçam e vejam com seus próprios olhos.
Aí, se um dia acontecer isso - disse que é algo possível, não necessariamente provável - é para ficar rico.