NEOE3 - Neoenergia

Nunca tive dúvidas que esta empresa é escrota. Inclusive já levantei isso aqui no forum e a maioria só rebateu.
Empresa que nao preza pelo consumidor, também não preza pelo acionista.

Empresa que não preza pelo consumidor, não preza pelo acionista.

A Neoenergia S.A. (“Neoenergia” ou “Companhia”), nos termos do disposto na Lei nº. 6.404,
de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada, e na Resolução CVM nº 44, de 23 de agosto
de 2021, comunica aos acionistas e ao mercado em geral que:
Em 05 de janeiro entrou em operação comercial a linha de transmissão de Jalapão (Lote 4 –
Leilão de Transmissão nº 02/2017, de dezembro de 2017). A linha, LT 500 kV Miracema –
Gilbués II – Barreiras II, conta com 728 km de extensão, é a maior linha em operação da
Neoenergia, passando pelos estados de Tocantins, Maranhão, Piauí e Bahia.
O Lote de Jalapão conta com uma RAP anualizada total de R$149 milhões e foi entregue com
antecipação de 15 meses e um saving de Capex 34%, ambos em relação ao estimado pela
Aneel.
Com esta entrega, a Neoenergia finaliza a entrega de todos os projetos arrematados no Leilão
de Dezembro de 2017 com antecipação média de 15,6 meses em relação ao prazo Aneel e
saving de Capex de 33% em relação ao estimado originalmente pelo Regulador.
A antecipação da entrega reforça, mais uma vez, a capacidade da Neoenergia em executar seu
plano estratégico e o seu compromisso com a taxa de retorno dos projetos.

7 curtidas

Neoenergia, COMPRA de 10.526.000 ações ON ao PM de R$ 17,57, totalizando R$ 184.906.644,83.

9 curtidas

Neoenergia tem a) risco de execução; b) dívida alta; c) controlador demonstrando não estar ligando muito pro minoritário; d) e tem o fato de que é IPO recente.

a) até agora ela tem demonstrado ser bastante eficiente. A maior prova disso é a melhoria muito rápida da CEB, que já está dando lucro.

b) é um fator pra ficar sempre de olho. Até o momento, não acho que seja algo tão “certo” assim que a geração de caixa dê conta. Eu não me preocupo porque a Neoenergia não está parada. Ela melhora constantamente as operações de distribuição (principal gerador de receita), mas também tem investido e entregado na parte de geração e transmissão. Eu tendo a crer que no futuro a distribuição vá ficando menos significativa, o que eu considero positivo.

c) a gente viu a palhaçada dos royalties. Esse tipo de sinalização afasta investidores.

d) IPO recente também sempre gera dúvidas quanto à previsibilidade da empresa, o que já afasta uma série de investidores. Além disso, supostamente alguns fundos sequer olham empresas que abriram capital recentemente na bolsa.

Tem um último fator que é o fato de que o setor de energia tem muitas empresas boas e baratas. Muita gente simplesmente prefere outras empresas por uma série de razões.

Minha opinião: Neoenergia tá tão barata que compensa todos os problemas acima.

6 curtidas

Na minha visão é bem parecida com a do @ricardotgo. Mas tem muita gente aqui que não gosta da empresa pelos problemas mencionados em relação aos controladores. O colega @heitorod, também tem um outro contra ponto em relação ao atendimento prestado e o descaso com os cliente.

Todas as informações são relevantes . E creio que é uma avaliação muito pessoal em relação ao risco retorno. Pois esse é um setor perene onde existem excelentes players . Avalie ela junto aos pares do setor e tome sua decisão .

Quanto ao PCAR3, o @sr_fouquet, fez um excelente post no tópico do ativo aqui no fórum .

PCAR3 - Pão de Açucar - #16 por aafm

No meu operacional. Adicionei PCAR3 recentemente e ainda estou montando posição . Já neoe3 é minha posição em carteira hoje .

5 curtidas

Eu ignoro completamente essa parte porque sou cliente da Neonergia na Bahia e não tenho nenhum problema com a Coelba, assim como @fabio_barbosa já afirmou não ter. Assim como a minha experiência como usuário do serviço é anedótica, o que o @heitorod trouxe também é absolutamente anedótico.

Mas principal motivo pelo qual eu ignoro essa informação é: os clientes não tem escolha nesse caso. Não é como se estivessem insatisfeitos com um serviço e pudessem trocar para outro. Não há impacto na empresa.

Deixando claro: eu não estou duvidando do que o colega heitor trouxe. E tampouco menosprezo a relevância disso na tomada de decisão por parte dele. Apenas deixo o registro que essa informação não tem qualquer peso para a minha tomada de decisão com relação a investir ou não em Neoenergia.
Mas só para trazer um contraponto e mostrar que mesmo no caso da Neoenergia Pernambuco, a ideia de que o serviço é ruim não é consenso:

image

Essa é a avaliação no Reclame Aqui.
https://www.reclameaqui.com.br/empresa/celpe/

8 curtidas

Claro que há. A Celpe vem sofrendo muitos processos jurídicos. E isso impacta os lucros. Existe uma coisa chamada “direitos do consumidor”. E é como diz o ditado: pra ter direito, tem que andar direito. Não acredito em empresas que andam muito fora da linha. Mas isso é muito pessoal meu (investidor de longo prazo). Eu procuro investir em empresas sustentáveis. Não somente no sentido ambientalista. Mas no sentido de se sustentar a longo prazo.

1 curtida

E com tantas opções no mesmo setor de empresas bem consolidadas, com histórico exemplar e ainda em crescimento (e.g., taee, trpl, aesb), eu prefiro alocar meus investimentos nelas.

1 curtida

Reitero absolutamente tudo que eu falei nos meus posts anteriores.
Edit: aproveitar pra deixar esse podcast do Nigri aqui.

3 curtidas

Excelente ponto!

Eu venho revendo os Formulários de Referência de todas as empresas que acompanho e exclui há alguns meses 2 da minha carteira justamente pelo alto volume de processos judiciais não provisionados, além de diminuir muito o interesse em outra que estava acompanhando.

Quanto à Neoenergia, eu achei normal o volume total, que era cerca do lucro anual atual. A título de exemplo, a EDP Brasil tinha um volume de cerca de 2x o lucro anual atual. Não tenho conhecimento para opinar sobre os processos, mas não creio que considerar o volume total não provisionado (afinal o provisionado já está no balanço) seja muito efetivo e, por isto, me sentiria tranquilo investindo tanto na NEOE3 quanto na ENBR3.

Das outras do setor que verifiquei: para EGIE3, ENEV3, TAEE11 e ALUP11 achei os valores irrelevantes; para TRPL4 achei aceitável 2,5x; e ficaria bem preocupado com MEGA3, CESP6 e AESB3.

Vou rever tudo com calma quando saírem os novos FRs com o ano de 2021 fechado…

10 curtidas

Não tenho a menor preocupação quanto aos processos de consumidores contra a Neoenergia.

E eu nem perderia meu tempo verificando geradoras e transmissoras, elas não lidam diretamente com o consumidor final.

O volume de processos e os impactos financeiros deles para a saúde financeira da Neo é muito pouco relevante. A maioria deles vai ser “minha TV queimou após a luz cair, quero uma nova”.

As empresas que lidam diretamente com cosumidor tem uma estrutura jurídica e de capital pronta para isso. Pode ficar tranquilo.

Obs: estou falando especificamente de processos movidos por consumidores, que foi o ponto levantado.

Existem empresas que lidam com processos cujo resultado pode ser catastrófico para a companhia. Até onde eu sei, não é o caso da Neo, mas certamente não deriva de uma relação de consumo.

2 curtidas

Ótima contribuição, Fábio… A propósito, quais as outras três empresas em que identificou um potencial passivo judicial não provisionado em volume tão alto?! (Vai que tenho alguma na carteira e terei que acompanhar mais de perto. :+1:t3:)

1 curtida

Exato @ricardotgo! Eu estou me apegando apenas aos que podem afetar a operação.

A Eternit é bem conhecida de todos. Não acredito que vá perder, mas e se…

Como estou 100% em ações, preferi ficar de fora da ETER3 mesmo vendo enorme potencial na empresa.

Gosto muito também da PFRM3 e VVEO3 (são até parecidas, pode ser que isto seja do setor). Pelo mesmo motivo decidi sair da Profarma e não entrar na Viveo.

Da Hypera eu sai alguns dias antes dela anunciar uma perda não provisionada de meio bilhão de reais! Pura “sorte” (entre aspas porque a empresa que entrei caiu mais). Este caso é ainda mais complicado porque os valores não estão especificados e eu questionei o RI algumas vezes sem ter nenhuma resposta. Pode ser que o valor seja bem inferior…

2 curtidas

1.1 Bi de lucro recorrente no trimestre.

Bah, continua sendo uma compra muito fácil.

4 curtidas

Lucro líquido trimestral acima de 1 bi, ajustado por efeito não recorrente.Lucro caixa subindo e compensando o aumento da despesa financeira em razão do aumento da SELIC e operação de novos projetos .

Relóginho :stopwatch:

3 curtidas

Neoenergia (NEOE3) busca novos projetos

Os recém-conquistados projetos em leilão foram foco na apresentação da Neoernegia (NEOE3) para analistas de mercado nesta sexta (18), pela manhã.

Mario Ruiz-Tagle, CEO da empresa, não deixou de comemorar as duas conquistas em leilões promovidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), realizados em dezembro do ano passado. Segundo ele, os novos empreendimentos trarão sustentabilidade à companhia a longo prazo.

A aquisição do lote 1 no certame de transmissão, de desenvolvimento de uma subestação de 500 kV em Minas Gerais, é uma dessas conquistas. O capex é de R$ 660,9 milhões.

A outra conquista foi no leilão de reserva de energia com a Termopernambuco, onde foi vendida toda a capacidade disponível da usina, de 498 MW, com início de fornecimento em 2026, assegurando a receita fixa de potência de R$ 207 milhões por ano.

Também foi destacado pelo executivo o inicio da operação comercial em julho passado do Parque Eólico de Chafariz (PB), agregando 471 MW na geração de energia instalada da Neoenergia.

Nova distribuidora de energia antecipou patamar regulatório

A apresentação para analistas também foi marcada pela explanação do andamento do projeto da Neoenergia Brasília. A empresa venceu o leilão de concessão da CEB Distribuição em dezembro de 2020, e passou a operar a distribuidora em março. Foi pago R$ 2,5 bilhões pela concessão.

A empresa informou ter feito um investimento inicial de R$ 190 milhões no Distrito Federal, com redução das perdas e aumento da arrecadação, além de eficiências na operação. Segundo a Neonergia, a sua distribuidora de Brasília – que tem cerca de 1,1 milhão de clientes – antecipou o patamar regulatório de 2024 para 2023, relação à redução de perdas. Há um programa de demissão voluntária na concessionária em andamento.

Empresa confirma a entrega em 2022 de dois projetos de geração

O Complexo Eólico Oitis, no Piauí e Bahia, com 12 parques e capacidade de 566,5 MW, está em início de montagem dos aerogeradores, sendo que 60% da linha de transmissão está concluída. O início da operação está previsto para o 1º semestre de 2022.

Já o Parque Solar Fotovoltaico Luzia, na Paraíba, com dois parques e capacidade de 149 MW, está agora avançando na construção da linha de transmissão e subestações. O inicio da operação está previsto para o 2º semestre de 2022.

Neoenergia quer vender sua participação em Belo Monte

A empresa ressaltou que no 4T21, foi registrado -R$ 482 milhões no lucro líquido referente ao ajuste de valor da UHE Belo Monte. A administração decidiu avançar nas análises e providências com vistas a determinar as condições para a venda da sua participação acionária.

“Esse desinvestimento está alinhado com a estratégia da companhia, tendo em vista que se trata de uma participação minoritária (10%). Dessa forma, o saldo do investimento em Belo Monte foi transferido da rubrica ‘investimentos’ para ‘ativos não circulantes mantidos para venda’”.

Analistas de mercado avaliam que a venda estaria relacionada a riscos de governança e retorno baixo.

3 curtidas

FATO RELEVANTE
A Neoenergia S.A. (“Neoenergia”) e a Companhia Energética de Pernambuco – CELPE
(“Neoenergia Pernambuco”), em atendimento ao disposto no §4º do art. 157 da Lei nº
6.404/76, na Instrução CVM nº 361/02 e na Resolução CVM n° 44/21, vêm comunicar aos
seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, o Conselho de Administração da
Neoenergia aprovou o lançamento de oferta pública de aquisição de ações ordinárias
(“ON”) e de ações preferenciais Classe “A” (“PNA”) e Classe “B” (“PNB”), para conversão
de registro de emissor Categoria A para Categoria B da Neoenergia Pernambuco (“OPA de
Conversão de Registro” ou “OPA”).
A OPA de Conversão de Registro (a) será destinada à aquisição de até a totalidade das
ações em circulação de emissão da Neoenergia Pernambuco, que, nesta data,
correspondem a 7.795.191 ações, sendo 280.143 ONs, 7.102.982 PNAs e 342.066 PNBs,
representativas de, aproximadamente, 10,35% do total de ações de emissão da
Neoenergia Pernambuco (“Ações Objeto da OPA”), e (b) será lançada ao preço de R$42,02
(quarenta e dois reais e dois centavos) por ON; R$42,02 (quarenta e dois reais e dois
centavos) por PNA e R$46,22 (quarenta e seis reais e vinte e dois centavos) por PNB, a
ser pago em moeda corrente nacional aos acionistas que aderirem à OPA de Conversão de
Registro, nos 3 (três) casos deduzido e ajustado (a) pelo valor de dividendos, juros sobre
capital próprio e outros proventos eventualmente declarados pela Neoenergia Pernambuco
até a data do leilão da OPA e (b) por eventuais alterações no capital social da Neoenergia
Pernambuco, como bonificações em ações, grupamentos ou desdobramentos de ações,
realizadas até a data do leilão da OPA (“Preço por Ação”). Os outros termos e condições
da OPA, incluindo os demais relativos ao Preço por Ação, estarão descritos no edital da
OPA.
A Neoenergia manifesta desde já sua intenção de não prosseguir com a OPA de Conversão
de Registro caso (a) ela seja aceita por titulares de menos de 2/3 (dois terços) das Ações
Objeto da OPA; e/ou (b) não seja obtida a aprovação para a conversão de registro da
Companhia por titulares de, no mínimo, 2/3 (dois terços) das Ações Objeto da OPA
habilitadas para o leilão da OPA.
O lançamento da OPA e sua eficácia estão sujeitos ao registro perante a CVM e a B3 S.A.
– Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”), sendo que o pedido de registro e a minuta inicial do Edital
da OPA de Conversão de Registro serão apresentados às referidas instituições em até 30
(trinta) dias.
A Neoenergia contratou a Ernst & Young Assessoria Empresarial Ltda. para a elaboração
do laudo de avaliação da Neoenergia Pernambuco, que foi disponibilizado nos websites da
CVM e da B3, bem como nas sedes e nas páginas de relações com investidores da
Neoenergia e da Neoenergia Pernambuco, para efeito do §1º do art. 4º-A da Lei nº
6.404/76, passando o prazo nele descrito a fluir a partir da data deste fato relevante.
As Companhias manterão seus acionistas e o mercado em geral informados de quaisquer
informações referentes à OPA, nos termos da legislação e regulamentação aplicáveis.

Este fato relevante é de caráter exclusivamente informativo e não constitui uma oferta
pública de aquisição de valores mobiliários.
Rio de Janeiro, 20 de abril de 2022
NEOENERGIA S.A. COMPANHIA

2 curtidas

Alguém poderia decifrar esse fato?

2 curtidas

Vai fechar capital da CELPE.

Deveria fechar capital de todas essas distribuidoras da Neoe na bolsa. A CELPE tem um float ridículo. Já passou da hora de fechar mesmo.

5 curtidas