NEOE3 - Neoenergia

Concordo com cada palavra, inclusive com as ações citadas.

Há alguns meses que eu falo aqui que NEOE3 é a compra mais fácil da bolsa. Inclusive virou minha maior posição. E mesmo sendo a maior posição, eu dobraria o tamanho dela facilmente. Só me falta dinheiro mesmo. Hehehe

9 curtidas

Muito bom, tenho uma participação significativa em carteira tb.

1 curtida

Uma coisa que fico me perguntando: qual elétrica não está atrativa? (Da vontade de comprar quase todas…)

7 curtidas

Ainda prefiro CPLE3, acrescentaria nessa sua lista.

Mas realmente NEOE3 está vindo mto forte, trimestre a trimestre.

2 curtidas

Concordo que a CPLE3 também poderia estar na lista, mas ai eu citaria 2 estatais do Paraná…

Tem também que tirar os não recorrentes da Copel. Além disto, só para exemplificar: nas minhas contas o P/L da NEOE3 estaria hoje em 5,80 e o da CPLE3 4,90 (sem os não recorrentes). Assim, na minha opinião a CPLE3 teria um desconto normal sobre a NEOE3 e, por isto, preferiria a NEOE3. OBS: Claro que não dá para analisar só pelo P/L…

@salles, concordo que quase todas as elétricas estão atrativas, mas a diferença, por exemplo, de ENGI11, CPFE3 e EQTL3 para NEOE3 está muito grande; só a ENBR3 que tá mais parelha por causa deste último movimento dela de querer investir em energia solar, parar de investir em transmissão e desinvestir em hidrelétricas e térmicas.

6 curtidas

Inacreditável subir apenas 1%
O que o mercado queria? Lucro de 10B kk

1 curtida

Tinha banco esperando queda hoje devido ao Ebitda vir abaixo do esperado. Enfim…

1 curtida

+60% de ebitda ajustado é realmente muito pouco mesmo. :rofl:

1 curtida

Pensando dessa maneira vocês nunca vão entender os movimentos de mercado

Se o EBITDA esperado era maior, e estava precificado, poderia até ter triplicado em relação ao passado, mas a ação teoricamente tenderia a cair

Claro que, como os movimentos de preço são caóticos, e a precificação envolve hipóteses que podem ser diferentes entre os vários agentes do mercado, nada disso é totalmente previsível. Mas esse raciocínio de “o lucro subiu, por que a ação está caindo” ou “lucro recorde, por que não disparou no dia seguinte” é um dos equívocos mais comuns que vejo

6 curtidas

A questão é que:

  1. o EBITIDA não estava bem precificado (e continua não estando);

  2. eu não preciso ter as mesmas expectativas do Mercado.

Se fosse pra concordar com o Mercado eu compraria BOVA11. Toda vez que eu ganhei dinheiro na bolsa foi discordando temporariamente do consenso e das expectativas.

3 curtidas

Mercado é falho, so ver a cotação da neoenergia pré pandemia, e agora pos pandemia com melhores resultados. Nada explica esse gap aí não.

1 curtida

A questão não é quem está certo ou errado, é que esse tipo de comentário é meio inocente. Uma distorção pode levar anos para ser corrigida, e isso só vai ocorrer quando o mesmo mercado, que claramente tem outra expectativa segundo um dos comentários, mudar de ideia. Em uma tese contrarian pode haver custo de oportunidade relevante, maior risco, etc. Tem que entender qual a tese bearish também, não ficar reclamando ou zoando “o mercado”, quando no fundo parece mais frustração pela cotação não andar do que qualquer coisa

Ser contrário ao mercado não te impede de entender que se o EBITDA veio abaixo de uma média representativa de expectativas (o que é sempre difícil de afirmar, óbvio), não tem porque a ação subir. É dar murro em faca

6 curtidas

Eu entendo o ponto de vista, mas creio que estamos em um fórum de internet em que cada um compartilha suas impressões da maneira que entender adequada. Não acho que é a intenção de ninguém educar o Mercado sobre o ativo.

1 curtida

O mercado precifica o futuro não o presente, mas ele erra muito por que sempre exagera, e tem que ajustar o valor, ai estão as oportunidades, aproveita quem tem sangue frio, paciência e não deixa o emocional dominar só o racional.

Caso recente o covid, nada havia acontecido, mas o mercado achou que muito aconteceria, precificando o futuro e logo teve que ajustar os valores, aproveitou quem teve sangue frio, nem precisou de muita paciência dessa vez.

2 curtidas

Exato!

Eu entendo e concordo com o que @resonance falou, mas não tô zuando o Mercado não, até mesmo porque a essência dele é justamente esta. A “opinião” do Mercado é formada pela opinião de vários agentes e é impossível estes agentes acompanharem o desenvolvimento de tantas empresas e, na minha opinião, é ai que surgem as distorções.

Nestes vídeos abaixo, o canal Visão do Estrategista faz uma relação dos resultados da ENBR3 e CPLE6 versus a evolução das cotações de cada uma em comparação à NEOE3:

Olhando as cotações, não existe um descasamento entre Enbr3 e Neoe3

3 curtidas

@fortaleza

Acho que está faltando algo no seu gráfico… :blush:

No vídeo ele cita antes da pandemia… A NEOE3 negociava em torno dos 25-26 nesta época e a ENBR3 em torno de 20-21, hoje estão ambas em torno de 18…

Pra terminar ele mostra que a evolução dos resultados não justifica esta diferença. Mas o Mercado deve levar mais em consideração as expectativas futuras que é mais subjetivo, por isto não podemos ser tão objetivos.

4 curtidas

Pois é, mas se vc vê no pré pandemia, a Neoe3 descolou da Enbr3. O gráfico que postei, acredito ser desde o IPO da Neoe3.

Eu tenho as 2, minha posição maior era em Enbr3, mas após o resultado da Neoe3, comprei mais Neoe3, e a posição está praticamente igual.

Tenho um valor um pouco maior em Eqtl3

2 curtidas

Acho que os dois grandes pontos que geram alguma desconfiança no mercado quanto a NEOE3 são:

  1. Dívida. É uma dívida considerável, mas o custo dela é baixo e de longo prazo. Acho bastante tranquila.

  2. Retorno dos novos investimentos. O mercado entendeu que a compra da CEB foi cara na época e a RAP das transmissoras que a NEOE ganhou recentemente tem retorno percentual médio inferior ao padrão de antigamente.

2.1) CEB - eu não acho que a compra foi cara. Eu não lembro mais de cabeça, mas creio que a NEOE pagou um valor “justo” considerando o grau de eficiência da empresa na época. Se você imaginar que a NEOE provavelmente vai melhorar a eficiência da CEB, o valor de aquisição passa a ser bem mais interessante. É o que eu "aposto.

2.2) Retorno das receitas de transmissão - realmente o retorno das aquisições da NEOE é menor do que as mais antigas da Taesa. Isso é bem óbvio e não há contestação. Acontece que isso é o novo normal, meus amigos. A época de 15% de retorno garantido + IPCA acabou. A concorrência chegou e a prova disso é que ninguém tá ganhando mais concessões tão generosas.

Considero a NEOE3 completinha. Bem posicionada em vários sub setores e cresce bastante. Fico bastante confortável em pagar 5~5,5x ebtida e ou p/l nela. Acho realmente muito barata.

Outras empresas do setor de energia também estão muito baratas, mas nenhuma é “completa” como a NEOE3 pra mim. Também não acho que ter ENBR, ENGIE, EQTL etc é errado. Pelo contrário. Todas ótimas compras.

3 curtidas

Saiu resultado.

https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/2aec7c3f-0df1-4df1-967a-66ab1030fc14/e4700536-361a-7a5c-d175-547fc3ecdeef?origin=1

4 curtidas