O problema a meu ver nem é o FED subir os juros. É que outros países não acompanham e isso torna a moeda americana muito atrativa. A Suíça segue com juros negativos. Europa tenta acompanhar mas mais para evitar uma disparidade muito grande do que para resolver um problema econômico, na verdade, ainda estão tentando injetar dinheiro para recuperar a economia… A inflação no Japão segue zero… eu sigo acompanhado porque ando sem caixa, mas boas alternativas a meu ver são China, Coreia e Japão, esse último talvez menos, mais pensando em ganhar com os favores da depreciação cambial, e a longo prazo, Europa. Para mim é o que faz sentido, EUA deve entrar em recessão e seguir caro porque o dólar está caro. Talvez alguma oportunidade pontual.
Quem está gostando é China, India e Turquia que devem estar comprando petróleo russo bem mais barato.
Estados Unidos acho que se garante com produção interna, mas a Europa está com um grande problema e ainda acho que vão acabar cedendo.
Minha dúvida é como fica a Petrobrás nessa história, grande fornecedora da China, vai perder para o petróleo russo? Vai conseguir outro mercado? Talvez a própria Europa?
Por exemplo, China e Índia podem resolver fazer estoque com o petróleo russo sem necessariamente parar de importar de outros locais, e ao mesmo tempo não conseguir comprar a quantidade que os russos gostariam por limitações logísticas, todo mundo sai insatisfeito. Petróleo já passa longe de ser um livre mercado, e as sanções criam ainda mais ineficiências até os agentes se reorganizarem