Notícias Sobre o Mercado

O nome do Mercadante é visto com muita preocupação pelo mercado. A indicação do economista também deve desobedecer a lei das estatais, que estabelece uma quarentena de 36 meses para quem participou de campanhas políticas.

Seguir as leis para quê né?

4 curtidas

Eu estou comprando CDI desde o meio do ano. Vem mais inflação por aí como resultado da implosão da resposabilidade fiscal e da injeção de recursos na economia via beneficios sociais e (aposta minha) crédito facilitado para pf via bancos públicos e empresas via BNDS (vide Mercadante).

Assim, a menos que revoguem a independência do BACEN, a SELIC sobe, e junto com ela o CDI.

É meu cenário base. Tosco, mas, espero, correto.

1 curtida

Pior q estou me coçando pra aportar, mas tenho muito já de ipca+6 e a bolsa tão descontado , aí acabo indo pra bolsa

2 curtidas

Seis sabem que titulo do tesouro, pode parar de ser negociado, caso o governa queira, e vocês só conseguirem botar a mão no dinheiro com sorte no vencimento né?

2 curtidas

Se isso acontecesse todo os investidores grandes começariam a tirar o dinheiro pela falta de confiança, pois sinalizaria um grande passo rumo ao calote da dívida. Seria o começo de uma crise no Brasil que faria a de 2008 parecer coisa de banco imobiliário.

Mas isso seria o menor dos problemas , não ? Pra isso acontecer o país teria que quebrar literalmente … aí certeza teríamos tb confisco da poupança entre outros bens , disso eu não duvido. Enfim, creio que nossas ações não passariam ilesas do governo

Ahhh o governo já rapelou tudo que é poupança e renda fixa, devolveu quando quis e até menos, e nem por isso os investidores grandes tiraram o dinheiro do pais. Sem contar que isso não é calote, calote se vence-se e ele não paga-se, que não seria o caso, seria somente ele exercendo uma clausula contratual que quem comprar titulo aceita.

2 curtidas

Não necessariamente, é isso que esta escrito quando você comprar um titulo do tesouro, o governo não precisa nem de justificativa para isso, onde você compra e vende depende de um mercado secundário, não é para o governo e não tem nada haver com dar calote, é só fazer o que esta no contrato. Para o governo meter a mão nas ações, teria que socializar o pais como cuba, e tomar as empresas, ai tanto faz onde está o seu dinheiro.

3 curtidas

O que é mais frequente é deixarem de emitir algum título por falta de demanda. Mas interferir na negociação exigiria uma espécie de tutela sobre o mercado secundário. Interferir diretamente na intermediação.

Isso não faz sentido pro governo. A dívida do governo não é marcada a mercado, então eliminar um título só faz sentido se você cancelar aquela emissão. Como os principais compradores e detentores (diretos ou indiretos) são os bancos. Você estaria forçando esses agentes a cobrir o prejuízo causado.

Dependendo do montante, estamos falando em levar o Sistema Financeiro à falência. Como somos um país emergente e a velocidade da moeda em geral é alta. O efeito multiplicativo pode ser de 5,7,10x.

Houve algo alguma coisa parecido na Rússia, quando a Inglaterra travou as reservas em ouro e a Suíça bloqueou o acesso às contas internacionais. O Banco Central da Rússia contava com estes ativos para suas negociações no exterior. Os americanos esperavam uma superinflação. Não aconteceu porque a Russia já havia firmado um tratado de negociação direto através da China, mantinha a balança comercial estritamente positiva e isso puxou o preço do óleo/gás, que são o lastro do rublo.

Ainda assim houve inflação e ainda é alta. Forcaram a UE a negociar gás em rublos e conseguiram bons compradores em India e Rússia. Mas os americanos não estavam errados, apenas não contaram que a Rússia conseguiria resistir a todas as sanções. Mas com certeza foi uma obra de arte das finanças, qualquer outro país teria desmoronado.

9 curtidas

É só não haver mais compradores no o mercado secundário, por falta de interesse ou por se tornarem titulos podres, fazendo o valor de venda ser inviável ou intervenção do governo para finalizar a marcação a mercado, obrigando a todos a particiar dos leiloes de recompra só dele. Já vi isso acontecer? Não. A probabilidade é grande disso acontecer? Não. Existem outras probabilidades que não podemos imaginar? Sim. Mas tudo pode, para o governo e pensar em todas as variáveis é impossível. Por isso só alertei para que todos saibam que o gorverno não é obrigado.a recomprar antecipadamente o título, esta na contrato de compra do titulo.

2 curtidas

Vou copiar a enquete do Bruce Barbosa no Twitter pra ver como pensa o fórum.

• 2023 - Bolsa sobe forte
  • 2023 - Bolsa anda de lado
  • 2023 - Bolsa cai um pouco
  • 2023 - Tragédia e crise

0 votantes

5 curtidas

E a novela continua, se intesificando a venda dos fundos, não tem jeito, o povo põe dinheiro em rv e não guenta as nUticiA. Ta no fundo vende, vende, vende, topo, compra, compra, compra. Tô até espantando com o individual, parece que a maioria esta aprendendo a acumular patrimonio na baixa.

12 curtidas

Agro é pop!

Ipea prevê alta do PIB Agropecuário de 11,6% em 2023

6 curtidas

Quando começa ser pop, é por que ja ta acabando a festa rs.

5 curtidas

Deu bem diferente do resultado da enquete do Bruce.

5 curtidas

Quem vocês acham que é mais inteligente, o pessoal que aplica através dos fundos, que esta vendendo loucamente, ou todo resto? rs.

7 curtidas

https://twitter.com/RafaelPaschoare/status/1603871879671996417

3 curtidas

O pessoal dos fundos estão em panico total.

5 curtidas

2 curtidas

Então já sabemos o que vai acontecer kkkk

3 curtidas