Notícias Sobre o Mercado

Entendi seus pontos, mas ressalto que o IBGE está usando os mesmos parâmetros nesta série histórica desde 2012:

“…
Os parâmetros do IBGE têm como referência às linhas de pobreza adotadas pelo Banco Mundial. O Banco Mundial adota como linha de pobreza os rendimentos equivalentes a R$ 486 mensais per capita. Já a linha de extrema pobreza é equivalente a R$ 168 mensais per capita.
…”

Com base nestes parâmetros, o resultado foi este e, na minha opinião, é um bom retrato da situação atual.

Agora sobre endividamento:

Meu objetivo é tentar entender a realidade atual, sem me preocupar com viés ideológico, para tomar as melhores decisões possíveis.

Minha preocupação é entender se algumas empresas que acompanho estão com piora operacional por problemas recentes na gestão ou se é algo conjuntural da situação atual. Entendo que isto é muito difícil de identificar, mas, sendo feito acertadamente, pode ser um grande diferencial para a tomada de decisão.

7 curtidas

Oi, @fabio_barbosa,

Sim, não pretendo misturar política na nossa conversa. Quis alertá-lo apenas pois não sou muito fã do IBGE como um todo. As contas nacionais parecem estar bem reportadas, mas em geral cada setor apresenta um viés ideológico próprio e pouco comparável de modo geral. Ou pior, muito pouco fidedigno com a realidade.

O exemplo clássico para mim é o trabalho, 98% dos países adotam 16 anos como idade inicial, o IBGE adota 15. Talvez seja culpa da lei, mas o fato é que não divulgam relatórios em bases comparáveis. Durante a pandemia, igualmente, quase não se viu desemprego segundo eles. Questão metodológica. Agora temos retomada do emprego e os indices caem mais devagar do que deveriam, porque de repente milhões entram na força de trabalho.

No tempo de escola tive um professor que trabalhou no IBGE, sei que é muito anedótico para tirar qualquer conclusão. Mas é um pouco ilustrativo lembrar quando ele contava do trabalho dele. O estatístico em média não faz estatística, faz estatística sobre estatística. Quando colocam questões mais subjetivas ou se utilizam de indicadores pouco consensuais, torço bastante o nariz.

5 curtidas
1 curtida
3 curtidas

agora falta só tributar fiis e dividendos

3 curtidas

Haddad pra fazenda , um cara q não conseguiu se reeleger na prefeitura de sp e que já declarou que não entende nada de economia e DINO como ministro de justiça , ex governador do estado mais violento do país e q os níveis de violência cresceram exponencialmente durante seu governo …. Qnto tecnicidade e coerência

9 curtidas

Concordo, só vamos continuar a discussão lá no post de politica para não poluir aqui, vlw.

5 curtidas

Gringaiada enchendo o carrinho, véiarada dos fundos, vendendo loucamente, seguindo a noticia que se você tem duas ações, o lula vai tomar uma e dar para quem não tem.

7 curtidas

Pré-Abertura 26,90 -2,22 -7,62% 07:35:30

A coisa vai feia hoje.

6 curtidas

Rapaz, se isso chegar aqui até a abertura, vai ser top, vai dar para comprar muita coisa.

1 curtida

Quem sera que esta certo? Dolar caindo aqui e futuro ibov subindo, la continua os 7,45% dr queda.

Pelo que vi aqui, parece q hoje o ewz e ex-dividendos… por isso a queda tão grande…

7 curtidas

:person_facepalming::+1:

1 curtida
4 curtidas

"Don’t worry about a thing
'Cause every little thing
Gonna be all right

Saying, don’t worry about a thing
'Cause every little thing
Gonna be all right"

Autor Bob Marley

3 curtidas

Agora vai!
Tá cada vez melhor.
(ironic mode on)

15 curtidas
5 curtidas

Já podemos começar o bolão sobre quem serão os primeiros ministros a irem presos em operações da PF ou ainda é cedo?

5 curtidas

Voltamos à época de financiamento eleitoral via BNDES. Marcelo Odebretch e Valter Faria certamente estão muito felizes. Retrocesso total.

9 curtidas

Inversão na curva de juros: IPCA de curto prazo maior que longo prazo.
Parece uma oportunidade, mas considerando os incompetentes que estarão no poder ano que vem a tendência é as taxas aumentarem mais.
Pode ser uma armadilha.
Mas acima de IPCA+6,5% eu aporto rsrs

2 curtidas