Notícias Sobre o Mercado

4 curtidas

:eyes:

3 curtidas

Carta de Warren Buffett: https://www.berkshirehathaway.com/letters/2022ltr.pdf
image

1 curtida

Reunião do Copom dia 22, ela pode mudar o rumo.

2 curtidas

Ta pior do que aqui, mais de 3 vezes a meta, agente não vai mudar a meta. Despara logo esse juros, ja passou da hora do dolar não ser moeda de referência.

3 curtidas

Só perola, top, depois o povo fala em 100% EUA, além do risco regulatório muito mais alto que aqui.
Bora imprimir dinheiro, EUA é diferente potencial mundial, quanta asneira de paga pau de gringo com baixa autoestima.

2 curtidas

Calma, tá putinho pela alta dos juros e queda dos ativos é? Faz parte, acumule que daqui a um tempo você estará rindo a toa.

Nada só um tapa na cara do povo 100% EUA pra ver se acordam, fico triste de ver um povo tão sem auto estima, estando no pais mais rico do mundo, minha carteira e velhinha, nada remunera mais que o tempo.

1 curtida

Powell diz que as taxas provavelmente terão alta maior do que o previsto.
O caldo ainda vai azedar mais um pouco.

4 curtidas

:eyes:

3 curtidas

Mas qual driver temos para destravar as ações desta vez?

parece que estão todos (institucionais, estrangeiros) esperando um arcabouço fiscal. governo querendo reduzir juros a força como na turquia não dá certo… tiro sai pela culatra.
Juros longos vão reduzir quando tiver uma ancora fiscal que sinalize que não vai ter um estouro da divida publica.
Dos emergentes o brazil é um dos mais viaveis: china tem problemas de retençao de dinheiro do investidor estrangeiro (Mobius relatou isso), russia sem comentarios, india bem mais cara que a bolsa do brasil. Mas estamos perdendo a janela de oportunidade

6 curtidas

A Turquia sofre com a guerra na Ucrania e commodities, e é um pais fraco economicamente, se comparado aos seus pares europeus que também estão sofrendo com a mesma guerra, o arcabouço fiscal é para o rombo atual, ele sendo aprovado não quer dizer que não pode ser gerado novos rombos.
A inflação é gerada de duas formas aumentando a procura sem aumentar a oferta, ou por fatores externos que aumento o preço de insumos, do jeito que vamos a oferta vai ficar cada vez mais restrita, devido a falta de acesso ao credito pelas empresas, gerando assim mais inflação, deve haver um redução na taxa de juros, mas ao ponto de dar acesso as empresas ao credito, e não uma redução que chegue até o consumidor final com facilidade, gerando assim mais procura, nós temos a maior taxa real de juros do mundo, tem noção disso? como é distorcido nossa taxa atual em relação a nossa inflação? na minha humilde opinião limitada, a taxa de juros nossa deveria estar próximo de 7%, nem 13,75% atual e nem 2% coisa de louco que já foi.
Sem contar os dólares que estão escoando do pais por empresas que preferem tomar empréstimos fora daqui, por ter uma melhor taxa real, fazendo com que o dólar não consiga ceder.

3 curtidas

Meio off

4 curtidas

Eu só discordo quando diz que a inflação é gerada quando a demanda é maior do que a oferta. Eu faria antes de tudo a distinção: “inflação de preço”. Porque a inflação mesmo se dá quando a oferta é maior do que a demanda, mas neste caso em referência aos meios de pagamento, à moeda. O BC aumenta os juros para limitar o crescimento do crédito. É uma ferramenta grosseira que impacta a produção, de fato, mas é altamente eficaz em controlar a moeda e o efeito cascata no sistema financeiro, portanto limita a oferta de moeda e reduz a inflação de preço. Mas os preços não dependem apenas disso, é claro, concordo com você. Mas nossas avaliações de risco na maior parte vão depender. Um título brasileiro de 10 anos é negociado com spread em torno de 3-3,5% em relação a um título americano. Os juros de 10 anos com certeza subiram muito no mundo todo, mas nada tão agressivo como os de curto prazo. Então existe uma relação histórica aí que se mantém estável. Para isso, os juros em moeda local, para o mesmo período, estão girando na casa dos 13%. Isso o BC pode influenciar, mas é determinado pelo mercado. O mercado está sinalizando que juros de 6,5% em dólar equivalem a 13% em reais. Se o BC baixasse os juros de curto prazo hoje, pergunto, os juros de longo prazo: cairiam, ficariam iguais ou subiriam? A resposta mais precisa é: subiriam e em proporção desigual, pois seriam descontados ao longo de toda curva de juros. Cada 0,50 que você deixar de obter hoje, seria cobrado como 1,00 lá na frente. Juros de 7% podem significar 7% para 1 ano mas 20% em 10 anos. O BNDES por exemplo, ou qualquer fonte de financiamentos, vai emprestar com base nos 20%. Para que serve os 7%? Para os bancos emprestarem entre si, capital de giro, nada que sustente a longo prazo.

2 curtidas

Discordo, somente de existir a possibilidade de queda na selic já ouve uma queda de 1% na taxa de juros futura 2027. E os juros futuros tem uma parte da sua influencia pela selic, mas existem milhares de fatores, se fosse tão simples assim não estariamos aqui e sim e Mônaco bilhardarios especulando juros futuro.

Será que problema nos EUA pode provocar uma dúvida e cautela em relação às fintechs financeiras e bancos digitais, levando a uma corrida de transferência de dinheiro para os bancões buscando segurança? Aqui no Brasil… ITUB, BBDC, BBAS, SANB, Caixa…

2 curtidas

Imprimir dinheiro em troca de titulos de tesouro, esse dinheiro é gasto com obras, roubo, ou pagar as dividas de outros investimentos, que aumentam a demanda artifialmente, com a baixa oferta gera inflação, pode haver muitiplas causas, mas o motivo final sempre é o mesmo.

Além é claro que imprimir dinheiro impacta diretamente a cotação da moeda com mais dinheiro em circulação, que grera inflação também.

De qualquer forma isso não ira mudar, então a redução ou a manutenção da taxa de juros não ira alterar essa cadeia, somente favorecer o acesso ao credito das empresas, facilitando o aumento da oferta.

Agora o nivel de escolaridade da população não influencia em muita coisa, veja india. Agora quem manda no pais é bandido, e não importa se é um bandido com mil diplomas ou um analfabeto, bandido é bandido. Sem contar que já vi pós doutorado que quando colocado em uma situação real, não academica, não sabe nem o que fazer.

A ideia de trocar ideas em um fórum, pra mim, é enriquecer meu conhecimento, conhecendo visoes diferentes da minha e que tem acesso a informações que muitas vezes não tenho, pois vivem em mundos diferentes do meu.

A educação até ajuda mas não é um fator determinante, nem para o aumento do pib per capita nem total, veja os 10 paises que mais investem em educação e os 10 maiores pibs, a maioria não bate, com a china sendo uma grande prova disso.

Poxa fazer um pos doutorado para fazer pesquisas que não podem ser usadas na prática, pois quem as fez não tem know how prático para isso, e meio sem sentido não?

Achei um ponto que concordamos, cada população tem o politico que merece, desde que possa ser escolhido pela mesma.

Sem ofensas somente dados, para enriquecer a discussão.

+1

2 curtidas