Notícias Sobre o Mercado

Não, concordei com vc, quando for manipulado vai ser descarado e todo mundo vai saber. Só citei o caso da Argentina, que foi manipulado e todo mundo sabia e falei que se isso ocorrer aqui os compradores de IPCA+ vão sofrer, e não e nada dificil disso acontecer.

1 curtida

Eu não vou entrar no mérito da questão em debate para não misturar minhas convicções políticas com opiniões econômicas num post sobre mercado.

O fato é que tenho um controle mensal sobre alguns dos meus custos fixos, resolvi somar os custos de 01/2025 a 06/2025 e comparar com os valores de 01/2026 a 06/2026.

Eis o resultado, não houve variação significativa no consumo de gás e energia elétrica, e o plano de telefonia residencial permanece o mesmo.

2026 aumento %
Plano de saúde 22,64
Condominio 6,04
gás 14,99
energia elétrica 13,82
telefonia 7,91

Nenhum deles está perto do índice de 4,64% dos últimos 12 meses divulgado pelo IBGE.

5 curtidas

IBGE eh aquele instituto em que os números estão sendo “marteladas” ( palavras do governo ) e que vários servidores , inclusive de carreira , foram afastados e equipes mudadas pelo governo por não gostar dos números que eles lançavam …… isso não seria tentativa ou até manipulacao já dos números :thinking:

2 curtidas

O IBGE calcula a inflação medindo a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumidos pelas famílias. A cada mês, o instituto coleta cerca de 550.000 preços em mais de 30.000 locais. Os itens recebem pesos diferentes baseados no Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IBGE (IPCA), que reflete o peso do gasto na renda (ex: transportes pesam mais do que vestuário). [1, 2, 3, 4]

Esse processo ocorre em 16 áreas urbanas do país, comparando o valor dos produtos no mês atual com o mês anterior. Para entender melhor os conceitos de variação de preços, você pode consultar o material interativo sobre Entendendo a inflação do IBGE - Educa

2 curtidas

{9387E67F-2EA7-4613-B294-2B928A6547C0}

https://valor.globo.com/financas/noticia/2026/07/08/eventual-mudanca-em-titulos-isentos-poderia-prever-regra-de-transicao-diz-secretario-do-tesouro.ghtml

tinha postado no fórum :sweat_smile:

1 curtida

Não seria mais fácil o tesouro criar um título isento para competir com os títulos privados? Mas aí é sonhar demais…

1 curtida

eu penso é que tem que duplicar os impostos na renda fixa no bostil , pegar essa grana e fazer uma boa utilização, usar em bolsa-família, auxílio crack, pé de meia, entre outros programas sociais

1 curtida

Há três principais índices e todos pertencem a instituições diferentes no Brasil, então se um começar a ficar muito fora, outros vão perceber bem rápido. Eu não vejo problemas no IPCA, o maior problema a meu ver, como foi citado, é a cesta e o balanceamento, mas acho muito difícil o Tesouro voltar a ter séries no IGPM porque vai muito dólar embutido. Recordo que fiz, acho que em 2020, um plano de saúde para minha mãe, desde lá vem escalando 20% a.a. como se fosse uma ação da WEG. Os índices:

IPCA - IBGE
IPC-Fipe - da FEA/USP, é o indicador de inflação mais antigo do Brasil
IGPM - FGV

6 curtidas

Upgrade gigantesco para Argentina.

3 curtidas
1 curtida

https://www.infomoney.com.br/economia/trafego-aereo-domestico-do-brasil-cresce-em-junho-e-destoa-da-retracao-global/

2 curtidas

Bom dia, pessoal!

Compartilho aqui a primeira versão do relatório de consolidação patrimonial da plataforma que estamos desenvolvendo.

https://1drv.ms/b/c/b3640bd544082e70/IQDmyVOLQnNdQIcMmQPDnS_9ActW_t7Y8S9-8_vkmYYPwOY?e=MJjfGz

O projeto ainda está em fase embrionária, mas a ideia é evoluir e a consolidação automática via API da maior parte dos bancos e corretoras, aqui e lá fora — tudo para facilitar o controle patrimonial. Hoje já temos IA nativa, é possível conectar com Claude, ChatGPT…

Em breve teremos uma versão beta e queremos abrir os testes para quem tiver interesse. Para participar, é só se inscrever em:

Assim que o beta for liberado, vocês serão avisados e convidados.

Fico muito grato desde já — e peço que sejam duros nas críticas. É exatamente isso que vai nos ajudar a deixar a plataforma excelente

4 curtidas