Eu também entrei em 2018. A verdade é que compramos topo. Pegamos a menor taxa de juros da história, lembro que em 2019 eu tinha 20% do capital que eu tinha hoje aproximadamente e era 100% em renda variável. Em 2019 eu bati IPCA +12% aa líquido de IR… Eu acho que agora não é o momento de sair, se o dólar cair com uma eventual tropeçada da economia americana e a taxa de juros voltar para a casa dos 10% em dois anos muitas ações devem dobrar ou triplicar e é ai que está os grandes ganhos da Renda Variável.
Foque mais no longo prazo, 10 no minimo, foque mais no basico e simples, lucro liquido recorrente, empresa com ipo a mais de 10 anos, que os resultados aparecerão e serão mais satisfatórios. Mas talvez a renda fixa seja melhor para vc, lhe trazer mais paz, mesmo que com menos retorno no longo prazo e se vc conseguir focar em aumentar o aporte da pra ter um otimo resultado tambem.
É impressionante ver a diversidade de experiências aqui… realmente acho que a RV não é pra mim e nunca foi, sempre fiz os movimentos contrários, parei de aportar quando caía muito, voltava a aportar quando subia… ficava procurando a bola da vez, e não poucas vezes desisti do case e amarguei prejuízo meio sem muita razão por trás, mais por causa de notícia e opiniões alheias. É duro vc ver que existe mta manipulação e no fim me arrependi de ter entrado na RV, o que valeu foi o aprendizado, lucro mesmo não tive, só mta pesquisa e tempo gasto (ao menos tbm não amarguei prejuízo se comparado a RF).
Eu estava na bolsa no mesmo periodo q vc, mas ao contrário de vc só aporto em momentos de mta crise e desanimo como este, ou quando aparece algo muito barato. Após a pandemia só voltei agora…
Meus retornos estão altíssimos. Só invisto em arroz com feijão, e muito dividendos…coisas com lucros recorrentes.
Acho q realmente bolsa n é p todos… se não deu certo melhor sair ou aprender mais, investindo pouquíssimo.
Performance da minha carteira desde 2018
Parabéns, ótimos resultados.
Certamente aportou muito durante os circuit-breaks do COVID… foi algo que eu não fiz por falta de experiência, como dito acima entrei em 2018. Naquela época, eu estava com 80% em renda variável e 20% de caixa… Ao invés de comprar mais, eu optei por comprar ouro e dolar. Se eu tivesse “dobrado a aposta” na bolsa, teria ganhado muita grana… Mas agr tenho um perfil mais ou menos igual ao seu: aportes só quando a bolsa cai muito, porém eu estou mais concentrado em small caps.
Porém eu n aporto qdo a bolsa cai, mas sim quando oq eu quero cai muito.
Mesmo sem muito conhecimento, resolvi comprar minha primeira ação (ENBR3) em fevereiro de 2019.
De lá pra cá, com mais leitura, estudo e conhecimento adquirido aqui no fórum, consegui segurar firme nas crises, inclusive aportando mais forte nesse período e diversificando minha carteira em outros ativos, como exterior.
Realmente, a RV não é pra todos, mas no meu caso, considero importante ter parte do patrimônio em ações e FII.
Considero meus resultados satisfatórios, na medida do possível.
Sigo meus aportes constantes (defini um % do salário para aporte mensal e tenho mantido o reinvestimento dos dividendos), assim tenho percebido o efeito bola de neve. Nesse ano, os dividendos foram superiores em 62% em relação ao ano passado. E assim, vamos em frente!!!
Bons investimentos a todos!!
Tb não olho muito para valor de ação não, isso é métrica idiota… oq eu vejo é lucro da ação e dividendos.
Ficar olhando preço só se for para comprar mais.
Poderia compartilhar a carteira
Estou trocando bbse por bbas devagar.
Zerei várias posições pequenas esta semana de empresas q n subiram muito lucro ou que subiram preço, ou q não tinham perspectivas melhores que bbas na minha opinião.
Zerei sapr p comprar bbas… dentre outras.
Zerei sapr pelas dificuldades do setor e pa vai ter q investir muito, juros estão altos e rentabilidade esta baix… comparei com bbas e vi que no mesmo vpa, bbas fazia mais sentido
Está assim hoje
Minha carteira tem roe alto, dívida baixa ou acompanhada por receitas altas e previsíveis, preço baixo, dividendos altos.
Irbr é algo q estou montando p LP, quero ver oq vai virar.
Taurus estou montando p ver oq vira na india e ficar mais dolarizado
Ferbasa comprei mto barato… 10 reais ate os 19… n vejo pq vender uma vez q ja vendi metade da posição e retirei todo o capital q investi. N vendo pq fico exposto a dólar.
Unipar n vejo pq vender nem comprar
Taesa eu comprei extremamente barato a uns 6 reais e n tive coragem de vender nem comprar mais pq tem me pagando muitos dividendos… mas o preço subiu e ela ficou p trás em tamanho.
Trpl: estou acompanhando oq a direção vai fazer para voltar a crescer. Case mto interessante se eles resolverem crescer. Gestão é boa, empresa boa.
Crpg: carrego ha bastante tempo, gosto muito, lucros ótimos, dívida zero e dividendos bons. Exposta a dólar.
Bbas: não tem oq falar, considero uma das mais baratas hj e estou aumentando… espero excelentes dividendos.
Por isso vão acabar com a desoneração sobre os combustíveis. O povo tem que bancar as futuras gastanças.
Ta no Br so foi a família
E tem gente aqui que leva esse cara a sério. Vai fabricar a sua “prova” e ainda faz errado.
ajahahahahahha
Escrevendo em Phyton (que a urna não usa), escreveu than (ao invés de then) que nem existe em phyton (que usa o else). Que piada.