Opções

Já recebi umas dessas no tópico da PRIO3. Falta de “liquidez” no tópico apenas como o outro colega já comentou.

1 curtida

Nas últimas 24 horas fiquei refletindo em como eu poderia diminuir o meu fake flooding e decidi fazer o seguinte:

1. Não postar as recompras de finalização.
  2. Não postar as rolagens.

Assim, basicamente, sobrarão as aberturas de trades. Vai diminuir os posts, mas acho que não vai resolver totalmente a questão que a automação do fórum alerta.
Anyway, bola pra frente.

3 curtidas

acho que é melhor arrumar a ferramenta do fórum do que perder suas postagens, pra mim são aulas!

4 curtidas

@cadu não tem como arrumar isso? os conteúdos postados são relevantes

1 curtida

V - JBSSQ330 - R$0,53

Eu posso continuar postando todos, mas gostaria de ter uma manifestação dos administradores porque eu gosto não de remar contra as regras do fórum.

2 curtidas

Neste vídeo que segue tem informações realmente importantes sobre Managing Winners

1 curtida

Short Strangle em USIM5

V - USIME149 - R$0,31
V - USIMQ124 - R$0,34

4 curtidas

V - BBDCQ198

2 curtidas

@joao58 tudo bem? Você costuma utilizar IV Rank na tomada de decisão? Conta um pouco sobre os parâmetros que utiliza quando você decide entrar numa operação, como venda de put, etc… obrigado por compartilhar!

1 curtida

@lestrade Vou te contar como estou operando no momento.
Antes devo informar que sou relativamento novo em ações e mais ainda em opções, tem foristas muito mais experientes e mais sábios que eu.
Vou me ater aqui só a opções. O pouco que vou escrever sobre ações tem a ver com opções.

1. Comecei em opções com venda de CALLs porque fala-se muito nisso e me pareceu natural começar por aí.
    Conforme já mencionei em outros posts comecei em RV, nesta fase da minha vida, comprando mais ou menos na filosofia de value investing. Quando me senti confiante para operar opções vi que as ações que eu tinha não se prestavam muito para tal.
    Mas, eu tinha ITSA4 que não é tão boa para opções, mas serve. Então, comecei por vender CALLs de ITSA4 em outubro/21.
    Depois adquiri BBDC3 que depois descobri que não era a melhor para operações opções, mas fiz algumas vendas de CALLs de BBDC3, aí vendi todas minhas BBDC3, adicionei mais um pouco de dinheiro, e comprei BBDC4 que tem muito mais liquidez em opções. Depois comprei USIM5.
    Aqui já dá para estabelecer dois pilares da minha atuação em opções.
    a) Só faça venda de covered CALLs porque considero que, provavelmente, uncovered CALL seja a opção mais ariscada que tem em opções.
    b) Opere apenas com opções de ações-objeto que sejam bem liquidas. Falta de liquidez é fatal
    Ainda da venda de CALLs no princípio eu vendia tanto do tipo Americano quanto do tipo Europeu, mas agora eu tendo a vender apenas as do tipo Europeu, pois, me livro de ser exercido no meio do trade.
    Assim, tem um terceiro pilar que é dar preferência para CALLs do tipo Europeu.
    Até o momento eu fiz 14 trades com CALLs, fora eventuais rolagens. Saí todos no lucro, exceto alguns que ainda estão ativos.
  2. Considerando todo aquele papo que venda de PUTs é um verdadeiro bicho de sete cabeças, eu comecei a vender PUTS só em fevereiro/22. Sinceramente, entendo que vender secured PUTs é muito mais tranquilo e conveniente do que vender covered CALLs.
    Assim, de feveiro/22 até agora, inicio de abril/22 eu fiz 20 trades com secured PUTs. Todos, menos um eu sai no lucro, fora os que ainda estão em andamento. O que eu não saí no lucro eu perdi no todo R$3,0. Isso ocorreu porque fiz um erro de rolagem em IRBR3 e acabou dando errado. Mas, eu considero, psicologicamente, que este trade ainda está aberto. Só estou esperando o price-action de IRBR3 voltar para o local adequado para eu dar continuidade no trade.
    Aqui também tem dois pilares fundamentais:
    a) Só faça venda de PUTs para as quais você tenha capital ou ativos para honrar se for exercido.
    b) Tal qual em covered CALLS, em secure PUTs opere apenas com ações-objeto que sejam bem liquidas.
  3. Estudando o livro sobre Bollinger Bands do John Bollinger, sobre ações, ele afirma lá que só existem três variáveis fundamentiais: preço, volume, e volatilidade. As outras todas são dependentes. Então, eu sei conceitualmente que volatilidade é importante, mas em geral eu dou uma olhada, mas não me fixo muito nisto não.
    O que eu vejo:
  4. Price action. Faço um estudo relativamente minucioso sobre o ativo-objeto, mesmo antes de comprar. Estando tudo bem, eu compro. Na hora de lançar CALLs ou PUTs eu vejo se o trade terá uma margem de segurança razoável. Lição original do Graham e depois do Buffet & Munger.
    Também alguns indicadores que são pertinentes: Choppiness Index, ADX, Bollinger Bands, Parabolic Sar, ATR, EMA9, SMA20, SMA50, SMA200 e OBV. Nem sempre vejo todos, apenas o que acho pertinente em cada momento.
  5. Volume. volume é tão fundamental que as antigas máquinas de tape reading transmitiam essencialmente preço e volume.
  6. Volatilidade. Como escrevi acima não gasto muito tempo com IV Rank. O que mais vejo são as larguras das Bandas de Bollinger, porque elas tem uma relação com volatilidade. A outra coisa que sempre vejo é o quanto vou ganhar. Se o ganho possível for ruim eu nem vejo mais nada, vou para a próxima.
  7. Delta. No caso de PUTs eu opero com delta em geral entre -15 e -30. No caso de CALLs com delta entre 0.15 e 0.30. E, atualmente, procuro operar apenas com CALLs Européias.
  8. Razão vega/delta. Em módulo verifico se vega/delta é maior ou igual a 2. Não é mandatório mas sempre dou uma olhada.
  9. Theta. Também presto atenção em Theta para saber o decaimento do prêmio no momento.
  10. Short Strangle. Agora evolui para uma nova fase, o uso de Short Strangle porque eu vendo uma CALL e uma PUT, recebo dois prêmios e dobro minha possibilidade de ganho. Acima tem um post meu chamando atenção sobre Short Strangle. Aqui eu monto da seguinte forma:
    a) Procuro comprar um ativo-objeto que tenha certa quantidade de CALLs Européias.
    b) Na hora de iniciar o trade eu escolho uma CALL com um delta naquela faixa mencionada acima.
    c) Uma vez escolhida a CALL eu procuro uma PUT que, em módulo, tenha aproximadamente o mesmo delta da CALL e que os prêmios sejam aproximados. Se estas duas condições não forem compatíveis será necessário achar um meio termo entre a questão dos deltas e dos prêmios, ou desistir do trade e procurar outros.
  11. Rolagem. Esse item é muito importante porque é aqui que o investidor vai se safar da maioria dos apertos. De uns dez trades pelos menos 1, 2 ou 3, dependendo da evolução do trade, irão contra as premissas inicias. Neste caso rolar é fundamental. O interessado pode salvar muito fazendo rolagem. Talvez até ganhar mais.
    Em links que postei neste tópico discute-se rolagem em short strangles e short stradles.
    Ambos muito interessantes.

Bem é isso que posso te dizer no momento. Se ficou algum ponto obscuro, pergunte.

8 curtidas

V - ITSAQ100

2 curtidas

V - B3SAR143

2 curtidas

@lestrade nunca tinha prestado atenção na B3SA3 para opções, vejo que tem muitas CALLs Européias.
No próximo início de mês vou analisa-la melhor e talvez considere para aporte.

1 curtida

@joao58 aula! Obrigado! Sobre a B3SA3 um colega de serviço que gosta de opções comentou que só está negociando Petr4 e ela e está bem satisfeito. Ele anda comprando o papel , lançando call e vendendo put tudo ao mesmo tempo. Ainda não consegui parar pra estudar seu post e a estratégia dele, mas final de semana vai estar tranquilo. Ontem lancei mais pra ver a estratégia 45/21 dias, delta 30 ver como se comporta.

2 curtidas

Depois que publiquei aqui minha estratégia e obtive preciosos retornos Fiz alguns ajustes.

• No cálculo do desempenho: Quando for exercido passei a computar a diferença entre o valor do exercício e a cotação da ação no dia como prejuízo. Acho que fica mais real.

• Passei a rolar mais e ser exercido menos.

• Ajustei a meta, ao inves de buscar sempre o pó, passe a girar mais o ativo (farei uma postagem só sobre este ponto).

4 curtidas

Essa de vender CALL e PUT simultaneamente, em strikes diferentes, é o chamado Short Strangle.

3 curtidas

Sobre girar mais o ativo:

Com base em um vídeo do canal Invest TV. (depois coloco o link).
Passei a lançar em torno de 45 dias antes do vencimento (as vezes até antes) e buscar fechar a operação em torno de 7 dias antes do vencimento.

A justificativa é que neste período é quando o valor extrissico cai significativamente.
Ele sugere fechar posição quando se obtém 65% do lucro máximo.

Na verdade estou monitorando diariamente os lançamentos e analisando caso a caso com base em 3 parâmetros

• Atingimento de minha meta de 2% de retorno;
  • Atingimento de 65% de lucro máximo;
  • Prazo.

Já ocorreu de obter os 65% e não obter os 2% com prazo ainda longo para o vencimento, encerrei a operação e iniciei outra, o lucro foi menos, porem o prazo ser muito menor me permite iniciar outro lançamento, o que ao final de tudo me traz melhor retorno.

3 curtidas

Sobre apuração de lucro nas rolagens.

Me deparei com uma dificuldade e decidi simplesmente ignorar.

Apuro sempre o retorno no dia do exercício, se eu rolo uma operação para o exercício seguinte, obtenho um prejuízo no mês inicial que será compensado com um lucro no mês posterior.

Como não existe prejuízo real, apenas psicológico, decidi não levar em conta e focar no meu retorno médio.

Como em abril tive que fazer vários rolamentos para maio, vou fechar com meu pior desempenho desde que iniciei. 0,12% de retorno.

2 curtidas

Estou operando com as seguintes ações:

PETR4
VALE3
BBAS3

Com menor liquidez mas ainda administrável

ITUB4
BBDC4

Com liquidez ruim, mas tenho insistido por que me interessa ter as ações

WEGE3
EQTL3

PS.: me perdoem o excesso de postagem, a intenção é fomentar o debate e aprender.

5 curtidas