Opinião de Carteira


#1

Buenas, depois de uns 12 meses longe da bolsa (com carteira buy and hold ativa) e uns 24 meses longe do forum (participava do antigo lá no outro portal, que parece que está às moscas), retorno para cá… feliz em ver a CAFI ainda ativa e o @Cadu por aqui… alguém mais daquela época segue no forum?

Bem, vi meus BBAS3, EZTC3 recuperar valor, enquanto minha ex-querida ETER3 derreter… além da PRBC4 ter fechado capital (mas parece estar negociando, que estou confuso no que fazer)…

Olho aqui e achei que as coisas estariam piores, até que não. Aproveitar e discutir a carteira:
BBAS3 (38%). EZTC3 (25%), FESA4 (10%), ETER3 (7%), PRBC4 (7%), GGBR3 (7%), GRND3 (3%), EUCA4 (3%).

Sugestões?
Ah… estou buscando novas fontes para estudo e acompanhamento de mercado. No meu tempo usava basicamente o portal infomoney + forum + fundamentus… o que sugerem mais?

Forte abraço


#2

Fala @Maicon,
Aqui temos a plataforma voltada para análise fundamentalista, game e o fórum com uma galera nova e também um pessoal das antigas. Seja bem vindo de volta!.
Um Abs


#3

Ola @Maicon, welcome back!

Como o @Rafael colocou, temos nossas ferramentas p/ acompanhar o mercado: http://penserico.com/

Agora sobre a carteira, está muito concentrada em BBAS3, possivelmente por conta da forte alta que esta teve após o impeachment da Dilma. É um banco estatal com uma boa governança corporativa, mas hoje no setor temos opções mais baratas e com maior potencial, como ABCB4.

EZTC3 continua se destacando no setor, embora a economia (ainda) não ajude nos resultados.

ETER3 está mais complicada. Estão adiando a divulgação do balanço, o que geralmente não é um bom sinal. A empresa está com dificuldade em recuperar suas margens, apostou em diversificação de produtos mas foi em um péssimo momento, e agora não sabe direito p/ que lado ir. Está barata, mas o risco aqui é alto. Estou esperando o balanço anual p/ uma melhor análise.

FESA4 apresentou um ótimo resultado, e segue se destacando como uma boa alternativa p/ investimento.

PRBC4 postei minhas análises no tópico dela: PRBC4 - Paraná Banco

GGBR não acompanho, é uma empresa que nunca me empolgou. Recomendaria uma troca por uma elétrica, p/ diversificar mais a carteira, podendo ser TAEE11.


#4

Dessas, eu ficaria fora de EUCA: não conheço mas batendo o olho, não sei o que alguém vê nessa empresa. Talvez você possa esclarecer um racional de investimento para ela?

GGBR eu também ficaria fora mas se conhece bem, vale uma posição menor, vejo maior risco.

ETER pode ser uma boa aposta também para uma pequena posição. Até agora só vem piorando operacional.

FESA é muito boa mas tem que acompanhar commodities.

EZTC é a melhor do setor, entendo que no preço atual ainda vale uma compra, mas tem que ter paciencia para o setor dar sinais de retomada. Uma hora volta e aí ela sobe forte.

PRBC é boa, mas o fechamento de capital é iminente.

GRND é ótima e baixo risco. Também esperando a economia voltar.

BBAS tem grande potencial, atenção à alta volatilidade… Comprar aos poucos é uma boa

Concordo com o Cadu em adicionar TAEE, ou até EGIE.

Abraço


#5

Pessoal,
Valeu
Taesa eu vinha acompanhando a bastante tempo, desde que era Terna… bons contratos a longo prazo de transmissão, ótimo DY… Vou dar uma olhada; alguém sabe se essa má fase da CEMIG pode interferir na Taesa tb?
Vou dar uma olhada em ABCB e EGIE… Provavelmente diminuir a exposição em BBAS.
Dar uma conferida no game depois.

@pholio, EUCA4 vinha tendo sempre resultados consistentes com bons múltiplos… sempre com um PVP de 0,2-0,3, com PL de 10-12… Baixo endividamento e muito descontada em relação a Duratex, concorrente direta. Tem um deságio muito grande por ser empresa do Maluf… mas já tá com 85a, daqui a pouco ou se vai ou se aposenta… :slight_smile:


#6

Sobre a interferência da CEMIG em TAESA, o potencial de estrago que a controladora poderia fazer aqui é diminuto, devido a boa governança e maior “independência”, e acredito que no LP a CEMIG acabe saindo do capital social, a medida que precisa de caixa p/ se desalavancar. Ano passado a CEMIG já vendeu 40 milhões de UNITS da TAESA.


#7

E a AES TIETÊ seria tbm uma boa opção para elétricas? Gostei dos dividendos dela.


#8

Parece que é a nova aposto do Barsi:

Já tem um tempo que não acompanho a empresa, e olhando o resultado anual de 2016, veio bem ruim:


#9

Pois é Cadu vi isso tbm, estava entre EQTL3, TAEE11, mas fiquei com TIET11 pela sua posição no sudeste e perspectivas de desenvolvimento.