PRBC4 - Paraná Banco

Então @rodolfosrb

No dia 01/02/2017 teve uma assembleia geral dos credores, no escritória da XP Investimentos, em São Paulo. Neste assembleia, foi votado o cancelamento do registro da empresa como companhia aberta perante a CVM.

Conseguiram reunir 79% dos credores, sendo que detes 42% foram a favor do cancelamento do registro. Entretanto, 26% dos credores decidiram por suspender a assembleia, considerando que não conseguiram reunir 100% dos credores. Além disso, 10% votaram contra o cancelamento do registro.

Logo, não foi aprovada nenhuma medida, e a reunião foi suspensa.

Acredito que em breve vão convocar uma nova assembleia, mas desta vez só tendo necessidade p/ validação das medidas se atingir o quorum mínimo, não necessitando mais os 100% de quorum.

Obrigado.
Eu vendi metade da posição perto da máxima quando anunciou o fechamento. E estou com metade da posição aguardando o processo. Será que precifica abaixo do VP? Senão, porque o mercado não está mantendo a cota perto do VP? Obrigado pelo retorno.

Quando saiu o anúncio da OPA, eu usei a métrica mais comum p/ se estimar o preço do fechamento do capital, que seria o VPA = valor do patrimônio líquido por ação. Ou seja, pegamos o patrimonio da empresa, e dividimos pelo número de ações. Isso deu um valor de 16,89. Por isso logo no dia que saiu a noticia coloquei uma ordem de venda a 17,00, e por poucos centavos não chegou lá no dia.

Outro pto p/ se estimar o valor da empresa p/ um fechamento de capital é um determinado número de vezes o seu resultado operacional, ou o seu lucro líquido. No caso de bancos, a métrica do lucro se encaixa melhor. Estimando um número que seria razoável, 10x o lucro, chegamos a um valor de 16,95.

Como a empresa ficou EX dividendos em 28/10, este valor tem de ser descontado do preço alvo. Ela pagou 3,35 por ação em novembro.

Descontando o valor de 3,35 dos proventos do preço alvo, temos então um VPA de 13,54, e levando em conta 10x LL temos 13,60. Estes seriam os novos preços alvos p/ estimarmos.

1 curtida

Hoje bateu nessa marca 13,7x, mas meu olho grande nao me deixou finalizar a posicao…

1 curtida

Paraná Banco divulga os resultados do 4T16

Destaques:

  • O lucro líquido consolidado do 4T16 aumentou 13,1% e 136,9% na comparação com o 4T15 e 3T16, respectivamente, totalizando R$ 48,0 milhões.

  • A rentabilidade da carteira de crédito (ROAA) atingiu 5,1% no 4T16, um aumento de 0,8 p.p. versus o 4T15.

  • O retorno sobre o patrimônio líquido (ROAE ex participação controladas) foi de 21,9%, um aumento de 10,8 p.p. versus o 4T15.

  • Melhora de 4,9 p.p. versus o 4T15 no índice de Eficiência (ex PDD), finalizando em 52,2% no 4T16.

  • Aumento de 9,0% da carteira de crédito consignado no 4T16 versus o 4T15 totalizando R$ 3,3 bilhões.

  • Manutenção da liquidez elevada com saldo de caixa de R$ 1,3 bilhão ou 12,9% maior que no 4T15.

  • Os prêmios diretos emitidos pela J. Malucelli Seguradora finalizaram em R$ 231,3 milhões no 4T16. Um aumento de 128,5% em relação ao 4T15.

  • Os prêmios retidos pela J. Malucelli Resseguradora no 4T16 aumentaram 54,6% versus o 4T15 totalizando R$ 19,7 milhões.

1 curtida

Dando uma rápida olhada, o resultado do 4T 16 veio muito bom. Entretanto, o PDD/ carteira de crédito subiu muito, passou de 2,3 no 4T 15 p/ 4,6 neste último trimestre. Segundo o release, isso seu deu por conta dos atrasos do convênio com o Estado do Rio de Janeiro, ao qual a empresa já deixou de atuar desde 2013.
Vou dar uma estudada depois p/ olhar melhor isso.

E atualizando, o VPA agora foi p/ 14,50.

OBS: ainda não divulgaram o laudo de avaliação da Pricewaterhouse Coopers, que foi a empresa escolhida p/ tal.

Meio off topic, mas a empresa que entregou os envelopes errados na noite do Oscar, é a mesma que está fazendo o laudo de avaliação do preço de PRBC4. Espero que neste eles não façam confusão…

“Nos desculpamos sinceramente a ‘Moonlight’, ‘La la land’, Warren Beatty, Faye Dunaway e ao público do Oscar pelo erro que foi feito durante o anúncio de melhor filme”, afirmou a PricewaterhouseCoopers, em nota publicada em sua conta no Twitter.

@Cadu, o valor da nossa PRBC está chegando perto do VPA.

Estava observando que PRBC tem 1,25 bilhões em saldo de caixa, o que representa 14,86. Consigo interpretar este número bem quando não se trata de um ativo do setor financeiro. Como funciona para o caso do banco? Faz sentido o VPA abaixo do caixa? O que representa este caixa?

Oi Rodolfo,
Olhando a df individual, não achei este valor.
Lá consta um saldo final em caixa de 964m, sendo 426m em reservas de lucro.

@Cadu
Está na página 4 do relatório: “O caixa do Paraná Banco finalizou o 4T16 com saldo de R$ 1,25 bilhões representando 28,7% da captação total.”

Nosso ativo está subindo de novo, você tem um target para sair? Estou aqui acompanhando, mas não consegui chegar a uma conclusão se a avaliação deve vir acima ou abaixo do preço atual.

1 curtida

Deve ser da df consolidada. Quando voltar de viagem olho melhor.

Sobre o preço de venda, o minimo é o vpa, de 14,50. Abaixo disso, nem pensaria em venda. Acredito que um preço razoável seja em torno de 17,00 a 18,00. Mas tudo vao depender do valor do laudo de avaliação.

1 curtida

Saiu o laudo de avaliação:

"De acordo com o Laudo de Avaliação, o Avaliador apurou o valor econômico das ações de
emissão da Companhia no intervalo entre R$ 10,88 e R$ 11,59. "

Achei o preço um absurdo, bem abaixo do VPA. Acho que por este preço, o fechamento de capital não deve ser aprovado.

1 curtida

Muito absurdo mesmo. Espero que não seja aprovada. Pois neste preço muito melhor manter a posição no banco.

1 curtida

Protocolaram hoje a oferta no topo da avaliação. 11,59. Muito baixo ainda.

2 curtidas

Foi o que imaginei. Eu estimo que não vai ser aceita.

Tomara que tenhamos um belo resultado trimestral para que mais pessoas sejam contrárias a este Valuation. O papel anda morto, talvez isso ajude a dar volume novamente.

1 curtida

Eu já acho que o inverso deve acontecer, é provável de soltarem um balanço ruim. Isto porque a tendencia da administração da empresa é “forçar” os minoritários a aceitarem o preço da OPA, e nada melhor p/ fazer isso do que jogando provisões que poderiam entrar em outros trimestres, p/ este, jogando o resultado p/ baixo, visando desanimar os acionistas minoritários. Senão me falha a memória a providência (falecida PRIV3) fez isso há pouco tempo atrás.

É uma possibilidade bem real. Vamos monitorar. Não podemos deixar no valor que está.

Até que o resultado veio bom, em especial por conta do grupo segurador.

1 curtida

Sim, espero que este resultado venha a nosso favor para a não aprovação.