Ouro

É via ETF… o principal é o SLV. Tem o USLV que é prata alavancado 3x, bom pra hedge.
A prata tem mais volatilidade. Uma vantagem a mais do que o ouro é que tem o seu uso industrial e não só financeiro. Mas o ratio histórico está ali por 80… passou de 110 esse ano, e agora está pouco mais de 70… Platina está num bom preço tb… Acho o melhor fazer um mix entre esses 3 metais, e ir rebalanceando.

3 curtidas

Essa compra da BKH tem mais a cara do Munger, mas me fez pensar, levando em conta ainda os desinvestimentos no setor bancário que eles tem feito. Temos o mundo dando preferência aos ativos na seguinte ordem:

Metais
Ações
Euro
Dólar
Resto do mundo

A recuperação da bolsa americana e das demais em menor escala não me parece otimismo, mas medo. O euro, que é uma moeda mais saudável que o dólar, está abrindo em relação a esse. E agora essa compra da BKH…

Acho que chegamos em um ponto onde os mercados estão realmente considerando a quebra de alguns tesouros nacionais, ou pelo menos uma assimetria de riscos que independe de taxa de juros. O dólar, apesar de ser reserva mundial e ter potencial de sobreviver ao tesouro, está em uma situação mais delicada. Se a taxa de juros sobe 1%, o deficit nominal aumenta 1,2%… o euro vem puxado pela Alemanha, deve seguir com taxas negativas. Metais seguem num mar tranquilo e ações são um seguro na economia real.

4 curtidas

quais os tickers vcs usam para investir em ouro e prata através de corretora nos EUA? @fortaleza ?

Tem o Gld e o Iau, o Iau tem uma taxa menor, comprei uma quantidade muito baixa de iau recentemente.

Minha exposição a metais é quase zero.

1 curtida

ETF: GLD, SLV, UGLD (ouro x3) e USLV (prata x3)

2 curtidas

Na passfolio nao acho Gld e nem Iau

pra mim aparece GLD e IAU, manda mensagem por email para o suporte.

Nao aparece ugld nem uslv.

1 curtida

Quais corretoras aceitam comprar OZ2D?

Rico rola?

Thread interessante sobre ouro

https://twitter.com/rothbarbara_/status/1303477092634554373

Já tinha lido algumas dessas objeções antes, gostaria só de oferecer um contraponto:

Demanda e oferta de ouro e reservas totais: a demanda de ouro é relacionada a quantidade de dinheiro circulando na economia e de forma restrita e temporária ao sentimento do mercado. A oferta por sua vez é uma função do preço, em razão do teor de corte que vai sendo destravado quando este aumenta. Não é um mundo em perfeito equilíbrio, mas chega perto disso. Não há nem se espera haver movimentos disruptivos como houveram no passado com a prata e o ouro nas colônias espanholas (talvez mineração espacial?).

Pico do ouro em 1980. Foi um período de crise financeira nos EUA, quase na mesma magnitude que a de 2008, também é menos de uma década depois do fim do acordo de Bretton Woods; ou seja, o padrão ouro ainda era um passado recente e havia dúvidas sobre a capacidade de existir do dólar como moeda fiduciária. Comprar ouro naquele período seria vender no fundo para comprar no topo:

image

Cotação do ouro ajustada pela inflação. É um gráfico comum, mas prefiro analisar sob essa perspectiva:

gold-M2-adjusted

Fica claro que 1) o ouro não deve ser comprado em momentos de crise, mas na calmaria e 2) ele anda lado a lado com a expansão dos meios de pagamento, servindo como instrumento de proteção a política monetária.

Comentário pessoal: para um hedge oferecer proteção, ele tem que existir para ser liquidado $; caso contrário estamos apenas manobrando o “número” do patrimônio, sem benefício algum. Então, caso a pessoa não tenha intenção de comprar e vender, o ouro não vai servir de hedge. Comprar já na crise também é fazer seguro da casa enquanto pega fogo. Apesar de desconhecer completamente, penso que operar sistematicamente com opções fora do dinheiro seja uma alternativa melhor de hedge, tanto porque você já monetiza o ganho quanto pode limitar o uso do capital aquele período específico.

2 curtidas

Concordo!

Um ponto que será interessante observar é a corrida pela mineração espacial (espero estar vivo para isso), uma vez que caso se torne uma realidade, poderá ensejar no decréscimo da utilidade marginal do ouro.

@sr_fouquet Vejo que você estuda ouro com afinco, sugiro escutar esse podcast. Também tem no Spotify

2 curtidas

Dito isso, vc não acha que vale a pena vender ouro agora para comprar depois em período de calmaria?

1 curtida

Havia comentado isso há pouco tempo:

Mas é uma resposta muito individual, é difícil generalizar. Vendi muito pouco ouro esse ano, mas foi em razão de ter rebalanceado a carteira fazendo aportes grandes. Agora uma coisa é certa, não estou comprando, definitivamente.

1 curtida

@sr_fouquet, estava vendo um vídeo hoje e falaram sobre uma possível tendência de correção do ouro, qual seu ponto de vista sobre a cotação atual e um bom ponto de entrada?

Difícil dizer, mas onça abaixo de US$1.800 e dólar abaixo de R$4,80 ou alguma combinação que resultasse semelhante já estaria mais “adequado”.

2 curtidas

Não sei se viram isso, mas parece que vamos ter um ETF de ouro em breve.

image

7 curtidas

O mercado de investimentos brasileiros tá caminhando !!!

2 curtidas

Show de bola!
GOLD11 já está disponível

2 curtidas

pelo que vi, eles investem no IAU lá fora… se não me engano o BDR biau39 investe nele também… como tenho conta na Avenue não parei pra calcular qual dos dois vale mais a pena em termos de custo e spread.

1 curtida

Eu prefiro investir pela b3. Me sinto mais juridicamente seguro e a declaração de IR com dinheiro no exterior é uma complicação tremenda.

1 curtida