Ouro

sim, é uma decisão pessoal… eu fiz no ano passado o IR e não achei nada de outro mundo… Abri lá fora porque tinha interesse de ter dinheiro em dólar fora do país…

Agora, tanto o ETF quanto o BDR são na B3… tem que ver qual tem o custo menor, e o spread da BDR também.

2 curtidas

Sim, é uma decisão pessoal. Eu mandei pouca coisa para Passfolio, mas só o suficiente eu gastar em futura viagem pro exterior. O patrimônio prefiro manter no Brasil.

gostei da notícia…
alguém aí já avaliou custos para saber o que vale mais a pena?

1 curtida

esse GOLD11 ta arrebentando, estou tentando entender como ele funciona e como avaliar o real valor

1 curtida

Ele compra o IAU lá fora… O VP seria de 10,13 ontem… se tiver muito diferente a cotação disso deve começar a ocorrer arbitragem dos criadores de cotas e ele deve voltar pra algo próximo disso.

https://www.xpasset.com.br/etfs/gold11/historico-de-cotas/

Edit: Conforme tinha dito, depois de bater 18,90 agora voltou pros 10,21…
pra quem não sabe, ETF tem agentes autorizados que podem criar ou desfazer cotas…
Assim se o GOLD11 descolar muito pra cima do valor do IAU, esse agentes podem comprar IAU, criar cotas do GOLD11 e vendê-las. Se cair muito abaixo do justo, eles podem comprar GOLD11, transformar em cotas do IAU e vender lá fora…

Assim é o esperado que os ETFs, ao menos os mais líquidos, não fiquem muito distantes dos valores dos ativos que os compõe.

4 curtidas

Amigos esse GOLD 11 é uma boa para investir no ouro? entendo pouco sobre etf

1 curtida

eu to tentando comprar entre R$10 e R$10,15 pra ter uma certa margem mas ainda não consegui pegar mas paciência é a alma do negócio

1 curtida

Tem fundos mais baratos em termos de taxa de administração, como o do BTG. A questão é que ouro tem uns custos de carrego que não são explícitos, teria que comparar nos demonstrativos qual veículo tem margem melhor, mas imagino que o fundo ganha

A vantagem do ETF é a liquidez, como tudo na bolsa

1 curtida

Ouro começando a ficar atrativo… quase batendo em 1800 usd per ounce

1 curtida

Galera que investe em ouro, uma ajuda…
Não tenho nada ainda, mas quero começar a investir em ouro uma parcela do meu capital.
Estou em dúvida do modo de fazer.
Não tenho conta no exterior, e apesar de pensar em abrir num futuro próximo, não vou fazer isso agora, então investir diretamente lá fora não é opção (ainda).
Estou inclinado entre GOLD11 e fundo de ouro, mais especificamente o da XP, onde tenho conta, o Trend Ouro Dólar FIM (não tem hedge em dólar, então pega variações do ouro e do dólar).
O fundo da XP tem taxa de 0,5%. O GOLD11 parece ser um pouco mais caro, pois tem a taxa da XP e a taxa do fundo lá nos EUA. Ainda tem cobrança das taxas da B3 na compra e venda, apesar se serem baixas.
Em termos de tributação, o fundo passa a ter 15% de IR após 2 anos. Como penso em longo prazo, ficam iguais… complicaria se tivesse que resgatar antes, pagando mais IR no caso do fundo em relação ao ETF…
Tem tb um fundo do BTG com taxa de 0,1%, mas não tenho conta lá…

Qual a opinião de vocês?

1 curtida

Tome cuidado que alguns fundos de ouro tem come cotas… daí você antecipa o imposto e pode não valer a pena… o Gold11 tem 0,55% de taxas, pelo que entendi…Tem o BDR BIAU39 que investe no IAU também, mas não cheguei a ver a taxa dele pra comparar…

Se o Gold11 puder realmente abater do prejuízo acumulado de ações pra mim ele tem vantagem que você consegue fazer manobras pra não pagar imposto…

4 curtidas

Não tinha me atentado a essa questão do come cotas. Não achei informação diretamente sobre esse fundo específico da XP (nem no site deles), mas ele é categorizado como multimercado, então entendi que tem come cotas sim.
Pesquisando vi alguns sites falando que todos fundos de ouro teriam esse come cotas.
Sendo assim, já vejo uma grande vantagem do GOLD11, apesar de ter uma taxa de adm ligeiramente superior e incidência de taxas da B3 na compra/venda…

Obrigado pelo alerta!

2 curtidas

Eu descobri isso da pior maneira possível… Hehe

Uma dúvida. O quanto o preço do GOLD11 pode se descolar do IAU?

É uma dúvida que tive até por causa desses BDRs de ações americanas. Pode o valor dela estar maior que o próprio índice no exterior? Ou menor?

Pode ser interessante analisar cada momento, hora IAU pode compensar mais.
Em outro momento GOLD11.

As BDR acho que tem formador de mercado… eles se comprometem a comprar e vender dentro de um limite do preço justo… sei que algumas tem, não sei essa específico tem, mas acho que todos novos tinham.

Todos etfs tem geral não devem descolar muito do preço justo. Isso porque tem agentes do mercado autorizados a criar e desmanchar cotas… resumindo:

Se GOLD11 estiver muito acima do IAU. Esses agentes podem comprar GOLD11, transformar em IAU e vender lá fora.Se for ao contrário, podem comprar IAU e transformar em GOLD11 e vender aqui… esses movimentos tendem a equacionar os preços.

EDIT: fui pesquisar e vi que o GOLD11 tem formador de mercado… não achei sobre o BDR, mas não procurei muito…

2 curtidas

Todos os fundos de investimento em ouro têm come-cotas. Fundos com taxa de adm de 0,5%, considerando que são passivos, já está caro (parece que tinha um fundo da Caixa que cobrava 1,5%). Atualmente, quem quiser investir em fundo, tem os do BTG (2 fundos, com e sem hedge no dólar) e os da Vitreo (idem), que têm taxa de adm de 0,1%.

Sobre abater prejuízo, o art. 64 da IN RFB 1585/2015 permite fazer a compensação das perdas, desde que as operações sejam da mesma espécie (compensar swing trade com swing trade), independente da modalidade do ativo (ações, opções, ETF etc). Para daytrade, a compensação é amparada pelo art. 65.

Lembrando que ETF não tem a isenção para operações até 20k/mês, como ocorre com ações. Ou seja, se vender e tiver lucro, tem que apurar o IR e pagar a DARF.

Vou deixar aqui o link da IN, esclarece muitas dúvidas sobre IR:

http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=67494#1564214

Quanto aos custos:
O GOLD11 tem taxa de adm de 0,30% + taxa do IAU de 0,25%, totalizando 0,55%.
O BIAU39 não cobra taxa (somente os 0,25% do IAU), mas há um custo para a criação do certificado, 0,10% para operações até 1 milhão de reais (porém é cobrado somente uma vez, e o valor já está embutido no preço, diferentemente da taxa de adm).
Lembrando que o IR para ambos segue o de renda variável (15%).

Uma desvantagem do BDR é que ele tem menor liquidez, se comparado ao ETF.

Considerando as taxas e IR, é mais vantajoso o BDR, depois o ETF e, por último, os fundos de investimento (que, apesar de terem taxa mais baixa - refiro-me aos do BTG e Vitreo - têm incidência de come-cotas).

9 curtidas

Não tem diferença devido ao market maker.

Boa explicação, Obrigado!

@luna, post excelente, mas só vou deixar em dúvida o ponto abaixo:

O artigo 64 cita os artigos 27, 58 e 60 a 62. São de opções, mercado a termo, futuros e de ações e ETFs de ações. Não tenho certeza que ETF de ouro tenha o mesmo tratamento. ETFs de renda fixa, por exemplo, tem tributação na fonte, e com isso não podem ter prejuízo compensado.

1 curtida

Taxa para a B3 (OZ1D)

0,121% x 12 = 1,45% a.a.

Desvantagens

  • 0,90% a.a. mais caro que o GOLD11.
  • Menos prático, no sentido que o ETF não te manda uma conta toda mês.

Vantagens:

  • Resgatável
  • Isenção de IR em venda abaixo de 20k e compensação de prejuízos (a confirmar segundo ponto do ETF)
  • Nenhuma taxa é paga com os seus ativos, então você tem total controle do seu estoque de ouro grama por grama.

Confesso que o GOLD ficou bem competitivo, ainda mais se puder abater prejuízos. A falta de isenção abaixo de 20k porém vejo como um problema mais sério. A questão do perfil talvez determine um pouco a melhor opção. ETF oferece praticidade e inserção no mercado financeiro para qualquer instrumento, é uma maneira de buscar exposição no mercado global, mas todas as tarefas são terceirizadas e, por isso mesmo, feitas com maior eficiência. Como ter quotas de um FII. O certificado da B3 parece falar mais para quem quer uma maior proximidade e controle da sua posição em ouro. Você fica mais dono do ouro por assim dizer, é como se fosse um imóvel próprio.

5 curtidas