Eu estava um pouco receoso de desviar o foco da discussão neste tópico, mas como dois usuários criticaram as researchs, vou fazer algumas ponderações.
Primeiramente, o dinheiro é SEU e não da research ou do analista. Assim, a partir desse princípio básico, qualquer decisão de investimento deve partir da sua capacidade analítica e não da recomendação de um terceiro, pois no final tanto o lucro como o prejuízo é exclusivamente seu. Não adianta chorar nas redes sociais que fulano te deu prejuízo. Somos todos adultos e capazes, assim, somos responsáveis pelas nossas decisões. Temos que parar de culpar terceiros por nossas decisões.
Partindo desse pressuposto, seguir recomendações de casas de análise sem ter um senso crítico é algo completamente sem sentido e irracional, pois você está delegando a gestão do seu patrimônio para um terceiro desconhecido que tem que prestar somente uma obrigação de meio, ou seja, ele deve somente fornecer um relatório/estudo acerca de determinado case. E ponto final. Não está contente com o serviço prestado? Cancele a assinatura do relatório.
No meu caso já assinei praticamente todas as researchs, pois meu objetivo era adquirir conhecimento para auxiliar as decisões da minha carteira e não seguir a dica quente do analista. Quando disse que é pra seguir recomendação de research, não é pra sair comprando todas as indicações sem nenhum critério. Primeiro, leia o racional do analista, estude a empresa, chegue a conclusão que entender mais adequada. Por exemplo, no meu caso, não segui várias recomendações de compra e venda da Suno e do Dica de Hoje, pois as considerava equivocadas, vide Cielo, Irbr, Cvc, Prio, Eztec etc.
Enfim, vamos assumir nossas responsabilidades e parar de culpar terceiros por nossa incompetência.
PS: Sejamos mais humildes, os analistas são profissionais credenciados, a maioria dos participantes do fórum são leigos que investem há poucos anos, sem qualquer conhecimento técnico mais aprofundado.