PETR4 - Petrobrás

@fortaleza

Bem, coisas que eu gosto:

• Cenário macro. Não enxergo diminuição de demanda de petróleo nos próximos 10 anos, nenhuma disrrupção com veículos elétricos ou hiperprodução de petróleo de xisto.
  • O preço de USD de 40 dolares é baixo para investimentos e desenvolvimento de novas reservas. Lembrando que o lifiting cost é para as reservas existentes… para adicionar precisa de prospecção, perfuração, desenvolvimento, etc. Sem haver isso, pressão dos poços diminuem, cada dia extrai menos petroleo, e os preços sobem. Isso dá pra perceber nos preços históricos do óleo, e geralmente após períodos de recessão / vale nos preços, atinge-se o topo entre 1 e 3 anos.
  • O lifting cost do pré-sal é, creio eu, o menor do mundo. A empresa hoje gera caixa mesmo e é sustentável mesmo com óleo ali na casa dos 30… 35. Com desinvestimentos e redução da dívida, tende a ter um breaking even cost ainda menor.

O que não gosto:

• As coisas de sempre, gestão, governo, etc.
  • Mixed feelings. Bolsonaro nunca foi um liberal… Não sei como vai ser sua postura nacionalista (e cada vez mais populista) frente à estatal

Pra mim, na casa de R$20 tá bem barata… abaixo de R$ 30 tá com um bom preço. Estamos em bear market para óleo; para mim esse momento é de se posicionar, sentar e esperar. O mesmo com PRIO, que é uma posição alavancada em óleo. Durante momentos de bear market apenas tem que cuidar que as empresas sejam sustentáveis por alguns anos, sem precisar fazer follow ons ou quebrar.

Abraço

6 curtidas

Uma pergunta. Tb sou sócio da Petrobras, to com meu pm em 15.

Mas com essas vendas da refinaria fico me perguntando se é negócio para quem é sócio.

Entendo a visão liberal, querer trazer mais players para área de refinaria.

Mas para quem investe na empresa: é negócio abrir mão das refinarias? Qual o lucro que vai trazer para a empresa?

Fico me perguntando se com essa estratégia de vender aos pedaços a empresa vale continuar nela como investidor.

Petrobras apenas tirando petróleo bruto é mais negócio do que a empresa que possui refinarias?

2 curtidas

Eu já pesquisei mas não consegui encontrar a resposta na internet. Qual é a rentabilidade do refino? Do transporte? Da produção? Da exploração? Quais as barreiras de entrada em cada um desses setores? Penso que a Petrobras tem que focar onde ela é realmente boa. Onde tem a maior vantagem competitiva. Perguntas básicas para qualquer investidor.Não dá pra abraçar o mundo. De repente vale essa pergunta pro RI.

Historicamente o refino foi onde a empresa perdeu dinheiro, mas isso porque era onde o governo mais interviu pra segurar a inflação.

O problema da empresa é a divida elevada. A empresa está vendendo até alguns Campos de produção que tem uma produção razoável como Albacora, então vender as refinarias faz certo sentido.

O problema não é vender, desde que você venda a um preço justo.

Pois é. Uma vez li que uma das vantagens da Petrobras é ter a produção de ponta a ponta. Se o petróleo caí, a empresa pode compensar na refinaria o prejuízo.

Mas qual a participação de cada setor na empresa, não sei.

Para acrescentar a discussão, uma matéria que achei pesquisando aqui:

Entre 2015 e 2017, o lucro operacional do Abastecimento foi de US$ 23,7 bilhões, enquanto a Exploração e Produção (E&P) obteve US$ 9,4 bilhões. Neste período o preço médio do petróleo Brent foi de US$ 52,68 por barril.

“A possível privatização desses ativos compromete a geração de caixa futura, em especial para preços relativamente baixos do petróleo e câmbio desvalorizado. Traz prejuízos muito mais graves à resiliência da Petrobras para preços moderados do petróleo, em comparação com possíveis benefícios pela antecipação da redução da dívida da companhia”, destaca Coutinho.

O exemplo do exterior é claro: em 2016, a Shell compensou o prejuízo na exploração, devido aos baixos preços do barril de petróleo, com o lucro no refino.

Queria fazer o cálculo no impacto do preço das ações da Petrobrás no longo prazo sem esses ativos.

4 curtidas

1 curtida
1 curtida
3 curtidas

6 curtidas

Vocês acreditam que, de fato, a Petrobrás irá se estruturar ou uma proposta dessa (distribuir dividendos mesmo sem lucro) é mais uma forma de dilapidar o patrimônio como vinha sendo feito nos anos anteriores?

Não tenho PETR na carteira, nem nenhum petrolífera, vocês carregariam esse tipo de empresa para o longo prazo ou apenas aproveitam sua característica cíclica para ganho de capital?

1 curtida

Não lembra um pouco o case da klabin (ebitda) nessa questão? desatrela da parte contábil e associa diretamente ao caixa. Tenho Petr na carteira e pretendo carregar por um bom tempo, do que vejo parece uma empresa mais focada e melhor. Estou me posicionando bastante em commodities (klbn, vale, beef e petr), não sei como vai ficar daqui a 5 anos, aí reavalio. Se der pra carregar longo prazo com fundamentos, não vejo motivo pra não ter.

1 curtida

Eu só vou aproveitar de forma cíclica. Comprei muito barato na época de covid e devo segurar até o fim dessa crise.

Tenho receio da Petrobras com a venda de alguns ativos. Na verdade, refinarias, mais especificamente.

Acho que a empresa vai perder muito de sua dinâmica.

1 curtida
7 curtidas

@cadu ou algum outro colega, vc tem o preço alvo de Petr4?

Pra mim 26,64/26,84 em Janeiro, mas pelo jeito tá forte

1 curtida

Com base em valor, em torno de 35.

6 curtidas

obrigado

1 curtida

Preço alvo para 2021-2022, com brent em uns 50-55… R$ 40,00, garantindo um yield de 6-7%.
Entrar abaixo de 30 vale, mas não sairia antes do petróleo retomar o valor de fato. Como o período de baixa demanda tem sido longo, a baixa demanda seguiu com redução de produção prolongada, e no momento que voltar a demanda, o preço do petróleo tende a hipercorrigir… quanto mais longo o mercado e fundo de baixa, mais elástica tende a ser a correção.

7 curtidas
2 curtidas