PETR4 - Petrobrás

Alguém pensando em entrar em petr4? Em que preço?

Risco é muito grande.
Para quem quiser especular recomendaria operar com opções, seja uma trava de alta ou compra a seco.

Sobre mercado de opções, tenho uma dúvida:

Se eu fizer trade a seco com opções de call (comprando e, posteriormente, vendendo), é como se eu estivesse lançando opções no mercado e poderia ser exercido?

Não, só teria risco de ser exercido sem solicitar se estivesse operando com a venda. Mesmo assim este risco é praticamente nulo, só existe próximo do vencimento da série.

Então quem seria exercido seria quem lançou inicialmente no mercado as opções que negociei, seria mais ou menos isso?

Se vc operar na compra vc que detém o direito de exercer ou não. Senão me engano o processo de escolha sobre quem será exercido é meio que aleatório.

Nao. Quando voce compra opcoes (call ou put), vc decide se vai exerce-las. Vc esta COMPRANDO o direito.
Quando vc lanca opcoes, vc esta vendendo esses direitos. Logo, quem as compra de vc tem o direito de exercicio.

É que eu pensei que uma vez que eu vendesse a opção que comprei eu me tornaria no “lançador”

Se voce vende a opcao que vc comprou vc simplesmente zera a posicao.

Quando vc vende uma opcao (que vc nao tinha antes, p ex LC), vc eh o lancador. Nesse caso, dependendo do tipo de opcao (americana ou europeia) vc pode ser exercido (a qualquer momento ou no vencimento).

Primeiro quer limpar, para depois vender…