PETR4 - Petrobrás

Eu chuto que petr3 vão vender na casa dos 29,80-30,00, definição de preço é 5 de fevereiro.

Alguém sabe dizer de alguma previsibilidade da Petrobrás pagar bons dividendos esse ano? Ao que parece a Suno colocou a empresa na carteira de dividendos, mas desconheço o relatório.

A expectativa, segundo eles, é para o ano de 2021, onde a estimativa de DY é por volta de 9%.

Nesse ano, deve ficar em torno de 3%.

2 curtidas

Várias casas de análises estão recomendando, inclusive com esta observação: dividendos a partir de 2021! Como também consta na carteira do PENSERICO, entrei essa semana!!!

2 curtidas

Aos mais experientes, para uma carteira visando longo prazo é interessante manter Petrobras e Vale, por exemplo?

Por serem cíclicas, seria mais apropriado para position ou swing trade, certo?

Amigo, acho válido colocar elas em carteira. Apenas faz o controle de risco (não ficar muito exposto).

2 curtidas

@maicon o da Petro Rio é 23 dólares e do pré sal 5 dólares? É isso mesmo?

Vi no relatório da Suno que retirou essa info do release da PETRO. Por isso que a Petrobras, com uma gestão decente está focando no pré sal. É uma vantagem competitiva gigantesca.

1 curtida

@fortaleza, acabei de olhar de novo no relatório e é isso mesmo, $5 por Boe. Na média da Petrobras o custo dela hoje é de $10. Bem baixo tb. Tem grande potencial mesmo. Ela estará na minha de aportes mensais a partir de agora.

É que pode ser que exista diferença nos parâmetros.

Tipo os 5 dólares do pré sal seja incluído apenas uma parte dos gastos e da Petro Rio, incluindo tudo, sei lá. Diferença muito grande…

Acredito que a diferença seja uma questão de produtividade, uma plataforma de aguas profundas gerando 10-20k BOE e a outra uma plataforma pré-sal gerando 80-100k BoE. No mais o pré-sal custa muito mais para iniciar a produção, mas depois se paga. Quem acredita no futuro de PETR nunca se esqueça que é a única ação que CAI quando o preço do barril do petróleo SOBE por medo da interferência do estado e a ciclicidade extra de cada 4 anos somado ao ciclo da commodity. Mas realmente, tem muita casa de análise recomendando PETR com potencial sei lá, de 30%, enquanto isso já estou com 200% em PRIO, no mesmo período das recomendações.

4 curtidas

É que a produção do Pré sal é gigantesca. Cada poço do pré sal é uma 5 vezes a produção da Petrorio. Sem contar o ganho de escala da Petrobras em ter muitas plataformas na mesma região, o que diminui os custos de logística de barcos e sondas.

Os campos da Petrorio são mais maduros, tanto que não valem a pena para Petrobrás, porque a estrutura que tem que manter para os dois campos é quase a mesma. A Petrorio ganha nisso, conseguindo produzir esses campos mais antigos com uma equipe menor e menos apoio do que a Petrobas conseguiria.

2 curtidas

A PRIO pega os poços da Petro que tinham lifting cost de USD 30, e baixa para USD 20… Além disso, não tem os custos de exploração, que é algo que queima caixa, já compra os poços com a reserva de barris já estabelecida, e com alta probabilidade de aumento de reserva e produção em prospecções/revitalizações…

O problema é o Capex de qualquer processo de exploraçao e produção. O que quebrou a OGX e quase faliu a HRT, que virou PRIO depois…

3 curtidas

Sobre o lifting cost da PETR aconselho estudar o caso e os múltiplos da Saudi Aramco, é estatal e se nao me engano o custo era de 6US$ por barril. Pode ser um proxy para verificar se tem boas condições da cotação andar.

1 curtida

Sim… ganha muita escala… mas o capex inicial era muito grande, ainda mais os riscos de não dar certo. Agora que está produzindo, fica mais claro, mas eu era bem cético com o sucesso de uma estatal perfurar uma camada de 2km de sal, geologicamente instável, no fundo do mar.

Perfurar poços é o que mais queima caixa… o business da PRIO é muito mais simples… Lembrando que esse preço de US$ 5 o barril é o lifiting cost (operação), não o custo completo, que envolve desde prospecção e exploração, teu NAV (custo de oportunidade/custo de dívida). Fora a questão de roylaties / custo de vendas… Então, o all-in cost é muito maior do que 5 USD, ainda mais se quiser considerar a corrupção por trás de todo o capex! O Capex de exploração em terra é muito menor.

Para a PRIO, por exemplo, comprou 30% de PRIO agora por 100mi, e tem 27mi barris de reserva (2P). Então, teve custo de aquisição (em vez de exploração), da ordem de 4 USD o barril (+ o NAV)… então, apesar do lifiting cost ser 20USD, o lifiting+aquisição 24USD.

5 curtidas

Prospecto Preliminar de Oferta Pública

1 curtida

Alguém vai participar da oferta? Qual o valor razoável?

1 curtida

Eu não vou, prefiro comprar a PN que é mais barata que a ON.

6 curtidas

Estou no aguardo do rateio de Mitre para decidir

O preço da oferta de Petr3 sai hoje não é?