Planilhas e Ferramentas para Controle de Investimentos

Parou de funcionar aqui também. :frowning:

Alguém sugere alguma outra fórmula pra pegar cotação enquanto isso?

Passei a usar:

=ImportXML(“https://www.infomoney.com.br/cotacoes/cogna-cogn3//“;”//div[@class=‘value’]/p”)

=SEERRO(SEERRO(SEERRO(SEERRO(googlefinance(A2);(SUBSTITUIR(ImportXML(“Symbol lookup from Yahoo Finance[ @title =‘Valor atual do ativo’]/strong”)); SEERRO(ÍNDICE(IMPORTHTML(CONCATENAR(“Ativo informado não existe - GuiaInvest”)

Está mostrando as cotações, mas está faltando algumas.

Galera, uma ajuda de Google Sheets pra quem puder e souber rsrs

Eu estou usando uma fórmula SUMIFS para somar os valores de uma tabela, mas de acordo com alguns critérios. Acontece que eu tenho um critério OR (OU) em uma mesma coluna, explicando:

• eu vou somar tudo que for A=“compra” ou A=“venda”.

Única forma que consegui é criar vários SUMIFS para cada valor (“compra”, “venda”) e somar eles. Funciona, mas fica gigante e queria diminuir pra ficar mais fácil de “enxergar” a fórmula.

Obs.: para colunas diferentes eu consigo na mesma fórmula SUMIFS, o problema é quando são colunas iguais.

Pq vc não coloca as vendas em negativo e usa um somaSE para somar ou os positivos ou os negativos.
Teria o mesmo resultado.

1 curtida

O “problema” é que na planilha que estou montando também calcula compra, venda, grupamento, desdobramento e amortização. Ta bem completa kk

Eu dei exemplo de compra e venda, mas vai ter todos esses outros tipos e aí não rola essa questão de negativo com positivo.

1 curtida

A planilha do dlombello faz parte disso. Vc pode fazer uma cópia e olhar as fórmulas e scripts para adaptar a sua planilha.

1 curtida

Até tentei e agradeço pelo comentário, mas não achei cara.
A planilha tem muitas abas e coisas, difícil achar alguma coisa ali rsrs.

Mas sigo aqui tentando resolver. Valeu!

1 curtida

UPDATE: consegui utilizando a função QUERY do Google Sheets.
Deu pra enxugar um pouco o tamanho total da fórmula e deixar mais fácil de visualizar.

Olá a todos, tudo bom? Estou com uma dúvida e gostaria de saber para pessoas que utilizam planilhas de controle próprio (excel) como estão incorporando os proventos (juros sobre capital próprio e dividendos) na rentabilidade do cálculo da carteira de vocês?

Me explico: bem antigamente eu calculava tudo no excel, com planilha que eu mesmo fazia. O problema é que a distribuição de proventos eu absorvia como cálculo de compra de cota, o que está errado em si, visto ele não aumentar a rentabilidade da carteira (somente o patrimônio). Como o ajuste por proventos numa ação seria trabalhoso e não sabia direito como fazer, comecei a utilizar as ferramentas online. Mas com o passar do tempo vi que elas apresentavam problemas de cálculo, não me incomodei tanto, mas decidi tirar a prova esse final de semana e me cadastrei em vários sites de controle de carteira. Para minha surpresa todos calculavam de forma errada a rentabilidade, inclusive alguns do próprio ibovespa. Por isso a pergunta aqui.

Para quem tiver interesse, cadastrei uma ação do BBAS3 a preço de fechamento com dia 24/08/2018 para cálculo de rentabilidade até dia 26/03/2021 (29,64 vs 29,66, dando uma rentabilidade, sem proventos, de 0,07%). A expectativa era que a rentabilidade do ibovespa ficasse em 50,51% (114.781,00 vs 76.262,00 com valores de fechamento do ibovespa). Mas eis oq eu achamos:

Kinvo: Ibov 47,21%, rentabilidade da carteira 14,70% (não tenho o premium para ver como ele calculou os proventos nem a rentabilidade bruta da ação)

Gorila: Ibov 50,51% (correto), rentabilidade da carteira 13,50%, com total de proventos de 52.238,69 (o que está errado, pelo RI do BB deveria ser algo próximo a R$ 48.554,00, pelo que entendi ele já está incorporando os proventos futuros ainda não pagos dia 31/03 além de incorporar proventos que ele não teria direito pagos dia 31/08/2018 visto a data ex ser dia 22/08/2018)

Real valor: descartado pois você deve inserir os proventos manualmente e ele ainda não chega a calcular o valor da carteira

Meus dividendos: rentabilidade da carteira 15,60% e proventos pagos 44.535,28, não apresenta o ibov 12,9%

Flipper: descartei pois ele só importa direto da corretora na versão desktop

Não testei no trademap, depois vou olhar.

Caso alguém tenha uma luz do cálculo, e como faz à mão e/ou tenha um aplicativo que calcule certo, agradeço. rs

1 curtida

Teste também no Status Investing.

1 curtida

Testei o Trademap e o status. Status, uma porcaria, desisti no meio. A gestão da rentabilidade para ver valores é muito ruim

Do status, a rentbailidade do Ibovespa ao menso bate, 50,51%, entretanto a rentabilidade da carteira não é ajustada por proventos (ela só compara o valor atual da ação contra o histórico) e, o valor total de proventos também difere do site do BB (que também difere do da BMF), mas bate com o meus dividendos, R$ 44.535,28

Vou questionar alguns dos sites, mas minha recomendação que fica aqui é que esses sites não mostram com acurácia nem sua rentabilidade real da carteira, tão pouco os proventos realmente pagos, não servindo apra IR dessa maneira.

4 curtidas

Alguém sabe se tem algum site que tenha alerta de preços grátis. Por exemplo, você estabelece um preço para tal ação e se chegar nesse valor ele te envia um email avisando. As vezes não consigo ficar olhando sempre as ações que estou pensando em entrar, um alerta desse seria interessante.

Algumas corretoras têm essa opção no HomeBroker ou site. Dá uma olhada na sua.

1 curtida

@spaaaace se não me engano o investing.com tem.

1 curtida

@sellous os meusdividendos apresenta sim a rentabilidade do ibov e compara com a sua carteira. Eh só escolhe no Dashboard a opção de benchmark ( ibov, cdi, ipca, etcc ) . Vai aparecer duas linhas no gráfico do Dashboard , uma eh a da sua carteira e a outra eh a do benchmark. Eh só passar o mouse em cima q vai apresentar a rentabilidade comparada.

Na Mirae realmente tem, até tinha olhado antes mas não tinha visto, dando uma procurada melhor eu achei. Vi que o site Traidingview tmb tem só que é limitado a 2 meses.

Trademap e investing tem.

Ferramenta pra administrar títulos do tesouro direto
Estou criando está ferramenta online gratuita pra administrar meus títulos e tbm usar de portfolio.

Gostaria de dicas e feedbacks!
https://tesourohoje.com.br/

4 curtidas

Oi @miguelsc , o que vc quis dizer com não bate os valores, quais valores? Qual é essa ferramenta TD? O que você vê de problemas nessas ferramentas? Fiquei surpreso de vc falar de tanta coisa que utiliza e nada funcionar… já tentou usar o do MeusDividendos?