Planilhas e Ferramentas para Controle de Investimentos

Pior eh q tem muita gente na paga dizendo que a antiga eh melhor , mais intuitiva e fácil de usar , e por conta disso pedindo pra não desativarem a antiga kkk

3 curtidas

exatamente oq estou vendo tbm !!

Uso uma planilha pessoal para controle dos meus investimentos. Eu a organizei com base nos registros das compras e das vendas dos diversos ativos (datas, ativos, valores de compra e de venda etc.). Para calcular a rentabilidade ACUMULADA de um ativo, uso a seguinte fórmula: (total das vendas+total em custódia+total dos proventos)/total das compras. Gostaria de calcular a rentabilidade ANUALIZADA, levando em conta que as várias compras e vendas de um determinado ativo ocorrem em momentos distintos. Pensei em usar a fórmula ((total das vendas+total em custódia+total dos proventos)/total das compras)-1*100, mas não sei como incluir a questão das datas das compras e vendas nesse cálculo. Se eu comprei 100 ações do BB em 2010, a rentabilidade anualizada é diferente daquela obtida se eu tivesse comprado 50 ações em 2010 e outras 50 em 2015. Gostaria que o retorno anualizado espelhasse esse período de custódia. Alguém saberia me explicar como fazer isso?

1 curtida

Vai precisar utilizar “cotas”. Eu pessoalmente acho trabalhoso fazer com muita frequência (diário ou semanal), então faço apenas início e final do mês.

3 curtidas

O conceito está correto, mas há uma lacuna prática nesse exemplo.
Sempre que há um novo aporte, é preciso recalcular o valor da cota. Para ser preciso, não adianta pegar o valor que foi calculado no fechamento do mês. Senão, no máximo, o que haverá será um cálculo aproximado que, a depender da volatilidade do mercado, poderá diferir sobremaneira do valor real.

Digo isso porque, pelo menos para mim, o normal é fechar o mês num dia, digamos dia 30, e fazer o aporte em outro, tipo dia 10 do mês seguinte. A coisa fica ainda mais complicada se você fizer aporte picadinhos durante o mês.

Enfim, ajuda, mas se for fazer direito dará um certo trabalho.

Eu uso a fórmula XTIR do Excel para encontrar a taxa interna de retorno anualizada.

A tir significa isso: se a tir eh X%, isso significa que se eu tivesse investido em renda fixa de x% (varios aportes), teria o valor atual? Ou seja , ela que eh boa para comparar com cdi, por dxemplo?

Ela vai fazer o que o colega quer que é considerar a data do aporte na rentabilidade.

Por exemplo: se o dois investimentos feitos na mesma data renderam exatamente a mesma coisa no vencimento, a rentabilidade deles são iguais. Agora digamos que um foi feito em janeiro e outro em fevereiro e no vencimento os dois chegaram no mesmo valor, então quer dizer que o de fevereiro é mais rentável, pois precisou de menos tempo.

Na XTIR do Excel você passa o conjunto de datas e valores (aportes ou rendimentos) e já vai calculando pra você.

1 curtida

Poderia deixar um exemplo de como fazer isto no excel, gostaria de eu mesmo fazer, pois maioria dos sites utiliza o método TWR pelo que percebi, mesmo meu preço médio estando abaixo do valor atual, pelo TWR fica negativo, ja pelo XTIR ele cálculo correto pelo que vejo no Dombelloapp

A fórmula é essa: =XTIR([valores];[datas])

OBS: aporte você coloca o valor com sinal negativo e recebimento com sinal positivo.

Por exemplo: comprou 100 ações de ITSA4 em 01/10/2023 por R$ 900,00, registra como -900,00. Digamos que vendeu as mesmas sem ações por 920,00 em 10/10/2023, registra como 920,00.

image

O último campo da coluna valor aplico a fórmula, nesse exemplo é: =XTIR(B2:B13;A2:A13)

6 curtidas

Prefiro fazer assim pq cada plataforma faz de uma maneira e muitas vezes não são transparente como é feito.

Vlw, testei aqui a função XTIR com 1 ação , e comparei com a planilha Dombelloapp, vi que calcula a Xtir correto ainda levando em conta os proventos recebidos

2 curtidas

Caros,

Uso o meusdividendos e fiz uma planilha para facilitar lancar as operacoes la (vindas de notas de corretagem do Inter (ou outras que seguem o mesmo formato)). Por enquanto, nao testei muito no caso de haver operacoes de venda (mas suspeito que funcione).

Quem tiver interesse, eh so clonar: Nota para meusdividendos - penserico3 - Planilhas Google
(ainda e’ uma gambiarra nao testada… mas talvez seja util)

Instrucoes:

1. Cole em A1 (da primeira folha da planilha) a nota de corretagem (baixe do Inter em Excel, abra no Excel/Libre Office/etc, copie e cole) igual no modelo.
  2. Em “calculos1”, confira se M2 (total das operacoes que a planilha calculou) esta parecido com M4 (total das operacoes, segundo a nota de corretagem)
  3. Confira tambem O2 e O4 (total das operacoes, contando com as taxas)
  4. Abra a terceira aba, baixe o CSV e importe para o meusdividendos.
6 curtidas

nova atualização do TRADMAP versão free agora não permite mais visualizar mais que 5 cotações de ações :man_facepalming:

… um app tão bom foi pro saco . Cotação de ações em tempo real o cara consegue em qq lugar e os caras metem essa . Agora tem q pagar pra ver kkkk

Acabei de desinstalar ele .

1 curtida

Tbm ja desinstalei o APP, se alguém tiver um outro para indicar

Eu estou usando o app da investing.com … o que não gosto de lá eh a cotação com um atraso maior e tb a forma que as ações ficam dispostas … o tradmap era ótimo nisso. Fácil ver as ações , cotações e gráficos .

2 curtidas

Algum fera poderia me mandar uma fórmula para colocar na planilha do Google , para puxar a cotação do ETF B5P211? Pode ser puxando do Infomoney. Já tentei varias vezes, assistindo vídeo no YouTube, e não consegui. Não sei onde estou errando.

1 curtida

Acho que tá com problema. Até uns tempos atrás HASH11 não atualizava.

2 curtidas

Por favor, alguém conhece algum site que avisa, manda um Emil ou algo assim, toda vez que uma empresa libera um comunicado para b3?

1 curtida

Oi, é um pouco manual, mas o que eu faço é me cadastrar no serviço de “mailing” que pode ser encontrado no site do RI das próprias empresas, assim sempre enviam um e-mail em caso de comunicados. Um site com tudo aglutinado e podendo escolher os que recebe eu desconheço.

1 curtida