Pior eh q tem muita gente na paga dizendo que a antiga eh melhor , mais intuitiva e fácil de usar , e por conta disso pedindo pra não desativarem a antiga kkk
exatamente oq estou vendo tbm !!
Uso uma planilha pessoal para controle dos meus investimentos. Eu a organizei com base nos registros das compras e das vendas dos diversos ativos (datas, ativos, valores de compra e de venda etc.). Para calcular a rentabilidade ACUMULADA de um ativo, uso a seguinte fórmula: (total das vendas+total em custódia+total dos proventos)/total das compras. Gostaria de calcular a rentabilidade ANUALIZADA, levando em conta que as várias compras e vendas de um determinado ativo ocorrem em momentos distintos. Pensei em usar a fórmula ((total das vendas+total em custódia+total dos proventos)/total das compras)-1*100, mas não sei como incluir a questão das datas das compras e vendas nesse cálculo. Se eu comprei 100 ações do BB em 2010, a rentabilidade anualizada é diferente daquela obtida se eu tivesse comprado 50 ações em 2010 e outras 50 em 2015. Gostaria que o retorno anualizado espelhasse esse período de custódia. Alguém saberia me explicar como fazer isso?
Vai precisar utilizar “cotas”. Eu pessoalmente acho trabalhoso fazer com muita frequência (diário ou semanal), então faço apenas início e final do mês.
O conceito está correto, mas há uma lacuna prática nesse exemplo.
Sempre que há um novo aporte, é preciso recalcular o valor da cota. Para ser preciso, não adianta pegar o valor que foi calculado no fechamento do mês. Senão, no máximo, o que haverá será um cálculo aproximado que, a depender da volatilidade do mercado, poderá diferir sobremaneira do valor real.
Digo isso porque, pelo menos para mim, o normal é fechar o mês num dia, digamos dia 30, e fazer o aporte em outro, tipo dia 10 do mês seguinte. A coisa fica ainda mais complicada se você fizer aporte picadinhos durante o mês.
Enfim, ajuda, mas se for fazer direito dará um certo trabalho.
Eu uso a fórmula XTIR do Excel para encontrar a taxa interna de retorno anualizada.
A tir significa isso: se a tir eh X%, isso significa que se eu tivesse investido em renda fixa de x% (varios aportes), teria o valor atual? Ou seja , ela que eh boa para comparar com cdi, por dxemplo?
Ela vai fazer o que o colega quer que é considerar a data do aporte na rentabilidade.
Por exemplo: se o dois investimentos feitos na mesma data renderam exatamente a mesma coisa no vencimento, a rentabilidade deles são iguais. Agora digamos que um foi feito em janeiro e outro em fevereiro e no vencimento os dois chegaram no mesmo valor, então quer dizer que o de fevereiro é mais rentável, pois precisou de menos tempo.
Na XTIR do Excel você passa o conjunto de datas e valores (aportes ou rendimentos) e já vai calculando pra você.
Poderia deixar um exemplo de como fazer isto no excel, gostaria de eu mesmo fazer, pois maioria dos sites utiliza o método TWR pelo que percebi, mesmo meu preço médio estando abaixo do valor atual, pelo TWR fica negativo, ja pelo XTIR ele cálculo correto pelo que vejo no Dombelloapp
A fórmula é essa: =XTIR([valores];[datas])
OBS: aporte você coloca o valor com sinal negativo e recebimento com sinal positivo.
Por exemplo: comprou 100 ações de ITSA4 em 01/10/2023 por R$ 900,00, registra como -900,00. Digamos que vendeu as mesmas sem ações por 920,00 em 10/10/2023, registra como 920,00.
O último campo da coluna valor aplico a fórmula, nesse exemplo é: =XTIR(B2:B13;A2:A13)
Prefiro fazer assim pq cada plataforma faz de uma maneira e muitas vezes não são transparente como é feito.
Vlw, testei aqui a função XTIR com 1 ação , e comparei com a planilha Dombelloapp, vi que calcula a Xtir correto ainda levando em conta os proventos recebidos
Caros,
Uso o meusdividendos e fiz uma planilha para facilitar lancar as operacoes la (vindas de notas de corretagem do Inter (ou outras que seguem o mesmo formato)). Por enquanto, nao testei muito no caso de haver operacoes de venda (mas suspeito que funcione).
Quem tiver interesse, eh so clonar: Nota para meusdividendos - penserico3 - Planilhas Google
(ainda e’ uma gambiarra nao testada… mas talvez seja util)
Instrucoes:
- Cole em A1 (da primeira folha da planilha) a nota de corretagem (baixe do Inter em Excel, abra no Excel/Libre Office/etc, copie e cole) igual no modelo.
- Em “calculos1”, confira se M2 (total das operacoes que a planilha calculou) esta parecido com M4 (total das operacoes, segundo a nota de corretagem)
- Confira tambem O2 e O4 (total das operacoes, contando com as taxas)
- Abra a terceira aba, baixe o CSV e importe para o meusdividendos.
nova atualização do TRADMAP versão free agora não permite mais visualizar mais que 5 cotações de ações
… um app tão bom foi pro saco . Cotação de ações em tempo real o cara consegue em qq lugar e os caras metem essa . Agora tem q pagar pra ver kkkk
Acabei de desinstalar ele .
Tbm ja desinstalei o APP, se alguém tiver um outro para indicar
Eu estou usando o app da investing.com … o que não gosto de lá eh a cotação com um atraso maior e tb a forma que as ações ficam dispostas … o tradmap era ótimo nisso. Fácil ver as ações , cotações e gráficos .
Algum fera poderia me mandar uma fórmula para colocar na planilha do Google , para puxar a cotação do ETF B5P211? Pode ser puxando do Infomoney. Já tentei varias vezes, assistindo vídeo no YouTube, e não consegui. Não sei onde estou errando.
Acho que tá com problema. Até uns tempos atrás HASH11 não atualizava.
Por favor, alguém conhece algum site que avisa, manda um Emil ou algo assim, toda vez que uma empresa libera um comunicado para b3?
Oi, é um pouco manual, mas o que eu faço é me cadastrar no serviço de “mailing” que pode ser encontrado no site do RI das próprias empresas, assim sempre enviam um e-mail em caso de comunicados. Um site com tudo aglutinado e podendo escolher os que recebe eu desconheço.