Os juros terem baixado mais do que o esperado é uma das coisas que fez o dólar subir tanto frente ao real, não foi?
Mas seria mais em algo relação ao BC do que ao PG.
Os juros terem baixado mais do que o esperado é uma das coisas que fez o dólar subir tanto frente ao real, não foi?
Mas seria mais em algo relação ao BC do que ao PG.
Juros artificialmente baixos.
Quem acompanhou a História Econômica do Brasil a partir do Plano Real, especialmente até que a moeda se consolidasse, sabe que a equipe econômica morreria nos juros para defender a moeda.
Para quem não quiser ler, tem um filme bem legal que mostra a história inicial e nos primeiros anos do Plano Real. Não lembro o nome.
Você realmente acredita na independência de fato do BC?
Quem define os juros é o BC e quando a selic foi baixada a 2 todo mundo aplaudiu, inclusive a oposição…
É uma forma de tributação indireta: destruir dinheiro de quem comprou selic (menor custo da dívida para o governo), praticamente colocar uma arma na cabeça de quem está com dinheiro parado…
Enfim, o problema central é fiscal, juros baixos e inflação é uma forma disfarçada de aumentar a carga tributária…
Só é possível controlar carga tributária se os gastos do Estado fossem controlados ou tão eficientes para gerar crescimento eeconômico sustentável o que nunca se viu na história do Brasil
Temos 32 a 35% de carga tributária + inflação + juros negativos
A verdade é que o hospedeiro Brasil está no limite, mas estão dando jeitinhos para sugar mais sem ele sentir que via morrer…
Uma postagem foi mesclada em um tópico existente: Off Topic - conversa informal
Temos de levar em conta que o país tinha taxas de juros surreais de altas.
Agora temos uma taxa selic mais próxima da realidade de um país decente.
Provavelmente terão de subir um pouco, pois para manter neste patamar precisamos de mais reformas estruturais. Porém mesmo que suba um pouco, não creio mais em selic acima de 6 a 7% como era outrora.
Só acrescentaria que os juros talvez não determinem o valor da moeda ou sejam capazes de destruí-la, ditam no máximo o preço e a volatilidade, penso que é uma falácia esse binômio juros x inflação. Juro é uma forma de controlar os efeitos mas não de eliminar as causas. Prefiro pensar que toda inflação é um problema monetário, isto é, de aumento dos meios de pagamento, que geralmente tem origem fiscal. Vemos esses ciclos nas moedas, o dólar já viveu vários ciclos e a economia americana se fez em cima de um câmbio depreciado. É ruim ter câmbio depreciado? Em alguns sentidos, em outros não. Mas quando vejo o cenário atual, juros a 2%, câmbio 25% acima do câmbio de equilíbrio, inflação mostrando as mangas, vejo um retrato, ok, entendo a aversão, mas isso não destrói a moeda, só muda o retrato por fora, o raio-x, que é o controle fiscal, tenho visto o Guedes como defensor ferrenho, apesar do PR, que parece não saber o que quer, Congresso e cia. Por isso não concordo com a afirmação que PG está destruindo o Real. É a filosofia que ele sempre pregou: baratear o país no câmbio, monetário frouxo e fiscal apertado: historicamente, é o que dá certo e faz crescer, sem precisar de boom disso ou boom daquilo.
Pode até acontecer, mas pelo menos, mudar é uma tentativa de melhorar a pauta do governo.
Tem q saber qual é a “verdade” verdadeira.
Eu concordo contigo.
O problema é que a inflação destrói junto a massa salarial e o consumo das famílias.
Acaba com os mais pobres, empobrece muitos e detona o mercado interno.
Enfim, detona a economia.
É difícil ter uma economia saudável com inflação alta.
Lembro que, em 1992 ou 1993, vendi meu carro durante a semana. Recebi um saco de dinheiro vivo. Todo sábado, o preço dos carros aumentava. Eu tinha até sexta-feira para obrigatoriamente comprar outro carro.
Agora, pela primeira vez desde 1994 (Plano Real), ainda que em escala menor, estou sentido algo semelhante. É a arma na cabeça que vc falou sobre ter algum dinheiro na SELIC.
Isso faz os preços dos ativos subirem artificialmemte.
Uma hora virá tudo abaixo.
Não acho q exista valor nenhum na moeda, se vc considerar que ela é meramente um meio de troca… dinheiro não tem valor mas sim as coisas que vc faz com ele… onde quero chegar? O que importa é a produtividade da economia com todos seus custos, impostos, governo, burocracia br, lentidão… no final esse é o verdadeiro valor. Dinheiro é ilusão, uma forma de manobrar a massa assalariada… o real é o valor e depende desta produtividade/valor criado/utilidade… assim fica mais claro p onde as reformas devem ir. E reduzir o Estado/tributos é um dos pilares disso.
Complementando e concordando com o amigo @sr_fouquet
Desprendam se um pouco da moeda e foquem mais em patrimônio, ouro, etc assim fica mais claro onde está o poder de compra. Moeda é só uma forma de segurar o poder por um instante… mas tem formas de preservação deste valor mais eficientes.
O valor deve ser investido, empregado rapidamente ou então ele se deteriora , evapora rápidamente.
Isso acontece c inflação alta ou baixa a divulgada nunca reflete a realidade…
Olha o preço da sua compra no supermercado de 1 ano para o outro, de materias de construção, terra, empresas, ativos etc. Acompanhar isso é quase impossível especialmente se vc n ver q a moeda só vale por 1 instante.
A esquerda leite estragado não reflete os fatos, só querem por uma profunda inveja derrubar Bolsonaro ainda que o povo se arrebente junto com ele.
so agora vc ta sentindo isso(inflação)? onde vc estava entre 2010-2016 ? rsrs
Eu não acho que é só pura fumaça e sim pura burrice da esquerda como sempre foi, o Gabriel Pensador tem que tirar loira da letra de sua musica, elas não merecem essa humilhação, e trocar por “Esquerda Burra”.
Eu estava no Brasil.
O IGPM anual do período apontado por você foi de 7,16%.
O de 2020 foi de 23,13%. Só três vezes maior.
Mas a culpa disso tudo é do PT e… do Dória.
Alexandre Frota não serve nem para ser prefeito dos quintos dos infernos, quem dera presidente da Câmara, o capeta jamais vai querer esse traíra.