Política (Part 2)

A Peppa se lascou…

6 curtidas

Frotinha também se lascou. :joy: Não levou nem para Dep Estadual. Outro que achou que iria surfar onda sem o Bozo… :joy:

4 curtidas

Mas quê?

6 curtidas
2 curtidas

Com.certeza traz esse resultado segurança para qualquer cenário:

Emenda Constitucional = 3/5 * 513 ou 205 votos contrários,

PL = 99
Republicanos = 41
PP = 47
União = 59

Alguns desses partidos podem ser mais heterogêneos, admito, mas isso seria problema se a massa doa outros partidos, com raras exceções, não fosse de centro ou centro-esquerda e bem heterogênea.

No senado

Finalmente os dinossauros do PSDB vão dando espaço pros grupos governistas. Parece que o eleitor está aprendendo que não adianta desfilar presidente.

O Lula vai ganhar? Tenho a impressão que sim.
Mas a tendência será um governo de centro-direita. Temas polêmicos devem ser intransponíveis assim como foi para Bolsonaro.

7 curtidas

E indo um pouco além na análise do 1 turno, olha como ficou o resultado na Bahia. Praticamente a diferença em número de votos nacionais entre os dois.

Nordeste é uma região onde o Lula é rei lá, e vai ser muito difícil algo que mude isso na próxima década.

2 curtidas

Isso acontece SEMPRE onde eu voto e onde minha esposa vota também.
Onde eu voto nunca tem fila e ao lado é uma fila gigante.
Onde minha esposa vota tem uma fila gigante e as seções próximas todas vazias.
não dá pra entender.

Fato estatístico Interessante: o candidato que tinha “200%” de intenção de voto, segundo a maioria dos institutos de pesquisas e da grande mídia, não ganhou no primeiro turno.

Vou reafirmar algo que já escrevi aqui neste tópico:

1. A imprensa de modo geral não é isenta. Existem as exceções. Às vezes até para disfarçar a falta de isenção.
  2. A maioria dos institutos de pesquisas não erram, eles fraudam as pesquisas que são compradas/vendidas, dependendo de onde se olha.
6 curtidas

a bancada do senado agora da força pra isso hein

é oq eu sempre disse, bandido n tem eleitor, tem cumplice

Pra gente comparar quem chegou mais próximo:

Considerando margens de erro, Atlas e Paraná pesquisas “erraram” menos.

Me chama mais a atenção a quantidade de previsões para o senado e governos estaduais que não se concretizaram.

3 curtidas

Interessante que peguei os dados de 2018. Fiz um pouco correndo aqui, mas somei Haddad + Ciro quando o segundo aparecia em terceiro lugar. Sinceramente, a impressão que fiquei foi que o mal-desempenho do Bolsonaro se deve mais ao Sudeste.

Nordeste POP 27,6% / BR
Se fizer um somar SOMARPRODUTO vs Pop. Total, dá um avanço de 1,4% contra um avanço de 1,8% da esquerda vs 2018. No Ceará, por exemplo, o Bolsonaro chegou a subir quase 17%. Pernambuco pesou, mas a queda até que foi pequena (2,2%).
Lula 66,4 vs Haddad + Ciro 64,0
Bolsonaro 27,3 vs 26,2

Sudeste POP 42,1% / BR
Onde acho que Bolsonaro de fato perdeu:

Estado Região 2022 2018 18x22
Espírito Santo SUDESTE 52% 55% -4,6%
Minas Gerais SUDESTE 44% 48% -9,7%
São Paulo SUDESTE 48% 53% -10,0%
Rio de Janeiro SUDESTE 51% 60% -14,3%

Só a população de Minas Gerais é 10% do país. Por comparação, ele ganhou em 2018 por 48 a 39 no primeiro turno. Somando a região:

Lula 42,6 vs Haddad + Ciro 31,2
Bolsonaro 47,6 vs 53,2

Centro-Oeste + Sul + Norte POP. 30,3%
O Estado do Pará, onde teve a maior derrota, 52 vs 40, foi o único Estado mais populoso onde de fato perdeu. Ainda assim, somando a região. Queda de 0,8% vs 2018 e avanço de 6,0% da esquerda.
Resultado:
Bolsonaro 52 vs 54
Lula 40 vs 34

Enfim, acho que o Nordeste votou tipicamente como vota. A variação negativa do Bolsonaro, provavelmente causa da rejeição causada pela pandemia, mais o fato de enfrentar um candidato forte (pelo chamado recall da era Lula), fez com que ele não só perdesse votos, mas entregasse uma parte desses votos diretamente para o oponente. Gente que votou Bolsonaro em 2018 provavelmente está votando Lula agora.

Analisando, melhor desempenho de Bolsonaro foi no Nordeste, apesar da derrota.

6 curtidas

Oq chegou mais perto não está aí :

2 curtidas

Minhas impressões do 1º Turno:

• No mapa da votação ficou assim: quem mama na teta votou no Lula, quem paga a conta, no Bolsonaro.
  • Fiquei 2 duas horas na fila, minha mulher votou em 15 minutos. A divisão das pessoas nas seções é extremamente falha. Fora a lentidão do próprio ser humano, que demora 25 anos pra digitar 5 números.
  • Achei, realmente, que o Bozo ia ter mais votos, talvez até ficar na dianteira, ainda que não levasse no primeiro turno.
  • Com os dados de hoje, acho difícil o Bozo vencer. O cenário mais provável é o Barba levar o caneco. Contudo, é aquela coisa: futebol é uma caixinha de surpresas.
3 curtidas

A direitaça (o pensamento racista/excludente que gerou, e ainda gera, o Brasil favelado de hoje, que gerou a reação-Lula) já votou.

Vai ser um governo do Lula (melhor “embaixador” do Brasil que o Bozo), de centro-direita (Sr. Fouquet) devido ao Congresso eleito. O que será o mal menor.

2 curtidas

Estou muito confiante na virada. MG mostra claramente que a grande massa votadora não tem ideologia política, e sim se liga nos nomes.

Com o apoio da força que ganhou, Bolsonaro vai receber muito voto virado!

5 curtidas

7 curtidas

Eu acho difícil para o Bolsonaro, mas POSSÍVEL.

A questão é que Lula já bateu o teto dele no Nordeste. Não sobe mais nada por aqui. A dipusta eleitoral vai acontecer no Sudeste. RJ e SP, Bolsonaro ganhou, mas há margem possível para ampliar essa diferença. Teoricamente ele “joga em casa”.

Minas Gerais é a chave da eleição. E tem uma coisa: Bolsonaro não teve apoio nenhum por lá no primeiro turno. Agora ele provavelmente será abertamente apoiado pelo Governador reeleito. Há uma chance razoável de virada em Minas.

Os votos de quem ficou com Ciro até o fim eu duvido que vão pro Lula. O pessoal que votou nele tá magoado com os lulistas pela campanha. É anedótico e sem valor algum, mas os 5 ciristas que eu conheço que se mantiveram no Ciro, vão todos de Bolsonaro. Os ciristas de 2018 que iam de Lula já foram no primeiro turno. Isso no meu círculo pessoal. Eu tendo a crer que a tendÊncia de votos de Ciro é nulo ou Bolsonaro.

Os votos da Tebet eu acho que se dividem assim: mulheres vão de Lula e homens de Bolsonaro. Com base em que eu digo isso? Em nada. Puro achismo.

Ou seja, o caminho das pedras para Bolsonaro é ampliar no RJ e SP e virar Minas. Ele precisa fazer isso. Um outro caminho mais difícil é mobilizar parte da massa de abstenções. Tentar criar medo em quem não foi votar porque achou que tava perdido já.

Eu sou anti-pt, tenho viés, portanto. Acho bem difícil e eleição pro Biroliro, mas não acho impossível não.

Se Bolsonaro ganhar a eleição, Alexandre de Moraes vai precisar procurar emprego.

11 curtidas

Essa de SP pega mal. Último governador mais a esquerda que o Estado elegeu foi Jânio Quadros em 1954. Fora que tenho amigos de infância que são de esquerda na cidade e me lembro de todos criticarem o Haddad como prefeito. Não entendi nem a candidatura em primeiro lugar.

4 curtidas

…e a urna eletrônica brasileira é um sucesso.

8 curtidas