Política (Part 2)

09/01 14:38

Risco político no Brasil cresce, mas perspectiva econômica segue intacta, diz Wells Fargo

O risco político no Brasil aumentou após o ataque à Praça dos Três Poderes ocorrido no domingo (8), em Brasília, mas a perspectiva para a economia do país segue intacta, segundo o banco americano Wells Fargo.

Ontem, milhares de pessoas reunidas na capital federal invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso e o prédio do STF (Supremo Tribunal Federal). A polícia prendeu centenas de manifestantes e mais de mil pessoas foram levadas à Polícia Federal, que investiga o incidente.

A manifestação tinha como objetivo protestar contra o resultado das eleições presidenciais de 2022, mas o Wells Fargo considera que qualquer tentativa de reverter a decisão das urnas será “fútil”.

“Qualquer ataque à democracia é preocupante, para dizer o mínimo. No entanto, duvidamos que os protestos do último fim de semana perturbarão os processos democráticos no Brasil de forma significativa”, disse o economista Brendan McKenna, do Wells Fargo,

Leia mais:

Ele acrescentou que embora o risco político no Brasil seja “tipicamente elevado” e possa prejudicar o preço de ativos locais – como as ações e o real -, o incidente de domingo “não terá um impacto duradouro sobre os mercados financeiros ou sobre a economia do Brasil”.

O banco manteve a previsão para a taxa de câmbio ao fim do primeiro trimestre em R$ 5,30 por dólar e ainda acha que ela pode cair para R$ 5,00 até o fim de 2023.

“Também achamos que os eventos do fim de semana não alteram o curso da política monetária do Banco Central, e ainda achamos que as autoridades começarão um ciclo de corte [dos juros] no terceiro trimestre deste ano. Em relação à economia, nosso cenário-base está intacto, e achamos que a economia do Brasil entrará numa modesta recessão em meados deste ano”, acrescentou.

Por volta das 14h20, o Ibovespa, principal índice da Bolsa, subia 0,52%, para 109.524 pontos, depois de ter aberto o pregão em baixa e caído 0,75% na mínima do dia. O dólar comercial, que chegou a subir 1,40% no mercado futuro nesta segunda-feira (9), ainda sobe no início da tarde, mas em ritmo bem menor – de 0,50%, a R$ 5,2870.

⇨ Quer conferir quais são as recomendações de analistas para as empresas da Bolsa? Inscreva-se no TradeMap!

O post Risco político no Brasil cresce, mas perspectiva econômica segue intacta, diz Wells Fargo apareceu primeiro em TradeMap.

1 curtida

Então para você prender uma pessoa e deixá-la na cadeia durante meses não é um erro? Veja que eu não disse que a condenação do Lula foi justa ou injusta. A questão é que ela aconteceu e se estava tão na cara que estava sendo conduzida de maneira incorreta, a intervenção deveria ter sido realizada antes. O que eu disse é que foi feita uma lambança judicial digna de amadores que agora batem no peito e se dizem competentes para tocar a democracia. Veja que foi criado o benefício da dúvida pelo próprio poder judiciário.

1 curtida

so uma retratação, ele foi condenado em 3 instancias, ate o STJ o condenou, mas ai, chegou no STF que é um tribunal politico em sua ampla maioria indicada pelo réu … mas suspeito foi o moro rrs

1 curtida

Era muito melhor que no governo Bolsonaro. Não é opinião política ideológica, basta conferir os indicadores sociais e económicos.

1 curtida

Também não estou entrando no mérito da decisão. E apenas os magistrados que tomaram conhecimento do caso poderiam agir. Existe toda uma questão de competência que se não forem respeitadas implicam em anulação, foi o que foi constatado posteriormente.
https://globoplay.globo.com/v/9331711/

1 curtida

image
Instâncias da justiça: conheça os tão famosos graus de jurisdição! | Politize!.

2 curtidas

Importante entender que o Bolsonaro entra como coadjuvante neste contexto político. Para mim está claro que sua carreira política se encerrou. Mas nenhum político que já não seja governo deixaria de ver esses acontecimentos como oportunos. E sim, a população irá naturalmente condenar os atos assim como os próprios políticos. Mas isso está no nível da consciência e da razão. Por baixo temos um país extremamente dividido. E os limites agora se alargaram. É engano pensar que o Lula ganhou por 51 a 49. Ele ganhou por 60-70% em metade do país e o Bolsonaro por 60-70% na outra metade. E no final tivemos essa diferença. Ou seja, núcleo bolsonarista a partir de agora virou uma especie de célula terrorista, mas a oposição não irá se alinhar ao governo por isso, pelo contrário, a tendência é tirar vantagem, pois a situação claramente é favorável para criar toda espécie de narrativa.

2 curtidas

Tecnicamente exceção de incompetencia deve ser arguida em Contestacão e nao em Habeas corpus apresentado após juízo de 1o grau, Tribunal e STJ ratificarem a condenação. STF reviveu Lula politicamente.

A aberração foi tanta, que o proprio Marco Aurelio (era o Ministro mais garatista do STF) foi contra

4 curtidas

Sei lá, se estivéssemos vivendo em um mundo “normal”, eu concordaria plenamente, mas com a polarização absurda que parece ser espalhar pelo mundo, não duvido que em 2026 seja o sucessor do Lula contra o Bolsonaro. Isso se o Lula não for um highlander.

1 curtida

Mas será que ela foi arguida em contestação e não foi aceita? Sendo o Habeas Corpus utilizado para este fim unicamente por ser o recurso cabível para o STF?
Independente disso, deve prevalecer o resultado legítimo das urnas.

Lei é só papel, e stf é só corrupção. Oq importa é q temos o maior ladrao da história da humanidade como presidente do brasil. E algumas pessoas até agora não cairam na realidade e estão defendendo este vagabundo.

6 curtidas

Minha intuição é que nas próximas eleições, o PT irá perder apoio dos partidos de centro que o sustentam, especificamente MDB e PSD. O PSD deve assumir um papel central e formar uma espécie de frente ampla, PSD, PP, PSDB, União e possivelmente um PL e PT corram pelas laterais. Irão lançar um nome como o Tarcísio e provavelmente concorrer contra algum candidato mais fraco. Possivelmente vejamos uma fratura entre PSB e PT. Não teremos outros nomes fortes. Em 2016 o Centro assume o país formando uma coalizão de centro-esquerda e governando como centro-direita. Esse é o final feliz que o Congresso vem buscando.

6 curtidas

Mudanças na Jovem Pan, será porque?

4 curtidas

ta, isso e a tecnicalidade que pouco importa na pratica, o fato é que ate no STJ ele foi condenado, ai chegou no tribunal politico , onde 75% dos juizes foram indicados pelo reu …

3 curtidas

é isso, qlqr argumentação diferente disso e so manobra e pasação de pano pra bandido

1 curtida

vc acha msm q o lula n vai se reeleger? so se o capeta chamar antes pra ele n ir pra 2(4) mandato , a justificativa vai ser a msm de sempre, democracia, n perder conquistas, direitos, os pobres … mas no fim e so poder por poder

2 curtidas

China me matando de orgulho kkk

https://twitter.com/jamesmelville/status/1612431837145563136?s=48&t=JfK4Amah7u3j7g0tkitxEA

1 curtida

63%, se contar os indicados por Dilma. Mais importante que isso, é vc analisar as decisões do caso.

Se ele estiver em condições físicas e não for “impichado”, não tenho a menor dúvida de que concorre.
E o mesmo vake para o Bolsonaro, se a saúde dele não se complicar e se não “neutralizarem” ele com uma condenação qualquer, não tenho dúvida de que concorra. E ambos concorrendo, vejo grandes chances de um segundo turno entre os dois de novo.
Apesar da bandalheira de domingo, o sentimento anti-PT é muito forte. Não acho que o Bolsonaro esteja acabado, embora eu mesmo prefira que surja alguma nova liderança de direita.

3 curtidas