Política (parte 3)

Sim, o Chat GPT fez pelo menos alguns períodos de economia rs.

Mas existe uma forma também de contornar tudo isso, porém espere o caos social.
O governo pode agir com uma mão leve e astuta para depreciar o câmbio, a melhor maneira de fazer isso seria manter a Selic levemente mais baixo do que o necessário, isso vai gerar uma série de impactos positivos:

O PIB é um amontado de informações calculadas em moeda local e que expressam o valor quantitativo de uma economia. No entanto, qualitativamente, não é um fenômeno que acontece simplesmente em moeda nacional.

Há as importações, os produtos intermediários, as exportações. Ao depreciar a moeda local, você aumenta o PIB, gerando aumento de arrecadação e impulsiona bastante as exportações, fortalecendo as reservas externas. Digamos que com o dólar a 5 reais, 20% da sua produção é mão de obra, ou 10.000 dólares por mês, ou 50.000 reais. Com o dólar a 10, o seu custo será de 50.000 reais, mas o custo real para paridade com outros exportados, agora cai para 5.000 dólares.

Então o câmbio depreciado impulsiona a economia, a um enorme custo social, mas gera arrecadação para o governo melhorar sua posição frente a dívida pública.

Os itens circulando na economia, igualmente, se tornarão mais caros, seja pelo todo ou pelas partes, o governo acaba sendo beneficiado.

Esta é a única brecha da dívida brasileira. Sem uma reforma administrativo efetiva, que foi totalmente esquecida, hoje considero este montante impagável, ainda mais se as trajetórias estimadas se realizarem.

6 curtidas
4 curtidas

PTralhas e alta cúpula dos picaretas em Brasília prendendo até generais. O Brasil não tem mais jeito. É o poste mijando no cachorro.

6 curtidas

Quem diria que a PF viraria um puchadinho do PT e de determinados ministros do STF. Vergonhoso

… e os generais todos frouxos

7 curtidas

Generais só querem encher o bolso de dinheiro. Já largaram mão do patriotismo e defesa dos valores. Uma vergonha. Por mim que sejam presos mesmo.

3 curtidas

Esses dias, conversando, afirmei que o Haddad seria o próximo candidato a presidência e seria eleito. Fui questionado que ele não tinha postura para se eleger e era um nome fraco. Na verdade, já havia pensado na ópera que devemos viver durante os próximos 10 anos. Primeiro um governo fraco do Haddad, que deve levar a uma crise monetária, pois nada é tão perigoso quanto um economista confiante nas suas idéias e com o poder nas mãos. Em seguida um rodízio na presidência com um candidato supostamente de direita, o Tarcísio possivelmente, que será fraco e não resolverá o problema. Ainda um terceiro ou talvez não, talvez aqui o povo esteja revoltado. Estaremos a beira do colapso, com inflação consistentemente acima de 20% a.a. No terceiro ou quarto presidente, após o atual, a curva de aprendizado teria se dado para a população, após este breve retorno aos anos 90. A decisão difícil vai precisar ser tomada e realmente vai vir alguém organizar a casa, eu voto no Van Hattem e acho que ele chega lá, em 10 anos. Mas quanto aquele primeiro passo que foi tido como totalmente equivocado:

3 curtidas

Faz o L

3 curtidas

Com todo o respeito, quando li seu post imediatamente lembrei da frase do presidente francês Jaque Chirac que diz “As previsões são coisas difíceis, principalmente quando dizem respeito ao futuro".
Outra frase que sempre me lembro é o do ex-presidente do BACE Gustavo Franco que disse que “se você ficar uma semana fora do Brasil, tudo muda. Se você ficar 7 anos fora, nada muda.” .
Sigo minha vida agindo e reagindo ao cenário do momento.

5 curtidas

acreditar em alternancia de poder depois do que vimos acontecer para que em 22 o lula ganhasse é ter muito fe que as coisas ainda funcionam minimamente de forma limpa aqui no BR …

1 curtida

Será? Não deixa de ser previsão quando o desenvolvimento das coisas é movido pela inércia? Não deixa de ser previsão quando uma força (a herança e agravamento de uma crise monetária) vai de encontro a uma outra em movimento contrário? E não é simplesmente natural que a população cometa erros até atingir o efeito desejado? FHC foi o primeiro presidente eleito depois do caos dos anos 90?

1 curtida

Concordo, e se o Tarcísio não se candidatar a presidência (o que é provável), o Haddad ganha com certa facilidade a próxima eleição.

1 curtida

Haddad perdeu mais eleições do que ganhou (só ganhou em 2012 contra o decadente José Serra e PSDB), ocupa o cargo de ministro da fazenda, cujo resultado é dolar a 6,XX, juros a 14,XX (estimativa final) e inflação acima da meta… Dizer que ele ganha fácil, é bem complicado (hoje não ganharia nem no único lugar que já ganhou)… Na minha opinião, deveremos ver novos “Pablo Marçal” nas próximas eleições e é muito difícil cravar qualquer coisa sem Lula ou Bolsonaro…

5 curtidas

Cá entre nós, concordo.

Mas o grosso da população vota em aumento do salário mínimo, em desoneração do IRPF, identificação pessoal. Se o Lula vier a falecer, o Haddad seria eleito em mera homenagem.

Não estou dizendo que estas coisas sejam ruins, apenas que se propormos o fim ou a redução do INSS patronal, teríamos efeitos fiscais similares, aumento da oferta de emprego e todos taxariam isso como elitista e ruim, uma medida para favorecer empresários.

Então não é senão quando as coisas realmente começam a ir mal que as pessoas começam a se questionar se o barco está desgovernado. E eu vejo isso não muito além de 5 anos a frente. Seja quem for que seja eleito, será uma herança maldita, a não ser que esteja disposto a enfrentar um problema que hoje poucos estão levando com seriedade.

As pessoas acham que é a parte fiscal. Mas não existe crise fiscal em país com pouca dívida externa, existe crise monetária e as consequências são ainda piores.

4 curtidas

Se o cidadão quer errar muito é só entrar para a área de Forecasting.
Aos interessados em Forecasting, sugiro ver/ler/estudar:

2 curtidas

Juros futuros nas nuvens. Eu sabia que o PT iria se superar, mas não achei que fosse tão rápido.

Segurem os cintos, o piloto sumiu.

6 curtidas
3 curtidas

E não está adiantando de nada . Em seguida dólar volta a subir … q fumo

4 curtidas

Pior é a maior parte da imprensa feminista, lacradora, passando pano, fazendo vista grossa. Não importa a economia do país desde que a lacração impere. Vale golden shower, vale tudo. A economia que se exploda na cabeça dessa gente. Essa é a galerinha da esquerda brasileira. Todos “conscientes”.

3 curtidas

Eh pq agora elas estão preocupadas com os canais redpill do YouTube , que segundo elas são misóginos , racistas e estão denegrindo a imagem da mulher , e por conta disso o YouTube tem que tirar do ar. :man_facepalming: … mais um motivo agora que estão usando pra regulamentar as redes sociais .

3 curtidas

Carga tributária ao infinito e além

3 curtidas