É verdade que 2022 terminou com superávit federal de R$ 59,7 bilhões, mas também houve cerca de R$ 40,5 bilhões em despesas excepcionadas das regras fiscais, em pleno ano eleitoral.
E também não dá para explicar a inflação de um simplesmente a pandemia, e depois atribuir a inflação de outro simplesmente à “gastança”.
No fim das contas, o ponto continua o mesmo: ampliar benefícios e abrir espaço fiscal às vésperas de uma eleição produz evidente efeito político-eleitoral, independentemente de quem esteja no governo, o dolo foi igual.
Ambas medidas são claramente eleitoreiras. Porém, tentando ser imparcial, é possível sim atribuir a inflação dos últimos anos à gastança do governo. Basta que analisemos a curva de juros de outros países. Fiz um breve pesquisa: EUA começou 2023 com 5,5% e encerrou 2026 com 4%. A União Europeia começou com 4% em 2023 e encerrou 2026 com 2%. Enquanto o Brasil começou em 13,75% em 2023 e encerrou em 13,75%, passando por incríveis 15% ao longo de vários meses nesse período. Enfim, novamente, me parecem momentos distintos economicamente falando.
olha aí teu paizinho, e o grosso vai vir ano que vem ainda… se não tem patrimônio fora já te prepara, quer comparar economicamente um presidente responsável com um jumento chamado lule, é inacreditável, vc deve morar em juazeiro na bahia e viver de bolsa família e auxílio gás kkk vota 13 q vai dar certo
Teu pai tá preso, né? Será porque?
Flávio Rachadinha diz “só isso” e “merreca” sobre os BILHÕES que vai custar o reajuste do Bolsa Família já em 2027.
E diz orgulhoso que vai manter e aumentar a divida.
Esse é o candidato responsável que iria enxugar as contas públicas.
Ele ainda tem o plano de levar internet e celular grátis a 70 milhões de mulheres
Diminuir as regalias dele e demais senadores, deputados, do STF, fundo partidário, fundo eleitoral, etc., nem pensar, né?
Aí daquele que disser que são iguais.
se dependesse dele com toda a certeza todos esses auxílio-preguiçosos que vc defende e RECEBE seriam extintos. Mas neste chiqueiro chamado brasil em que 60 milhões de miseráveis q dependem de bolsa votam, vc precisa MENTIR.
Sim, ele está preso pelo investigador, promotor e juiz Alexandre de Moraes kk…
se for pro gatinho que to pensando essa msg, eu tenho duvida zero disso kkkk
Para começar, teu “Mito” esta preso por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, julgado até pelo colegiado.
O governo do teu “Mito” criou o Auxílio Brasil, em substituição ao Bolsa Família. E durante o mandato dele, foram instituídos o Auxílio Emergencial, Auxílio Gás, Auxílio Caminhoneiro e Auxílio Taxista. Em 2022, ano eleitoral, o Auxílio Brasil foi ampliado para R$ 600, e o Auxílio Gás também teve seu valor ampliado. Então, se dependesse dele seriam extintos, né? kkkkk Não sei se tu é iludido ou apaixonado pelo “Mito”, porque além de falar mentira ainda acredita nelas.
eu não sou apaixonado por nenhum político, eu apenas tenho meus neurônios ativos. Com o governo do MITO estavámos com superavit, juros controlados, vários IPOs acontecendo e boas pespectivas de privatizarmos as mamatas, ex. correios.
Mas graças a dependentes de bolsa-esmola - O SR POR EXEMPLO - um jumento foi eleito.
@dudusneto hahah matamos a charada hoje, o leon recebe bolsa-família, hoje deve ser o dia mais feliz do ano dele, vai ganhar 90 reais de aumento para apostar a mais no tigrinho e tentar a sorte…
Eu só não entendo oq esse home faz aqui no fórum de investimento? será q deu bom o tigrinho?
![]()
Não houve juros controlados. Neurônios ativos ajudariam a lembrar que no governo Bolsonaro a Selic saiu de 2% a 13,75%. A citada privatização dos Correios que você cita nem aconteceu, apesar de prometida.
E chamar pobre de “dependente de bolsa-esmola” fica ainda mais contraditório depois do que acabamos de discutir: o próprio governo Bolsonaro criou o Auxílio Brasil e, em 2022, ano eleitoral, ampliou o benefício para R$ 600, além de outros auxílios instituídos em seu governo (Auxílio Emergencial, Auxílio Gás, Auxílio Caminhoneiro e Auxílio Taxista). E mesmo assim ainda perdeu a eleição.
Me chamar de “dependente de bolsa-esmola” só demonstra que você precisa me inventar uma biografia porque lhe falta argumento. Em verdade, você está se mostrando dependente de slogan, rótulo e de político de estimação.
Endividados, mas votando no PT. O brasileiro deveria ser objeto de estudo.
“Capangas do Mato Grosso”.
Respostinha de chat gpt, que fraqueza… privatização dos correios? e as outras diversas privatizações que foram feitas? kkkk tá se esquecendo? Mandou o chat rebater e só copiou e colou.
não falta nenhum argumento, de um lado temo flávio bolsonaro, que é o único que vai fazer um pouco de melhoras na economia e colocar austeridade fiscal, pelo menos em algum nível e do outro, temos os dependentes de bolsa-preguiça, que defendem é apoiado por todos os criminosos, presos, dependentes de auxílio etc etc que são a representação máxima do DIABO aqui na terra!
Imagino que você tenha alguma dificuldade cognitiva para acompanhar o histórico da conversa. Sem falar na mentira dos juros controlados, pois como disse, a Selic subiu de 2% para 13,75% no governo Bolsonaro. Quando se tem dúvida ou se esquece não custa fazer uma pesquisa.
Mas vamos ideia de austeridade com Flávio Rachadinha:
- promete internet e celular grátis para 70 milhões de pessoas. Quer rasgar o teto de gastos no primeiro dia?
- defendeu manter o valor do Bolsa Família após o reajuste de Lula e diz que o custo é “merreca”, e que vai fazer mais que isso. E aí, nada a comentar? Anota em seu caderno para não esquecer:
Ainda temos o histórico do Bolsonaro preso: Aumentou para R$ 600 o Auxílio Brasil no ano de eleição (acho que você esqueceu disso ao postar o título da matéria acima); No governo do “Mito” foi instituído o Auxílio Emergencial, Auxílio Gás, Auxílio Caminhoneiro e Auxílio Taxista.
E para quem citou criminosos, temos a “austeridade pessoal” do Flávio: esquema de rachadinha com dinheiro público, compra de mansão de R$ 6 milhões em Brasília, lavagem de dinheiro em loja de chocolate, além de ter sido flagrado em áudio cobrando milhões para o Vorcaro, para um filme que até hoje não houve prestação de contas. O mesmo Flávio que visitou Vorcaro de tornozeleira.