PRIO3 - Petro Rio

Como ela compra campos perto dos que já tem, eu chutaria 2:

Albacora, que é perto de Frade.
Peregrino, que é próximo de Polvo, operado pela Equinor. Acho esse um pouco mais difícil.

O Daniel Nigri falou sobre o negocio de Albacora, tem reservas muito grandes (20x o atual da companhia), não sei o quão operacional está a situação lá. Ele achou que a empresa mesmo estourando o endividamento não teria cacife para fazer a aquisição (US$0,35 /BOE), mas imagino que ela possa viabilizar pagando royalties conforme for feita extração em vez de efetivamente comprar óleo no chão. Não entendo ainda como funciona esse mecanismo de aquisição/venda dos campos.

1 curtida

A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a cessão da participação de 30% do Campo de Frade, atualmente detida pela Petrobras, para a PetroRio (PRIO3). A informação foi divulgada pela petroleira na noite desta quinta, 21.

Assim, dentro dos próximos dias, ocorrerá a assinatura do Termo Aditivo ao Contrato de Concessão pela ANP, concluindo-se então a aquisição da totalidade dos direitos e obrigações de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás natural da Petrobras no Campo de Frade, que correspondem à participação de 30% na concessão.

A partir da assinatura, a PetroRio passará a deter 100% do Campo de Frade, 100% do FPSO Frade e o resultado econômico proveniente da participação de 30% no Campo de Frade passará a ser contabilizado e incorporado nas demonstrações financeiras da companhia, que se beneficiará integralmente da rentabilidade de suas iniciativas de redução de custo e de aumento de produção do ativo.

“A transação agregará aproximadamente 17 milhões de barris 1P e incrementará cerca de 5,2 mil barris de óleo à produção diária da PetroRio”, afirmou a petroleira.

Com a conclusão da aquisição, a companhia fará jus a um estoque de óleo de aproximadamente 400 mil barris que se encontra no FPSO Frade.

A ANP também aprovou a redução do valor estimado para o descomissionamento do Campo de Frade de US$ 393 milhões para US$ 179 milhões, o que gerará um ajuste positivo no balanço patrimonial da PetroRio na rubrica de Provisão para Abandono.

3 curtidas

Já estava no preço há muito tempo, mas o bom é que vai para os livros a partir de agora.

3 curtidas

A venda pegou o pessoal operacional dentro da Petrobrás com bastante surpresa.

Albacora produz bem, tem duas plataformas instaladas, mas o campo tem que passar por uma revitalização em breve.

Edit: corrigindo, 3 plataformas. Esqueci que a Petrobrás juntou a P50 que era do campo de Albacora Leste ao campo de Albacora.

3 curtidas

Sobre como fica o IR de PRIO3 pós oferta publica:

Instrução Normativa RFB nº 1916, de 18 de dezembro de 2019

(Publicado(a) no DOU de 20/12/2019, seção 1, página 135)

Altera a Instrução Normativa RFB nº 1.585, de 31 de agosto de 2015, que dispõe sobre o imposto sobre a renda incidente sobre os rendimentos e ganhos líquidos auferidos nos mercados financeiro e de capitais.

O SECRETÁRIO ESPECIAL DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso da atribuição que lhe confere o inciso III do art. 327 do Regimento Interno da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF nº 430, de 9 de outubro de 2017, e tendo em vista o disposto nos arts. 16 a 19 da Lei nº 13.043, de 13 de novembro de 2014, resolve:

Art. 1º A Instrução Normativa RFB nº 1.585, de 31 de agosto de 2015, passa a vigorar com a seguintes alterações:

"Art. 69-A. A isenção de que trata o art. 66 não se aplica às ações adquiridas a partir da data da realização da oferta pública subsequente por companhia emissora que não mais atenda às regras descritas nos arts. 66 a 69.

§ 1º O disposto no caput aplica-se, inclusive, às ações adquiridas a partir da data da oferta pública subsequente, por meio do exercício do direito de preferência do acionista, conforme previsto na Lei nº 6.404, de 1976, ou por meio de ações recebidas em bonificação até 31 de dezembro de 2023.

§ 2º Permanecem isentas as ações adquiridas antes da realização da oferta pública subsequente a que se refere o caput.

§ 3º O investidor que alienar ações que ainda gozem da isenção poderá compensar, na forma prevista no art. 64, o imposto sobre a renda retido na fonte de que trata o art. 63.

§ 4º O investidor deverá controlar, de forma separada, as ações adquiridas antes da oferta pública subsequente, que ainda gozem da isenção, daquelas adquiridas a partir da oferta pública, que serão tributadas de acordo com as regras estabelecidas nesta Instrução Normativa." (NR)

Art. 2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação no Diário Oficial da União.

http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=105634

5 curtidas

@canuto você saberia informar se essa isenção incide naquele limite de R$ 20.000 por mês? Eu vendi algumas ações e estava receoso de vender PRIO3 e ter que pagar IRPF sobre a venda das outras ações que eu vendi.

Acho que ficou claro.

Obrigado @canuto

1 curtida

Se PRIO é isenta, meu palpite é que não interfere no limite de R$20mil mensal.

3 curtidas

Concordo.

Se vendeu Prio3, faz os cálculos como Prio3 fosse outra coisa e não ação.

2 curtidas

Alguém vai participar do follow-on?
Recebi no email: " Encerramento do período de reservas (XP): 26/1/2021, às 16h00min (BRT)"

Mas não encontrei em lugar algum qual será o preço do follow-on. Isso será divulgado após o período de reservas?

Isso, vc pode colocar até quanto aceita pagar se quiser.

Segundo o comunicado, eu posso participar em até 21,7921% da minha posição.
Caso eu, de fato, queria toda essa porcentagem da minha posição, basta eu colocar lá quando eu desejo pagar por ação? Supondo que eu queira pagar R$40,00 por ação, mas o preço final fique em R$60,00. Neste caso, eu não executo nenhuma, e o resultado é como se eu não tiver participado do follow-on?

Isso.

Se vc colocar R$65,00 e o preço for R$65,01 vc não leva nada…

Valeu pela força!
Mas aí complica… Eu não faço ideia de qual seria uma precificação legal. Por outra lado, nada impede de jogar um valor baixo, correto? Caso não execute, eu não estarei perdendo nada, creio eu.

1 curtida

Foi rápido, esse preço ainda pode subir? Bom que abaixo de 69 só se tiver um fato novo muito forte para influenciar a empresa.

Estabeleceu um suporte desde que o preço do óleo não despenque. Mas o mercado foi convergindo para isso nos últimos dias. Acabou que nem valeu a pena entrar no follow-on. Eu fiquei na moita porque já estava com mais de 7% da carteira em PRIO, tinha estabelecido 5% na meta. Se der uma disparada provavelmente realizarei uma parte e tirarei o investimento e um bom lucro, deixando o resto para ver o tal superciclo de commodities.

Também não entrei nesse followon. Não tinha ideia de como precificar a ação e várias pessoas estão comentando que já está numa precificação adequada.

1 curtida

Eu reservei 7 ações, que são 21% do que eu tenho em PRIO3 com preço a mercado. Aí ontem recebi um e-mail da Clear que dizia o seguinte: "você solicitou uma reserva de 7 ações e foi contemplado efetivamente com, aproximadamente, 483. "

Aí depois diz que a liquidação ocorrerá dia 02. Alguém sabe o que significa? Fiquei assustado em ser “contemplado” com 483 ações. Não vou ter dinheiro para o débito no valor de 483 x 69,00. Só reservei 7!

Alguém sabe dizer algo a respeito?