PRIO3 - Petro Rio

Tranquilo , o importante é o aprendizado e não perder essa chance histórica.

Publiquei uma análise essa semana sobre esse case, para conferir:

6 curtidas

show, muito interessante o estudo dessa companhia

1 curtida

Sim, é minha segunda maior posição em renda variável.

2 curtidas

boa, parabéns.
Minha principal posição… esperando aquisição de novos campos!

1 curtida

@maicon sua maior posição é Prio3? Vou da uma estudada…

1 curtida

A PRIO cresceu tanto que já é a minha 3ª maior posição. Ótima empresa, esperar o próximo resultado para avaliar novos pontos de entrada.

2 curtidas

Olá, sim.
PM de compra de 16,88… fui enchendo o carrinho ao longo de alguns meses na congestão, a preços entre 14,50 e 18,80, até chegar a uns 10-12% da carteira. Hoje está uns 22% com essas altas recentes.
Naquele momento havia um descolamento muito grande do preço… estava sendo negociado 3x o EBITDA, sem crescimento… hoje está em 5-6x, ok ainda, mas não está em promoção. A partir de agora o que vai depender mesmo é expansão:

• sucesso nas campanhas de perfuração para revitalização dos campos.(meu cenário base é um aumento de uns 3k boe para
  • aquisições (meu cenário base é aquisição de um campo de 15k boe, podendo aumentar em uns 50% a produção)
  • além disso, catalizadores cíclicos: dolar e brent (considero uma média de 4,05 e 60usd) e lifting cost (considero 25usd)
  • ausência de black swans
    Com isso, vejo um preço justo de uns 55-60 reais para PRIO para o final de 2020 / 2021, se o market permitir! :slight_smile:

Essas baixas de ontem e hoje não tem nenhuma justificativa aparente. Só correção, motivada pelas pazes do Trump com o Irã.
Um ponto importante, os balanços da empresa, pra mim, pouco importa… essa é uma que tem que seguir a operação mais perto… de info de balanço mais relevante que as vezes não é divulgado antes é o lifting cost, e que preço de dolar e brent vendeu (se fez hedge, etc).

De infos da semana:

• 09/01: Produção sem supresas em dezembro. Ainda não está contando 30% de Frade da compra da Petro (são 6,5k boe dia que vão entrar só para 1T20):
    https://apicatalog.mziq.com/filemanager/v2/d/cecb3d3e-6bd6-4edd-b9b3-3cacde780cac/3319bd46-6c01-102c-7b3b-8d45384efaa0?origin=2
  • 07/01: Conselho de adm 4,5mi ações, Tesouraria 9,5mi ações - sem vendas ou compras em dezembro
  • 06/01: PRIO entrou no IBrX-100
  • 06/01: “Aproveitando a alta dos preços da commodity nos últimos dias, a Companhia contratou puts para a cobertura do equivalente a 2,8 milhões de barris para o 1º semestre de 2020. Desta forma, a Companhia fixou o preço mínimo de US$ 65 por barril para este volume, o que compreende 100% dos offtakes previstos para 1T20 e 50% dos offtakes de 2T20.”
4 curtidas

Sigo comprado desde os R$5.3x e ainda não penso em desfazer. As premissas para a manutenção do papel na minha carteira foram muito bem colocadas pelo colega forista.

2 curtidas

Não tenho acesso aos relatórios, mas pelo que li por aí, parece que Suno resolveu recomendar a venda?

Deve ser pq espichou e acreditam em correção. Eu tambem acredito em correção, mas sou humilde e prefiro ficar investido, a R$35 ainda me dá 150% de retorno.

Sabe qual é o preço “justo”, segundo a análise deles?

Infelizmente não, pois não tenho acesso ao relatório :frowning:

:point_up_2: Essa não decepciona!

https://urldefense.proofpoint.com/v2/url?u=http-3A__www2.bmfbovespa.com.br_empresas_consbov_VisualizaArquivo.asp-3Fprotocolo-3D733329-26funcao-3Ddownload-26Site-3D733329&d=DwMFaQ&c=Dbf9zoswcQ-CRvvI7VX5j3HvibIuT3ZiarcKl5qtMPo&r=kJBnsTc4vakpMOrTq41pwmGKaZek00pbUFb8MQ_Nt-s&m=O_xJ7NvCl6a5PkEKD8-jaBicC2VdI7gvD-GQJv39VWU&s=TQBX7L4WGLwPdjbFKdz-Oh2OQJN7nZbhs1vYIGTUQlQ&e=

2 curtidas
5 curtidas

Dá para se esperar uma produção na ordem de 35k BOE, com a revitalização de tubarão e polvo talvez 38k BOE diários . Ao meu ver precificado pelo mercado já em vista que os boatos dessa negociação tinham pelo menos uma semana. Atenção para a capitalização que a empresa pretende fazer vendendo ações em tesouraria, isso pode mexer as cotações no médio prazo.

7 curtidas

Ótimo negócio…
140mi USD por 80% do campo + FPSO, que permite devolver o que está sendo usado em Polvo. Boa sinergia, já que o arrendamento e a operação do FPSO é algo bem caro. Payback do negócio vai ser rápido.
A produção em janeiro da Dommo foi 5,8k boe. Para a expansão da produção, que consiste em interligação de um poço perfurado ao FPSO e perfuração de 3 poços adicionais, tem um custo de 77mi USD, levando a 10k boe… Não encontrei dados atualizados de reservas, mas as estimo algo acima de 50mi boe 2P.

Sigo comprado

2 curtidas

@maicon , qual seu valuation da PRIO? Trabalha com algum preço-alvo?

Olá,
Aproveitei para refazer meu valuation aqui, e compartilhar meu raciocínio com o grupo…

Avaliando o crescimento ao longo do tempo (desde o turnaround com polvo)
2014 - 60% Polvo - 6k boe
2016 - +40% Polvo - 10k boe
2017 - 10% Manati - 12k boe
2018 - 18% Frade - 17k boe
2019/1 - +52% Frade - 24k boe
2019/2 - +30% Frade - 30k boe
2020 - 80% Tubarão-Martelo - 35k boe.

O lifting cost caiu de USD 30 em 2018 para USD 23 no 3T19, com projeção de USD 20 no 4T20, e expectativa de USD 16 pós sinergias com tubarão martelo. Os custos adicionais (royalties, adm) tem sido uns 10USD/baril.

Os investimentos estão tendo uma TIR de uns 25%… surreal. Fora o ganho de sinergia, com a redução de lifting cost.

Drivers de curto prazo (2020) - vejo mais motivo para a ação ganhar valor do que perder valor:

• Perfurações Polvo: +2-4k boe
  • Aquisição campos, em especial da Petro (estimava 400mi USD, que era o que queriam emitir de bonds, pós tubarão martelo sobra uns 260mi, o que ainda deixa em um padrão de dívida confortável): 8-12k boe
  • Potenciais mudanças nos royalties de campos maduros
  • Reduçao do lifting cost
  • Entrada no IBOV (já está com volume em janeiro para entrar no indice)

Minha estimativa para final de 2020: 45k/boe
Operadoras de campos maduros no exterior conseguem manejar uma produção de até 100k/boe dia (nesse ritmo, talvez chegue lá em uns 4-5 anos)

No meu valuation, considero como justo um EV/EBITDA de 6x.
Estimativas para final do ano:
-Aumento de 1,8 bi reais na dívida sobre o balanço atual (aumento do EV) para aquisições ao longo de 2020, e lucro da ordem de uns 500mi, o que daria 2bi de dívida para o final de 2020
-Produção: 45k boe
-Brent: 60USD
-Lifting cost 20USD
-Outros custos: 30USD
-EDITDA: 30USD/boe
-Dolar: R$ 4,10

EBITDA anualizado: 2bi reais
6x EBITDA = 12bi (2mi de divida + 10mi de valor de mercado)
Hoje o valor de mercado é de 7bi, então, um upside ainda de 40%, com a ação com um preço justo de R$ 69,00 no final do ano.

Agora, cenários alternativos:
-Não considerar crescimento, apenas manutenção de 35k boe (aumentanto só os 140mi de divida): R$ 58,6/ação
-Com crescimento, mas Brent a 55USD: R$ 55,80/ação
-Sem cresciment e brent a 55USD: R$ 48,7/ação
-Com crescimento e brent a 50USD: R$ 41,9/ação
-Sem crescimento e brent a 50USD: R$ 37,8/ação (ultra-pessimista)

Bem, não quis projetar crescimento futuro a longo prazo. Acho que 2020 é uma boa janela de compra com desinvestimentos da Petro, com possibilidade de compras com uma boa TIR + sinergia. Apesar de 2021+ ainda permitir crescimentos, os negócios tenderão a ser piores, e haverã mais necessidade de gasto de capital com revitalização. Também tem os benefícios fiscais de ausência de IRPF para o investidor, e os prejuizos contábeis a compensar pela PRIO (IR de deixa de pagar), ainda do tempo da HRT.

Penso em vender uma parte da posição em R$ 55,00 - 58,00 (1/3), e maior parte em R$ 69,00 - 70,00, se não houver nenhuma aquisição ou fato relevante no meio do caminho. Não pretendo comprar mais PRIO3, pois a margem de segurança é mais baixa agora, e estou muito concentrado na carteira.

Espero ter ajudado.

12 curtidas

Cheguei em valores parecidos para o cenário sem crescimento e Brent a US$55. Movimento já precificado, se for a R$40 já penso em ampliar posição.

4 curtidas