RAIL3 - Rumo

Demanda férrea: Rumo tem oferta robusta e compra seguro para 2018
Geraldo Samor

Em meio a uma demanda robusta, a Rumo fechou agora há pouco uma oferta de ações que levantou R$ 2,64 bilhões, dando mais um passo para se transformar da aposta mais arriscada da Cosan naquela potencialmente com maior retorno.

A companhia vendeu 220 milhões de ações a R$ 12 — um desconto de 5% sobre o fechamento de hoje mas 20% acima de onde a ação negociava quando a oferta foi anunciada. (Em 6 de setembro, quando a companhia primeiro aventou a hipótese de uma oferta, a ação fechou a R$ 9,75).

Muito bacana a matéria sobre o Hungria, e ainda fazendo uma pincelada a respeito do atraso ferroviário no país.

A obra ferroviária de um bitolado em bitolas
Com livro técnico, engenheiro da Rumo dá contribuição ao País
Natalia Viri

Quando o assunto é transporte ferroviário, o que separa o Brasil do resto do mundo são meio metro entre dois trilhos, milhares de quilômetros de malha e décadas de conhecimento técnico.

Mas se depender de Luiz Henrique Hungria, os trens brasileiros logo andarão a todo vapor.

Cadu, como vê a empresa hoje? Sei que como vencedora do leilão da ferrovia norte sul terá grandes desafios, mas vê bom upside pro longo prazo?

1 curtida

Tem um grande potencial sim. O resultado do 1T 19 foi bom, EBITDA cresceu 12%. A alavancagem financeira está sob controle. Porém febre suína africana deve afetar negativamente a empresa neste tri, visto que a China tem reduzido a importação de soja.
Além disso, vejo a empresa cara.

Empresa RAIL3
Cotação atual 18,30
Preço alvo pelo PSBe esta em 9,85 com potencial de crescimento de -46%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 15% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 6,35
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de 55% p/ os próximos 5 anos.

Indicadores Anual Ultimo tri anualizado
P/L 81,59 270,64
P/VP 3,79
ROE 4,6% 1,4%
DY 0,00%
Margem Operacional 27,6% 24,2%

@cadu está empresa apareceu nos meus radares recentemente, com base na sua analise na época a empresa estava cara, hoje então estaria inviável mesmo pensando no LP?

1 curtida

Depende do quanto ela crescer nos próximos anos. Se ela conseguir dobrar o lucro a cada 2 anos, estaria com um preço bom pra compra.

Que material indica para aprender mais desse tipo de análise que você e os foristas fazem?

1 curtida

Depende do seu grau de conhecimento.
Ao meu ver um que é leitura obrigatória é o Investidor inteligente do Graham

Img134167_480_27112019203208

To estudando inicar posição em Rlog, ta mais descontada…alguem analisando o case?

2 curtidas

Analisei ela superficialmente esses dias, pertence a Cosan. Minhas impressões foram:

  • Fluxos de caixa bons e previsíveis, é transporte ferroviário afinal.
  • Dívida elevada, no limite para falar a verdade, mas compatível com a natureza do negócio, até interessante essa abordagem.
  • ROIC um pouco baixo, não tende a crescer sem captar.
  • Capex um pouco elevado, mas difícil dizer se teria como reduzir isso no futuro, se tiver poderia pagar a dívida tranquilamente e gerar retorno ao acionista.

Acho que é uma empresa que pode ainda apresentar um crescimento lento, a base de dívida e o maior risco no caso seria a gestão financeira.

Sobre preço, nem cara nem barata.

2 curtidas

Obrigado pelo feedback.

Em geral, eu vejo um potencial de crescimento bastante interessante pela frente para a Rumo, com um aumento no ritmo de concessões ferroviárias para os próximos anos, além de uma demanda aquecida por conta da expansão da produção, exportação agrícola, entre outros fatores administrativos e operacionais que devem garantir ganhos de escala.

Só que a curto prazo vai se manter lateralizada…se rolar um desconto, quem sabe abro pequena posição

1 curtida
1 curtida

@cadu quando possível faz o valuation da RAIL3, tenho ação dessa companhia e tive um considerável retorno em 2019.

1 curtida

RAIL3 - 2019

https://www.euqueroinvestir.com/lucro-rail3-triplica-2019/

A ultima linha veio com um crescimento do LL muito bom.
Mas olhando o balanço, o crescimento do lucro bruto e do lucro operacional foi bem mais modesto. Graças a um impacto negativo muito inferior da variação cambial, e no IR, na comparação com 2018, o lucro liquido foi turbinado.

Difícil estimar o crescimento nos próximos anos p/ o calculo do preço alvo, mas creio que o ativo esteja bem precificado hoje.

Empresa RAIL3
Cotação atual 23,02
Preço alvo pelo PSBe esta em 12,63 com potencial de crescimento de -45%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 25% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 8% de taxa de desconto, chego a um valor de 25,31
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de 34% p/ os próximos 5 anos.

image

5 curtidas

Vlw Cadu, show.

Paguei em Jan19 $16,25.

1 curtida

Estou pensando em abrir posição acham que está muito caro ?
Vi pelo google e não apresenta nenhuma informação sobre dividendos. Tem alguma coisa ?

1 curtida

Neste patamar de preço acho que está com pouca margem de segurança.

Muito obrigado Cadu.