Reforma tributária

Se quer tributar super ricos, deveria haver um teto de isenção, assim o quanto uma pessoa recebe de proventos serviria de base para indicar se ele é super rico.
Parece que o Guedes esqueçe que se alguém compra uma única ação também recebe proventos.

3 Curtidas

Paulo Guedes odeia rentistas, uma declarações passadas dele evidenciam isso.

1 Curtida
3 Curtidas

que n seja apenas outro devaneio dele e seja algo concreto de fato

1 Curtida

R$20k me parece um ótimo valor, desde que não seja nos moldes da isenção para ações sem correção há uns 25 anos. O que passar disso tributa em 20%, não vai fazer falta para quem ganha uma soma dessas.

A distorção está em tributar os R$0,02 da ITSA do pessoal.

4 Curtidas

Até onde sei, esses 20k já estavam previstos desde o início, mas isso é apenas para o lucro recebido por pequenos empresários (não para pequenos acionistas de grandes empresas, que é o nosso caso). Mesmo se incluissem investidores nessa regra dos 20k, acho MUITO arriscado nunca mais ajustarem essa tabela (exemplos nao faltam: isencao de venda de 20k, tabela de IR, etc)

1 Curtida

Pelo visto, nem se cogita a possibilidade de dar a responsabilidade do recolhimento ao contribuinte, vai ser retido na fonte pela PJ mesmo. Ou seja, bolsa vai ser 20%. Sendo assim, a tabela progressiva que o relator tinha mencionado parece mais inteligente, pois libera verba para a redução pretendida no IR e vai ferindo gradualmente as pequenas empresas. Aumentar a isenção e diminuir o corte no IR me parece um equívoco de longo prazo, até porque como foi dito, a inflação come esses 20k.

1 Curtida