Reforma tributária

Até onde sei, esses 20k já estavam previstos desde o início, mas isso é apenas para o lucro recebido por pequenos empresários (não para pequenos acionistas de grandes empresas, que é o nosso caso). Mesmo se incluissem investidores nessa regra dos 20k, acho MUITO arriscado nunca mais ajustarem essa tabela (exemplos nao faltam: isencao de venda de 20k, tabela de IR, etc)

1 curtida

Pelo visto, nem se cogita a possibilidade de dar a responsabilidade do recolhimento ao contribuinte, vai ser retido na fonte pela PJ mesmo. Ou seja, bolsa vai ser 20%. Sendo assim, a tabela progressiva que o relator tinha mencionado parece mais inteligente, pois libera verba para a redução pretendida no IR e vai ferindo gradualmente as pequenas empresas. Aumentar a isenção e diminuir o corte no IR me parece um equívoco de longo prazo, até porque como foi dito, a inflação come esses 20k.

2 curtidas

https://www.google.com.br/amp/s/www.cnnbrasil.com.br/amp/business/2021/07/31/reducao-da-aliquota-para-25-tera-de-ser-discutida-diz-relator-da-reforma-do-ir

https://twitter.com/salimmattarbr/status/1422973060282556424?s=20

3 curtidas

cada mexida que dão fica pior , em todos os sentidos, quero crer q não vão aprovar nada, para o bem do pais.

2 curtidas
1 curtida

Conseguiram piorar a reforma para o pequeno investidor…

3 curtidas

A reforma é basicamente uma taxação de mini fortunas (para compensar uma redução de impostos em grandes fortunas)

1 curtida

eu discordo , a reforma , ou melhor dizendo , deforma tributaria, é um puro e simples aumento de carga tributaria , com anuência do paulo jegues , que se mostra cada dia mais guido mantega … ainda tenho pra mim , que felizmente, para o bem de todos, não vai aprovar nada, a despeito da pressa do Lira em empurrar esse lixo goela abaixo

3 curtidas

Se atualizassem o IRPF segundo a inflação e isentassem quem recebe pouco provento eu até concordaria. Mas as manobras do governo é sempre para arrecadar cada vez mais.

6 curtidas

Alguém leu/entendeu o desenho do IRPJ que vai para votação? Li no Infomoney:
Passa para 6,5% (+10%) e em 2023 para 5,5% (+10%)
E a CSLL passaria imediatamente para 7,5%

Ficaria 24% no próximo ano e 23% a partir de 2023?

ninguem entende essa deforma tributaria, apenas ta claro e cristalino o aumento de carga , felizmente, esse filhote de et n foi votado e deve ir pro lugar q sempre lhe perteceu, o lixo, ou carinhosamente chamado no congresso de gaveta

2 curtidas

eh impressionante, os caras fazem uma “reforma” pra complicar mais ainda o que já é complicado e aumentar tributação.

7 curtidas

Fico imaginando o que acontecerá se as empresas pararem de pagar dividendos (fazendo recompras, etc) e a arrecadação do governo despencar… Aí é capaz de fazerem outra reforma urgente para arrumarem a bagunça…

3 curtidas

Aí criariam uma lei onde 20% do valor das recompras de ações iriam para o governo.

6 curtidas

Isso, mas esse é apenas o parecer, não está formalizado

Segue o trecho do texto:

"Apesar da autonomia da pessoa jurídica em relação a seus sócios, sendo dotada de personalidade jurídica, direitos e obrigações próprios, é inegável que a modificação do nosso atual sistema de tributação de dividendos (concentrado na empresa) para um que onere diretamente os sócios demanda que a tributação corporativa seja recalibrada. Nesse sentido, o projeto encaminhado pelo Poder Executivo propôs que a alíquota do IRPJ fosse reduzida dos atuais 15% para 12,5% em 2022 e 10% em 2023. Entendemos se tratar de movimento na direção correta, porém na intensidade inadequada. Com efeito, essa tímida redução ultrapassa a devida cautela que deve permear a elaboração de uma reforma estruturante deste porte e põe em xeque a possibilidade de se alçar a economia brasileira a um patamar de intensa produtividade, reinvestimento e de relevância competitiva no cenário global.

Dessa forma, propomos, no art. 6º, que a alíquota base do IRPJ seja reduzida de 15% para 6,5% em 2022, e para 5,5% em 2023. Ademais, também sugerimos a redução das alíquotas da CSLL em 1,5%. Como a maioria das pessoas jurídicas está submetida à alíquota de 9% a título dessa contribuição, se defrontará com uma alíquota de 7,5% a partir de 2022. Congregando a alíquota final de 5,5% do IRPJ com o adicional de 10% do imposto para os lucros que ultrapassem os 20 mil reais mensais, e a alíquota padrão de CSLL que passa a ser de 7,5%, culminamos em uma tributação nominal em 23% da renda das empresas, em estrito alinhamento ao praticado no âmbito da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE). Tendo em vista a exigência de compensação de perdas de receitas destinadas à seguridade social mediante fonte de igual destinação, propomos que a redução da CSLL seja condicionada e compensada pela revisão de benefícios fiscais setoriais, que serão visitados mais adiante"

Caso queira, texto original:

2 curtidas

isso é um ponto importante e aposto cegamente q aconteceria em algum momento , essas desculpinhas nojentas q o governo n tem dinheiro , o IR de empresa ta muito baixo , vamos aumente 2-3% aqui , passa um tempo , denovo … ai qnd ver ja ta igual ta hj e taxando dividendos … eu esperava sinceramente uma reforma q simplificasse , neutra , sem aumento ou queda de carga , apenas de extinguir esses milhares de nuances de tributação para algo claro daria um baita up na produtividade, ai vem o liberal de taubate , vulgo paulo jegues, cria um monstrengo que complica mais e ainda por cima aumenta carga, nem o mantega foi tao inutil qnt esse cara , pelo amor … deixa do jeito q ta pq pelo menos n piora

8 curtidas

n precisa nem do lula do pra ganhar a proxima eleição , um cone contra esse governo ganha , assim teriamos a certeza q n iria piorar nada o ja pessimo pais q temos

3 curtidas

Reforma tributária ideal: imposto federal; imposto estadual; imposto municipal, imposto de renda. Fim.

Mas como tem um Frankestein onde um imposto vai para o gov. federal, mas na verdade é redistribuído a estados e municipios e centenas de aliquotas e impostos menores, quando mexe no tapete de um, puxa o do outro, aí é sempre um jogo de interesses.

Não é possível que em termos tributários não exista pelo menos 1 país no mundo que o sistema não seja copiável.

7 curtidas