Vão criar o “dividendo presumido”.
a proposta que existia na camara de unificar pis/cofins/icms/ipi/iss era bem interessante , com prazo de transição e super apoiada pelo setor produtivo … mas tinha um problema na visao do paulo jegues, n aumentava a carga
Adiada novamente.
Reforma tributária subiu no telhado.
Não querem nem a pau reduzir a arrecadação dos estados…assim os estados vão desviar menos recursos e roubar menos nossos bolsos … isso não pode kkk
Ninguém gosta de receber menos, muito menos quem não pode recorrer a dívida. O problema é que o governo federal está fazendo cortesia com o chapéu alheio reduzindo IRPJ (que é dividido na federação) e segurando CSLL (que é federal). Assim está terceirizando o aperto fiscal. Nunca vai conseguir apoio nas bases.
Eu acho que deveria ter um imposto para cada “rei” no nosso país. Assim cada um sabe o calo que tem, e cada estado/ município vai fazer o possível para não ter uma carga maior que o vizinho e perder a empresa que quer gerar emprego.
a questao claro tem essa de reduzir em A e manter em B … mas essa deforma tributaria é tao ruim , mas tao ruim , que alem de aumentar a carga, deixa ainda mais complexo a questao tributaria, sim o paulo jegues , liberal de taubate, conseguiu isso , que todo mundo empresas, governos e afins preferem deixar do jeito q ta q ao menos tem certeza q n piora … e aposto q a tendencia é isso msm, para o bem o bem do Brasil , ja q jogaram fora a real reforma que tinha na camara q unificava os impostos, melhor deixar no lixo msm essa, q é o lugar q a ela pertence
O lobby é forte, mas acho que o peso é 90% prefeitos e governadores e 10% empresas, o que é até triste se pensar. Se balancearem a redução da CSLL e do IRPJ, aparentemente o problema se resolveria,não? Não estou muito otimista nesse sentido. É uma pauta prioritária não só do governo como da câmara, vão passar qualquer frankstein que se possa chamar de Reforma Tributária. Agora é ruim ver o lobby de fundos de investimentos, médicos, advogados etc. Do Simples aos 4,8 milhões em lucro presumido, parece que são R$200 bilhões sobre os quais estão renunciando. Quantos desses que faturam até 4,8 milhões não tem exatos 4,8 milhões em lucro? O imposto ficou alto no final e não teve a base ampla que o Guedes sempre defende.
Eu acho que uma reforma tributária deveria vir só depois de uma administrativa que diminuísse os gastos do estado e desse margem para uma redução real de impostos.
n é por falta de vontade do lira q a coisa n avança, pq ele ta tentando de todas as formas, mas ja vejo conversas q se passar qlqr lixo pela camara( nada leva a crer q n sera um lixo ) do senado n passa, essa é a minha expectativa, seja na camara ou no senado , em algum lugar vao matar esse monstro
uma boa reforma adm + corte de privilegios/super salarios , traria uma baita economia pro pais, se bem q a chance disso ocorrer é tao baixa qnt a da deforma tributaria, vulgo aumento de carga, e o que sair de economia vai ser pra compra de votos, digo , bolsa/auxilio … no fim , é melhor deixar como ta msm
tão importante como reduzir % de tributação é simplificar a tributação.
se perde muita eficiência justamente pela grande complexidade do nosso sistema tributário.
imposto sobre consumo deveria ser único, com percentual definido para união, estado e município.
pois é, o q se esperava de reforma era pura e simplesmente uma simplificação , eu n lembro de ver ninguem pedindo redução de carga, que sim é altissima pelo q recebemos, mas em um primeiro momento pede-se uma simplificação, ai , vem o maravilhoso liberal de taubate, paulo jegues, entrega um aumento brutal de carga, os deputados , imagino que até com alguma boa vontade tentando manter a carga neutra, criam trocentas regras/exceções, deixam a tributação ainda mais complexa e confusa, a carga continua a aumentar, ainda q menos q o proposto inicial, fica uma reforma q n ta boa pra lado nenhum, e mais complexa, eu achava quase q impossivel piorar oq ja tinhamos, o governo conseguiu mostrar q é sim possivel
Com a experiência e idade desses senhores, eles não erram, o fazem por querer, óbvio.
Paulo Guedes é incompetente e hipócrita, conseguiu criar uma proposta pior do que o sistema que já existe hoje. Se tentasse apenas simplificar e unificar a arrecadação de impostos, de modo que fosse excluída várias obrigações acessórias, já teria um ganho enorme, sem mexer na carga tributária.
Também poderiam acabar com a substituição tributária, que é outro absurdo.
eu só não comemoro ainda porque não tenho certeza que não vão achar um jeito de piorar
Argumento totalmente desonesto, querer comparar nossa tributação com a de países deselvolvidos. Aqui é muito mais complexo e burocrático, além de ter uma carga muito excessiva de impostos indiretos, que incidem sobre a circulação de mercadorias e prestação de serviços.
Notícia um pouco superficial, ouvi um pouco da discussão pela manhã. O relator Roberto Rocha deve apresentar relatório na próxima semana. O governo se mostrou aberto a possibilidade do IVA Dual mas cético em relação a inclusão do ISS. É o que deve sair na minha opinião, ou não sai nada.
Comentou-se um pouco de imposto de renda, acho que isso tende a ser mais aprofundado. Pelo discurso do Guedes, o ideal dele era 20/20. Não acredito que o argumento de aumento de carga tributária prevaleça, mas vamos ver até onde o lobby corrige isso. Sinceramente, não sei até onde isso seria positivo, a proposta do governo de redistribuir a tributação é bem sólida. O máximo que vão conseguir é mexer na alíquota de dividendos com aumento do imposto de renda proposto.