Reforma tributária

Ufa… Já é um alívio. Valeu Corvo! Vamos acompanhar o texto que sairá depois de tantas mudanças. Ainda não li o texto base aprovado.

1 curtida

Que reforma mais lixo… Que p*** de isenção é essa para FIA?
Fazem o negócio na calada da noite. Baixou pouco o IR, e com o fim do JCP, não deve baixar a alíquota efetiva de muita gente, não. Teve empresário no Congresso porque queria 15% e não 20% (pelo que foi dito há uma emenda nesse sentido a ser votada?), acho que conseguiu piorar a reforma. Agora nem pra dar competitividade aos negócios…tinha que ter IR beirando os 20%, acima de 25% ninguém mais no mundo pratica.

Agora alguém propõe o PL para riscar o texto abaixo:

Lei 6.404/76 - Art. 202

§ 2o Quando o estatuto for omisso e a assembléia-geral deliberar alterá-lo para introduzir norma sobre a matéria, o dividendo obrigatório não poderá ser inferior a 25% (vinte e cinco por cento) do lucro líquido ajustado nos termos do inciso I deste artigo.

Melhor fazer recompra e vender no limite da isenção (esse ninguém lembrou de ampliar).

8 curtidas

Essa isenção pra fia foi fruto de lobby? Única epxlicacao que consigo ver. Faz o investidor jogar dinheiro nos fias e pagar taxa de performance pra gestor ruim?

4 curtidas

Uma reforma proposta pelo governo ‘liberal’ onde PT, PSOL e PCdoB orientam a favor deve ser realmente ótima para a população. Brasil cansa.

5 curtidas

Fala sócio… Você chegou a ver no texto base aprovado isenção de IR para FIA? Achei estranho um tratamento anti-isonômico tão escancarado. Não faz o menor sentido. Não li o texto, mas não seria apenas uma referência à não incidência do come-cotas?

Acho que não heim, pelo que entendi é como é atualmente, só muda de mensal para trimestral e de 20k para 60k. Entendi errado?

O lance dos FIA realmente não tem pé nem cabeça.
Porém, não estou surpreso. Tenho comigo que o Estado só faz as coisas em benefício prórprio. Se a sociedade, eventualmente, é beneficiada por algo que o governo faz, não passa de um efeito colateral involuntário.

No frigir dos ovos, poderia ter sido pior.
Estou tentando ver o copo meio cheio.

11 curtidas

FIA é isento de imposto sobre dividendos.

Esse destaque de baixar de 20% para 15% não parece ser coisa tão certa assim, vamos ver. Se não sair, o pessoal que estava preocupado com fiscal, pode ficar tranquilo.

Câmara aprova reforma do IR com acordo costurado em cima da hora | Poder360

3 curtidas

finalmente , até vc virou critico da reforma, nem vc mais consegue apoiar, ou ser minimamente receptivo a ideia , isso so mostra o lixo que foi enfiado goela abaixo de todos … pra terem aprovado assim “derrepente” com tamanho apoio, de certo tem acordo envolvendo o senado, acho dificil esse lixo n ser aprovado … desgraçadamente …

6 curtidas

peço publicamente desculpas a Dilma por todas as criticas que fiz, conseguimos dobrar a meta de governo ruim

8 curtidas

Você escolhe, paga 2+20 e fica com dividendo isento, pagando 15% sobre o ganho de capital (embute dividendos) ou paga 20% sobre o dividendo podendo ficar isento de ganho de capital para pequenas operações. Não é isonômico, mas também não é o fim do mundo.

Considerando que os 2% incidem sobre o PL, seria como pagar IR em cima de um DY de 10%. Ainda assim a gestão ativa precisa se provar. Creio que foi um mecanismo alegado para não ferrar com os ETFs que tem retorno total.

2 curtidas

Ontem foi a votação do texto-base. Hoje, provavelmente, serão votados os destaques. Aí saberemos o resultado final na Câmara. Depois segue para o Senado.

1 curtida

Como falaram aqui, se fizerem isso o Guedes vai inventar o “Dividendo Presumido”

5 curtidas

Não entendo disso, mas o Nigri falou que pessoas muito ricas possuem ações em fundos privados (ou algo assim) e, com isso, a reforma isentaria os dividendos para esses super ricos. (às custas de cobrarem de nós pequenos investidores)
Esse vídeo: O substitutivo da Reforma Tributária - YouTube (na época ainda falavam em tributar fundos em 5.88% … agora até reduziram isso para 0)

2 curtidas

A verdade eh que se tiver que pagar 20% prefiro investir em stocks e reits, pago os 20% mas invisto nas melhores empresas do mundo, em uma das melhores economias do mundo.

6 curtidas

Quando começa a afetar o bolso $$ nao tem como defender, até quem é apoiador do governo vai reclamar. O que fico impressionado é a covardia do empresariado de não se mobilizar contra esse absurdo. Cadê as grandes lideranças empresariais?

2 curtidas

Não isenta, todo fundo tem 15% no resgate.
O benefício é o diferimento.

1 curtida

Ahh… eu pensava que no resgate também não pagariam. Aí nesse caso faz mais sentido mesmo.

Nada que não possa piorar, essa reforma é só a cabecinha, e esse governo deixou o molusco com a faca e queijo na mão para argentinizar o país.

1 curtida

Está errado o raciocínio, porque o fundo nada mais é que o conjunto de investimento numa conta.

Se for olhar assim, todo investidor deveria ser isento, até que sacasse da conta de contém o conjunto de seus investimentos.

Se vc tem uma ação que vale 100 e distribui 1 real de dividendos por mês, ao final do ano você teria R$ 9,60 se tributado em 20% sobre o rendimento.

Se você tem a mesma isenção do fundo e reaplica, teria cerca de 12 reais… isto é apenas 1 ano.

Ao longo dos anos é a mesma coisa que você amarrar as duas pernas do pequeno investidor e uma mochila de pedras e dizer que ele pode correr a maratona ao lado de um FIA…

Essa mudança é só mais uma mudança corporativista para calar a boca dos gestores e deixar outras aberrações passarem.

5 curtidas