Reforma tributária

Se nao me engano, o IRPJ hoje é 25% para empresas maiores (e seria reduzido para 18%). Com isso, com payouts < 72% a empresa/acionista pagaria menos imposto com a nova lei (veja a simulacao que o Sr. Fouquet e eu fizemos acima). Imagino que a maior parte das empresas (mesmo bancos) tenha menos que 70% de Payout… (e se quiserem pagar mais podem trocar isso por recompras)

5 curtidas

já tem data pra votação no senado?

Senado ainda deve modificar bastante a proposta. A câmara já ta mais alinhada com o governo, o senado nao. Vamos ver se vai melhorar ou piorar.

1 curtida

Dei uma analisada por cima em algumas empresas. Uma das maiores perdedoras pelo visto é a Ambev. Calculei a alteração na alíquota efetiva como percentual da redução, então é só uma estimativa grosseira, também inclui o efeito do aumento da tributação em razão do fim dos JCP.

(Resultados somados de 2016 a 2020)
ABEV
Payout: 97%
Alíquota Efetiva (Marginal 34%): 18%
Nova Alíquota Efetiva (Marginal 26%): 20%

É uma das poucas empresas que deve ter aumento na alíquota por fazer uso excessivo do JCP.

Nova Alíquota Efetiva Total (agora incluindo dividendos): 32%

Bancos e elétricas perdem um pouco sim, mas eu analisaria com calma, pois a perda não é tão grande quanto parece e esperaria um pouco mais de mobilidade na administração como utilização de recompras ou aumento nos próprios investimentos.

5 curtidas

Faltou também alguém resumir melhor a lista de subsídios que devem ser cortados. Ficou um monte de lei citada no final do texto e ainda não faço idéia do que seja.

1 curtida

não, 20% ainda.

1 curtida

Recebi isso, se é 100% não sei…

Alguém sabe da isenção de 35K para bolsa no exterior? Morreu mesmo?

6 curtidas
1 curtida

Essa isenção não é só para bolsa no exterior, a lei é muito mais ampla e engloba qualquer bem de pequeno valor (a polêmica possível seria por que diabos ações e ETFs, somente no exterior, são bens de pequeno valor …). Duvido que caia, a não ser que estejam visando especificamente atacar isso

1 curtida
4 curtidas

Trabalhador comum se aposentar aos 65 anos e ter dividendos tributados p/ que togados, e seus pares, fiquem de fora da reforma administrativa é muita SACANAGEM!

https://antiprivilegio.mbl.org.br/

6 curtidas

Estados querendo voltar a 20% tributação de dividendos, piada de mal gosto…

1 curtida

E pra variar a classe média e o pequeno investidor pagamento a conta.

…e a redução do IR de 27,5% pra 25% pelo visto foi descartada, né ? Ou ainda vão discutir isso ?

cortar gastos e acabar com cabide de empregos aí não querem

2 curtidas

É que na proposta tinha uma mudança na MP, justamente deixando claro que não se aplicaria ao limite em ativos negociados em bolsa. Só queria saber como ficou.

Texto original da proposta.

  • Fim da isenção de R$35.000 nas vendas de ações no exterior? O Artigo 22 da norma traz uma mudança que poucas notícias mencionaram, que parece eliminar a isenção de vendas de ações no exterior no limite de R$35 mil por mês. Veja no texto: “Art. 22. Fica isento do imposto sobre a renda o ganho de capital auferido na alienação de bens e direitos de pequeno valor, cujo preço unitário de alienação, no mês em que ela for realizada, seja igual ou inferior a R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais). § 2º: “O limite de isenção de que trata o caput não se aplica aos rendimentos e ganhos auferidos em aplicações em títulos ou valores mobiliários negociados em mercados organizados de valores mobiliários ou em qualquer outro recinto, inclusive alienação de ações.” (NR)
1 curtida

se n for ja, vai ser em algum momento , agora é só a cabecinha, de 2023 pra frente o ceu é o limite , vão usar de exemplo países que tributam 30-35% … é uma verdadeira sentença de morte isso, qlqr pessoa q conhece minimamente como funciona Brasília, deveria ser contra isso

2 curtidas

Não sabia disso

Se lembraram acho que já era, não vejo qual lobby vai querer brigar, e é uma das fontes óbvias para tapar o buraco do IRPJ

1 curtida

Às vezes fico com a impressão de que a arrecadação vai diminuir (já que parece que a maior parte das empresas da bolsa/acionistas vai pagar menos imposto total). Isso seria uma boa desculpa para, em breve, revisarem a lei e aumentarem a taxação de dividendos da forma que você falou.

1 curtida

Esperança é a última que morre…

5 curtidas

Não sei nem se seria bom ou ruim, senado brigando com câmara já indicaria fim do governo sendo que ainda temos 2022 todo pela frente… É segurar os cintos.