Renda fixa (TD, CDB, LCI, poupança)

Um ponto negativo do td pra mim em termos de aposentadoria é que terei que sacar tudo num eventual vencimento, pagando uma grana boa de ir.
Tenho bastante título de 2035 que comprei há mais de 10 anos e era a ntnb mais longa da época (tinha 2050 de juros semestrais, mas n gosto dos títulos de juros semestrais). Ou seja, em 35 irei resgatar tudo pagando ir e terei que reinvestir, pois ainda não estarei aposentado.
Tenho pensado em comprar etf imab11 ou imbb11 justamente por não ter esse ponto negativo (tem outros)… talvez esse título venha pra “resolver” esse problema, estou na expectativa para maiores detalhes…

1 curtida

Questão de expectativa de vida. Basta pesquisar a sua expectativa e escolher o título. No mais, questão de fase de acúmulo, ou não.

1 curtida

Tem esse fundo que segue o imab5, track recorde bem longo, e rentabilidade muito boa.

Taxa adm baixa 0,2

3 curtidas

TD para aposentadoria para mim segue o 30-35 anos como sendo o gold standard. Para quem está com ou próximo aos 50 anos, os cupons semestrais com vencimento em 2055 podem ser considerados como isentos de IR (não há resgate em vida), infelizmente não é a melhor herança a ser deixada para os filhos, se os tiver, mas é uma renda vitalícia protegida da inflação.

2 curtidas

Melhor que fundo é comprar o ETF que não tem come-cotas, se não me engano é IMAB11 o ticker. Possivelmente traz mais retorno já que a mordida do leão é capitalizada por anos a fio enquanto no histórico do fundo não aparece o impacto do come-cotas.

1 curtida

Isso aí. Se for optar por um fundo, irei para algum ETF, seja o IMAB11 ou IMBB11.

Ainda sobre o TD, quando eu comecei a comprar o IPCA+35 eu tinha 20 e poucos anos. Era o mais longo da época dentre os que não tem juros semestrais (o de 2045 não estava disponível ainda). Nessa época, não fazia sentido investir no título de juros semestrais para ter que reinvestir após pagar IR todo semestre.
O resultado é que em 2035 terei ± 50 anos, ainda estarei trabalhando, e vou receber uma grana de “aposentadoria”, que não precisarei, e serei obrigado a pagar IR, para depois reinvestir o saldo líquido. Nesse momento aí posso até pensar em juros semestrais, mas ainda não é meu caso agora.
A vantagem do ETF é que o fundo não paga IR quando um título da carteira vence, e o fundo reinveste todo o dinheiro. O IR é pago apenas pelo cotista, ao vender a cota.
Assim, posso comprar o ETF agora e ir vendendo mensalmente o valor que quiser a partir do momento que precisar, na minha aposentadoria, e pagar o IR a cada mês.

Lógico que o ETF também tem pontos negativos, com um risco de marcação a mercado pois aprox 50% da carteira do IMAB é de títulos longos, que são naturalmente mais voláteis, e posso dar o azar de estar um ciclo de alta de juros (e baixa no valor do ETF) na época do meu resgate.
Praticamente não investi em renda fixa em 2021, mas tenho como meta voltar a investir em 2022, aproveitando a alta da SELIC para adequar a minha alocação entre RF x RV. Provavelmente irei comprar um pouco de IPCA+45 e um pouco do ETF, além de CDBs de bancos médios.

Sobre o novo título do TD, no meu mundo ideal, ele deveria ser um pouco parecido com o ETF em relação a não ter uma data de vencimento muito definida, mas sem o risco da volatilidade justamente quando você precisar resgatar o dinheiro.
Poderia ser tipo uma faixa de anos, tipo seu dinheiro ser pago ao longo de 10 anos a partir de uma determinada data, isso minimizaria bem a questão do IR que que citei acima.

3 curtidas

Sinalizei sua resposta sem querer!! O Imab11 ainda é ok, o problema são os outros dois irmãos que sofrem de baixa liquidez, isso pode afetar nas suas compras e em momento de stress do mercado tb pode ser problema em negociar algo:

O b5p211 segue o imab vencimento menor que 5 anos
O imab11 segue todos os vencimentos
E o b5mb11 segue vencimento maior que 5 anos, o ideal seria a cesta composta dos 3 na minha visão, tem que comparar o rendimento do imab11 com o imab e ver a diferença.

2 curtidas

Sobre as desvantagens que você falou, todas elas se aplicam aos títulos do tesouro também. A respeito do IR uma alternativa seria partir para o crédito privado que tem títulos isentos como CRI/CRA e Deb. Incetivadas, só teria que ser muito seletivo quanto aos emissores, pena que esse seja um mercado que +90% da opções são para investidores qualificados, no campo das disponíveis para o investidor geral tem boas opções com nível de crédito bastante confiável como Petrobrás, JBS, Klabin (geralmente empresa exportadora e com receita em dólar) e algumas elétricas.

Quanto aos valores hoje em dia o ticket mínimo está na faixa de R$1.000

“infelizmente não é a melhor herança a ser deixada para os filhos”

Concordo, mas me parece melhor que qualquer plano de Previdência (privada).

O único problema desses fundos é o come-cotas (que ia morrer, mas não foi dessa vez). Fora que, quando a taxa é baixa assim, vale mais a pena ver as despesas efetivas do que a taxa “nominal”. Se não me engano era o BTG mesmo que tinha um fundo de ouro super barato (mais barato que ETF lá fora), mas a taxa efetiva acabava sendo mais em linha com o mercado. Mas sendo só renda fixa 0,2% é plenamente possível para um fundo mais enxuto e sem firula

Mas a marcação a mercado no td só existe se vc vender antes do prazo e títulos curtos são bem menos voláteis. Se seu título for de 2045 e vc começar a vende-lo parcial a partir de 42, esse efeito será bem pequeno.
A volatilidade vem com força nos títulos longos durante períodos de elevação ou redução da selic.

1 curtida

Gostaria de deixar um relato sobre guardar uma graninha no Banco Inter CDB 100% CDI e NUBANK (função guardar dinheiro - 100 % CDI). Existe uma diferença e não sei explicar o pq. Apliquei os dois no mesmo dia.

Coloquei 18 mil no inter e 10 mil no NUBANK. Ate o momento, o NUBANK, mesmo com menos dinheiro, rendendo mais. Ja fazem duas semanas.

Existe a possibilidade do banco Inter está rendendo errado? Talvez. É a minha suspeita.

Deixo registrado aqui minha experiência.

2 curtidas

Pode conferir o valor correto em um desses links abaixo: (confirme também se não está vendo valor bruto em um e valor líquido em outro, pela diferença pode ser isso, já que ainda está no período que cobra IOF).

https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/exibirFormCorrecaoValores.do?method=exibirFormCorrecaoValores&aba=5

https://calculadorarendafixa.com.br/#/navbar/calculadora

3 curtidas

Não olho o bruto Roger, sempre vejo o valor disponível para resgate.

Então é só colocar os valores em um dos sites acima. Tem que bater certinho (ou 0,01 de diferença). Vai verificar se um está pagando mais ou o outro pagando menos, comparado ao valor correto.

7 curtidas

Banco daycoval esta com LCI em 12.5% com duração de 3 anos

3 curtidas

Oi?

Não entendi isso dos juros compostos… você fez os juros compostos e depois dividiu por 3? (acho que se for assim a comparação com outros investimentos fica injusta, não? acredito que o mais justo é considerar os 12.5% mesmo…)

Foi uma ideia, de toda forma a taxa esta boa 12.5 isento de imposto

Confesso que esperava esse tópico bombando bem mais, renda fixa pagando 1% a.m sem dor de cabeça, atualmente o risco de investir em ações não esta valendo a pena na minha opinião, tô comprando RF, etfs exterior e vendendo bolsa br, manterei apenas algumas smallcaps que gosto bastante e umas elétricas.

5 curtidas