Rentabilidade + Estratégia de Carteiras

Pessoal,

Seria interessante compartilharmos qual a rentabilidade anual que estamos conseguindo com nossas carteiras e quais as estratégias seguimos, incluindo mudanças no meio do caminho.

Eu comecei a investir a pouco mais de 1 ano, sou novato no assunto, mas tenho aprendido muito aqui no forum.

Estou particularmente interessado nas carteiras do pessoal que investe a 10+ anos e suas estratégias.

Histórico / Estratégia:
Eu comecei todo errado investindo em CIELe VVAR por recomendação.

Então montei uma carteira de FIIs que fiquei estudando por um bom tempo. Foquei em fundos bem diversificados e foi composto da seguinte maneira: 1 Shopping, 1 Recebíveis, 2 Logísticos, 1 Bancário(já vendi) e 2 Comerciais. Essa me gerou uma boa rentabilidade, acima do IFIX.

Então passei a estudar também balanços de empresas e frequentar foruns e grupos de telegram de análise fundamentalista. Venho tendo bons resultados (bull market, eu sei) e sabendo precificar melhor as ações.

Desempenho anual - FIIs:
TWR/Cotas: 27%
TIR: 26%

Ações:
TWR/Cotas: 15% (Efeito CIEL e VVAR)
TIR: 35%

Agradeço se o pessoal mais experiente puder contribuir.

5 curtidas

Achei a ideia legal!!

Comecei a investir esse mês e estou acompanhando o fórum há algum tempo. Gostei da ideia e agradeço sugestões do pessoal. Comecei com pouco dinheiro e já investi tudo o que tinha no momento, pretendo fazer aportes mensais.

Aproveitar esse tópico pra não abrir outro desnecessariamente.

OIha que estudo “pra lá de” interessante:

https://twitter.com/jesobailce/status/1370077889690013700?s=20

Resolvi fazer a mesma coisa, mas só entrando e saindo do IBOV e deixando o dinheiro parado.
Não calculei IR e assumi custo zero pra operar.

EDIT:

Com 15% de IR nos meses de lucro do IBOV e CDI fixo de 3% ao ano:

3 curtidas

Achei a rentabilidade do gráfico do twitter muito elevada. Será que o calculo feito está correto?
Mas pode ser uma estratégia interessante. Quem sabe até para operar alavancado, operando comprado no Indice futuro nestas condições.

2 curtidas

Uma variação de momentum, usando price index de 1 mês.
Tem uma quantidade grande de publicações sobre o fator momentum, historicamente funciona muito bem.

O cara usou o CDI real, eu usei fixo de ponta a ponta (o que não acontece na prática).
CDI antigamente era absurdo… por isso rendeu tanto.

Os comments são interessantes também.

Tem uns comentários falando disso e o autor comenta que não entra nada de momentum nessa análise.
Como não entendo nada, não sei quem está certo.

Como eu só entendo “desenhando”, pra mim foi o suficiente kkk

Momentum é variação de preço no período anterior, normalmente se usa variação em 1 e/ou 3 e/ou 6 e/ou 12 meses. Essa é uma estratégia puramente momentum com price index de 1 mês.

2 curtidas

O cara do Twitter respondeu levantando uns pontos interessantes…

Eu vi, mas usar a derivada do PI como critério não muda o fato de ser momentum…
Meu ponto é que não é uma “descoberta”, tem uma quantidade muito grande de variações de PI testadas e documentadas, a maioria delas funciona.

Legal…

Well… eu confesso que não me lembro de ter visto essa estratégia no passado.
Pelo menos “desenhadinha” assim que me chamasse a atenção.

Já tentou praticar algo nesse sentido?

Corrigindo o que falei sobre a novidade, tenho que dar créditos (eu não conhecia) a questão de sair totalmente para fazer caixa (talvez tenha em artigos de análise técnica, mas esses não tenho conhecimento).

Essa chama muito a atenção na rentabilidade pelo gráfico não ser log. A maioria dos artigos quants em escala linear ficam assim, por isso sugeri que o gráfico da CAFI fosse reajustado.

Eu achei super interessante porque é uma estratégia pra lá de simples de implementar.
Se gastar um pouco de “tutano” e der uma refinada, pode melhorar mais ainda.

Agora imagina isso nos US que tem ETF de tudo que é fator, direção, alavancagem.
Pô… deve dar pra fazer altas “manobras”… :grin:

Vou brincar um pouco mais no Excel com isso aí.

Tenho uma parte pequena do meu $ em uma carteira quant proprietária, um dos fatores é uma composição de momentum. Comecei no ano passado, fevereiro, 30 posições.
A maioria está perto do 0x0, mas o resultado geral está bem razoável. GPCP3, ETER3 e TASA4 levaram a carteira nas costas.

1 curtida

Eu sempre olhos os valores, não deixo me levar pelo desenho.
Dá pra tirar boas conclusões mesmo com o gráfico linear.

toooooooop

Mais recentemente entrou FHER3, até comentei um tempo atrás no tópico dela qdo entrou.
Só hoje 20%

Show hein…

Pelo visto você já está bem avançado nesse tema, parabéns.

Conhece algum material interessante pra começar estudar?
Algo prático… não me “dou” com estudo acadêmicos hehe

Exemplo pra lá de simples, mas que é algo que me veio à mente:

https://www.quantifiedstrategies.com/a-monthly-momentum-strategy-in-etfs/
https://www.quantifiedstrategies.com/monthly-momentum-in-spy-and-tlt/