RESERVA DE EMERGENCIA

Pessoal,

Com a queda da taxa selic para 2,25% qual produto vocês estão adotando para R.E?

Cara, ainda estou quebrando cabeça com isso. Tô sem saber em qual vou deixar. Opções em vista são:

-SOFISA - cdb 110% CDI (liq. Diária)
-Daycoval - LCI 100% CDI (liq. Diária após 3 meses)
-Tesouro direto mesmo (rende menos , porém tem a questão da segurança)

  • Uma parte sempre deixo na poupança sem visar rentabilidade (caso aconteça algo fim de semana posso sacar)
1 curtida

Poupança, 6 meses de gastos estimados. Precisando a qualquer minuto, tá lá. Emergência pra mim é isso.

1 curtida

Com todo respeito , acho besteira fica procurando rentabilidade em reserva de emergência
Precisa ter liquidez e já era, eu coloco todo Nubank
Utilize o tempo de vocês para encontrar melhores opções de rentabilidade na Bolsa, minha opinião :slight_smile:

9 curtidas

Rodrigo,

Às vezes, é preciso ficar 100% liquido à espera de oportunidades no mercado. Daí minha pergunta. Usei a reserva de emergência, como exemplo, para facilitar a resposta.

2 curtidas

CDB 100% CDI direto no Itaú - Liquidez diária

Reserva de emergência não precisa ser muito elevada.

Coloca no máximo 3 meses de despesas em produto de bancão ou poupança, o restante em Tesouro Selic ou produtos confiáveis de liquidez diária.

Não tem jeito, no cenário atual renda fixa não é para ganhar é para não variar apenas.

Se você tem um perfil de alocar muita grana na renda fixa, você pode fazer investimentos com vencimentos diversos, assim sempre terá dinheiro em datas diferentes… e poderá usar essas datas para cobrir alguma eventualidade ou oportunidade… melhor do que colocar um percentual muito alto tudo em liquidez diária.

3 curtidas

Ok, pelo menos não paga a taxa de custódia da B3.

Esse eu não sabia

A NuConta tem resgate imediato e rende 100% do CDI.

1 curtida

Sim, sim. Só deixo na poupança do bancão (BB) essa grana de emergência por conveniência mesmo. BB tem em tudo que é lugar com possibilidade fácil de saque.

Mas mudando de saco pra mala, deixa eu aproveitar pra te perguntar uma dúvida que sempre tive: a NuConta tem cobrança de IR na hora do saque, assim como no tesouro direto né? Independente do valor que estiver lá ou quanto estiver? Sempre tive essa dúvida.

1 curtida

Pra quem não sabia sobre o CDB 100% CDI do Itaú segue a reportagem.

É bem recente, foi lançado esse ano:

3 curtidas

Sim, cobrança normal. Ele já exibe o rendimento líquido e permite consultar o rendimento bruto e quanto foi descontado de IR.

De fato na poupança tem essa possibilidade do resgate em espécie, mas não sei até onde se justificaria. De qualquer forma se é importante, pensaria em deixar alocado na poupança apenas o montante necessário para esse cenário e depois iria em outros investimentos com 100% ou mais de CDI. Lembrando que como a instituição pode quebrar seria interessante colocar em umas 2-3 para diminuir esse risco.

2 curtidas

Amigo meu teve um CDB que o banco quebrou, acionou FGC, se não me engano demorou 41 dias para recuperar o dinheiro.

2 curtidas

Bem que o BB poderia ir no mesmo caminho.

Minha reserva é de 6 meses de gastos.

20% na poupança do Banco do Brasil, para emergências de fato.

O restante: 40% na Nuconta(100% CDI) e 40% no CDB Liquidez diária do Sofisa (110% CDI).

5 curtidas

Interessante

Valeu!

Acho uma boa estratégia. Consegue atender todo o problema de liquidez e ainda aliar rentabilidade.

1 curtida

Eu deixo na poupança. Mais acessível, está o tempo inteiro na minha conta e tal…
Eu considero o limite do meu cartão como uma reserva de emergência também…

1 curtida