Bem, como comentei rapidamente com o Cadu em outro tópico, há alguns meses estou estudando e simulando os robos da “Smarttbot”. Isso para o DT(acho até que os robôs deles são para DT apenas). Como falei, apenas simulando, não estou em conta real. Testando mini dólar e mini índice. Estou testando com os robos gratuitos, especificamente na estratégia de média móvel. A cada “dia” que passo vou refinando a estratégia e tal. Eu estou gostando da plataforma, o que me atrai na Smarttbot é que é uma plataforma que trabalha independente da pessoa, deixo meu computador desligado durante o dia e o robô manda ver.
Sei que tem o esquema do robô no Metatrader, que me parece muito bom, inclusive, mas não me interessei, porque ele tem de rodar em nuvens, essas coisas, e não manjo nada disso, e nem tenho muita paciencia para essas coisas. Então o da Smarttbot sendo “piloto automático” mesmo, para mim é uma beleza.
Como falei, estou testando estratégia, com dois contratos no dólar e no índice. Duro que em simulação eles só lhe dão um robo gratis, ai tendo que puxar o outro no “lapis” aqui em casa, mas e simples.
Pelo que tenho observado, ao longo desse tempo, posso falar que usando uma estratégia simples, sem querer ganhar o mundo num só dia, prejuízo até que não da. Atualmente estou trabalhando com a seguinte estratégia:
Quando o grafico de 60 minutos está em alta(acima da MME 42 entro comprado no dia, quando está abaixo, entro vendido. Se estiver sem direçao(muito na média), ai me baseio na MME21 do gráfico Diário. Mas esse é só um direcionamento meu, pois o robô está montado para trabalhar acima ou abaixo da MME21 no grafico de 15 minutos. Então direcionamento no grafico 60 m, robô trabalhando no grafico de 15 minutos acima ou abaixo da MME21.
Uma coisa que faço é deixar só para compra ou só para venda, pois deixar compra ou venda, estando acima ou abaixo, ja vi que não da muito certo, perde muito. Assim dessa maneira que estou fazendo , faço poucas operaççoes ao dia…no maximo 3/4 compras e vendas…se a coisa dispara, faço uma compra, uma venda.
Digo que ao que está me parecendo, prejuízo não dá, porque se vai contra o que deixei, não opero e não perco…se vem na minha direçao forte ganho muito…Num dia que caminha 30 ponto o dolar…da para ganhar 600 reais. O problema é quando o mercado fica muito lateral no dia…ae ferra, porque abre umas tres, quatro, cinco, operações e gera stop cada vez que muda de sentido…então ja ocorreu de perder 500 reais num só dia…
Na verdade…as vezes se perde 200/300…mas se ganha tambem…assim para cima…
Por enquanto estou só simulando, até porque nao tinha nas minhas corretoras(Rico e Clear). Mas agora tem na Clear e como está custando 0,80 a corretagem, vou entrar na real, logo, logo.
Achei melhor trabalhar nos 15 min, pois diminui os preços dos stops, quando vira o mercado.
Legal, que basicamente trabalho nos opostos, quando estou comprado no indice , estou vendido no dólar, e vice-versa.
Hoje , por exemplo, que eu estava comprado no índice e ele caiu, mesmo assim tive lucro de 40 reais em duas operaçoes(quatro corretagens). No dólar que eu estava vendido, tive lucro de 100 reais.
Estou nisso há uns 06 meses, apenas simulando e refinando a estrategia, já tentei várias coisas, tendo bons lucros mensais, e pouco prejuízo. De tudo, agora acho que estou chegando numa métricca legal, mas precisa ver se funciona na hora do jogo, não só na hora do treino. Outra coisa, como estou puxando no lapia também, pode haver algum erro.
Como esse mês acabei usando alguns dias MME9(achei que assim poderia causar menos perdas, mas não, da mais operaçoes e mais stops, melhor na MME 21) não tenho as contas especificas do mês, mas vou refazer aqui e amanha, no final de semana ou quem sabe até mais tarde coloco aqui como está sendo esse mês, inclulsive com dias de maiores perdas e maiores ganhos.
Pretendo entrar com 02 contratos em cada índice, assim pagarei 100 reais por mês para a Smarttbot e com uma banca de 3/4/5 mil reais da pra entrar tranquilo e ter uma gordura para se no inicio tiver alguma perda de 500 reais no dia, por exemplo Claro que vc pode colocar para o robo parar se atinger tal prejuizo, mas já vi que não é muito bom…as vezes fica enrolado até as 15 horas, vc perde ai uns 300 conto, mas depois dispara para um lado e da até para recuperar.
Bem, é isso, pessoal.
Sei que existe o Metatrader e vi que a Modal tem um robô, Carmine Trade que opera em grafico diario e semanal…mas não conheço.
O Cadu falou que tem alguma experiencia, conte para nós, é no Metatrader? Você também falou que teve um problema com a Smarttbot, se puder contar, agradeço, pois estou perto de começar a operar com eles…
Abs.