Robôs de Investimentos

Fala, Cadu.

Acho que a Smarttbot não vai rolar mesmo, muita reclamação no Reclame Aqui, a coisa parece que é feia mesmo.

Sendo assim, tenho duas opções, o Meta Trader, onde até se acha robôs gratuitos para media móvel, HILO, etc… Mas, eu não tenho referencia se o os robôs do MT5 funcionam mesmo na vida real. Se tiver alguma informação, agradeço. Ai vou precisar aprender tambem o tal de usar o MT5 em núvem.

A outra possibilidade, é essa igual a sua da InvestChart, dei uma olhada , e a plataforma realmente é muito boa. Você tem aquele plano de 110 reais para BMF? Só não entendi o lance do robô na plataforma, como funciona, é semelhante a Smarttbot? Você faz la a estratégia com os cruzementos, stops, ganhos, etc e deixa rolando o dia todo , para parar em tal horario? Agora, você tem de estar com o computador ligado, ou da para trabalhar com ele desligado, que seria meu caso?(algo semelhando com a Smarttbot que tem sua propria plataforma). Ou tem de rodar em nuvem tb?

Abs.

1 curtida

MT5 eu não posso te informar, pois só usei uma versão demo há um tempo atrás, e achei muito complicado.

Sobre a Investcharts, eu assino 2 dois planos deles: modulo bovespa tempo real + modulo BMF tempo real, está saindo por 140,00 mês.

Não sei se é semelhante ao Smarttbot, não lembro exatamente suas funcionalidades. Mas te garanto que é simples. O seu setup por exemplo, montei ele em menos de 5 minutos. E depois que vc monta o setup, aí é só ligar o robô p/ funcionar o seu setup escolhido.

A janela de parâmetros dele é esta:
OrdemAutomatica_03

O Alarme é o setup que vc montou e depois escolheu qual ativo vc quer usar p/ este. E o restante do robô vc configura como quiser. Ele tem a opção de deixar o robô ativado o dia todo, sem precisar deixar a plataforma e/ou PC ligado. Outra opção bacana que ele fornece é a de Simulador, nele vc monta o robô e coloca no modo simulador, onde ele vai simulando as execuções das ordens com base no mercado em tempo real, e vai te gerando o relatório. Essencial antes de começar a rodar pra valer qualquer estratégia nova.

A única parceria de corretora que eles tem é com a Xp, este é um pto negativo. Eu fiz um pacote lá com eles de corretagem, de 30 por mês, que sai a 11,65 (menos pior que os 18,90 por corretagem padrão). Aí p/ operar na Xp com o robô é muito simples, vc ativa no próprio site da Xp o robô da Investcharts (só precisa fazer isso uma única vez). Depois disso, todo dia de manhã cedo vc tem de abrir a plataforma da Investcharts, e tem uma área específica onde vc coloca o seu codigo de cliente da Xp, e aperta um botão p/ te mandarem um token. Logo em seguida vc recebe por email uma sequencia de números da Xp, vc cola estes números na plataforma, e ativa o robô. E pronto, ele já está rodando o dia todo, pode fechar a plataforma e desligar o PC. A noite ele desativa o robô, sendo necessário repetir o processo do token novamente.

Só ressaltando que não tenho nenhuma parceria com a Investcharts, e nem ganho nada indicando alguém p/ lá. Sou só um cliente satisfeito. As poucas vezes que tive problema, entrei em contato por email e eles me responderam muito rápido. Já questionei eles se não pretendem fazer parceria do robô com outras corretoras, e eles me disseram que estão avaliando isso. Se mais alguém usa a plataforma, seria legal fazer uma pressão também.

1 curtida

Legal, Cadu…vou atrás disso. Gostei muito pela facilidade de uso. Prefiro pagar um pouco mais caro algo que me facilite a vida. Quanto ser na XP não me parece problema, pois o custo de operar mini indice la é de 1 real, bom preço.

Essa questão de estar “no jogo” sem precisar estar on line e da tal nuvem, é uma ótima coisa.

Na simulação que vc fez, falou que o minimo era de 5 contratos, mas na vida real da para operar um contrato apenas?

Outra coisa, é possivel operar com o robo no mini indice e no dólar ao mesmo tempo? Pergunto, pois, ja percebi que tendo por exemplo um contrato em cada um é algo mais viavel do que ter em apenas um, mas não sei se a plataforma permitira dos “robos” ao mesmo tempo.

Voce falou do pacote, vc trabalha com o robo em ações tanto no DY quanto dormindo comprado?

Na Smarttbot, por exemplo, não daria para eu fazer o robo parametrizando o grafico diario com o de 15 minutos, para isso teria de comprar um robo deles. Aqui vc parametrizou isso, ou o grafico diario vc trabalha separadamente, como eu venho fazendo, Diario abaixo ou acima da MME 21, parametrizo o robo nos 15 min.

  • Na simulação que vc fez, falou que o minimo era de 5 contratos, mas na vida real da para operar um contrato apenas?

O mínimo p/ se operar na bolsa são 5 mini contratos, e só são negociados de 5 em 5.

  • Outra coisa, é possivel operar com o robo no mini indice e no dólar ao mesmo tempo?

Positivo

  • Voce falou do pacote, vc trabalha com o robo em ações tanto no DY quanto dormindo comprado?

Tb uso o robô em ações, onde faço swing trade (na verdade hoje só estou operando com ações), parei um tempo de operar com índice. Preciso ajustar melhor meu setup.

  • Aqui vc parametrizou isso

Sim, montei todo o setup em um único alarme, mesmo com os períodos diferentes, isso não é problema. No caso do seu setup eu só tive que separar um p/ compra, e outro p/ venda.

Caraca, 5 contratos no mínimo. Ai quebra o esquema, fica muito arriscado.

Mas isso é uma exigência da plataforma da Investcharts? Porque já fiz DT sem robo com um contrato apenas.

Falando em robô, ja fiz uma pequena mudança no meu setup(kkkk robô é assim mesmo, vc está sempre refinando, refinando, e se bobear nunca chega no final). Troquei a média movel de 21 dos 15 minutos por HIlo Activator de 18 periodos. Tinha muito dente de serra, muita violinada, muito stop, assim, ao menos em janeiro, ficou quase sem nada. Aumenta-se o risco de tomar uma perda maior, já que estou fazendo sem stop(eu já fiz com 6 pontos no dolar e 250 no win, mas acho que dá muita violinada tambem). Sem stop as vezes perco 10/12 pontos, raramente mais que isso, e muitas vezes menos, por volta de 5a 8 pontos.

Bem…nessa estratégia do Hilo, operando um contrato do dolar e um no indice, até sexta-feira deu 370 reais no indice win…e 0 reais no dólar, isso levando em conta que o dólar iniciou encerrou dezembro acima da MM 21 no diario, mas já começou abaixo…eu estou jogando para baixo, supondo que eu estaria comprado nesse dia, então nem operaria, já que foi um dia extremamente negativo. Agora, muitas vezes no inicio do dia eu consigo ver como está o noticiario a abertura e tal…e entao eu teria mudado para venda e teria ganhado uns 250 reais nesse dia. Mas como falei, prefiro jogar as simulações para baixo.

Por último, vc que gostar de dar uns tiros na AT, entra comprado às vezes em PETR, VALE, CSNA, ETC…mesmo não sendo açoes que gostamos em termos fundamentalistas?

1 curtida

Eita, esquece o que escrevi, foi erro. O índice (IND) que só é negociado de 5 em 5, sendo este o valor mínimo. O mini indice (WIN) não tem isso, pode ser negociado desde 1 contrato, sendo que 25 contratos do mini = 5 contratos do indice.

P/ AT puramente os fundamentos ficam em segundo plano, o que importa mais é ter muita liquidez. Por isso, só ativos do IBOV. Neste caso específico, nem me apego sobre os numeros da empresa.

1 curtida

legal, Cadu.

Já estava penando que isso de 5 era da plataforma kkkkk

Tenho de começar com um…e ir subindo contrato a contrato. Tudo dando certo, vou começar a usufluir quando estiver ao menos com 5 no ibov e 5 no dólar…e olha lá…negócio é deixar investido mesmo, subindo contrato a contrato. Sempre com segurança.

Vou afirmar minha estratégia pela Smarttbot e tambem no lápis pelo grafico. Assim que estiver bem, vou pegar aqueles 15 dias gratis da plataforma e me entender com ela…kkkkkk… Esse periodo de teste , engloba a simulaçao de robo na corretora simulação deles?

Depois é só abrir conta na XP, tenho um amigo aqui da minha cidade que trabalha com eles.

Valeu, Cadu!! Esses dias to torrando demais vc…kkkkkkk

Excelente seu estilo de investir, não tem estratégia fechada, não tem chavão, não é pragmático. É um analista de empresas, um fundamentalista, mas tambem não abre mão de pegar alguma brecha na AT, de um robô, de um trade especulativo ou de valor, Um cara completo.

Muito chato essa questão do pragmatismo, tipo o Bastter, ja fui assinante por lá, nada contra, o cara é monstruoso, puta trabalho, um cara de respeito total, mas o pragmatismo atrapalha demais, horizonte fechado para algumas coisas.

Outro exemplo, atualmente estou assinando a Suno Research, um mês(como falei estou reentrando nesse mundo e estava sedendo por informação). O trabalho deles é ótimo, de grande valor, e muito honesto. O Tiago Reis é um ótimo cara, já troquei anos atrás algumas ideías com ele via email, um sujeito decente e entendedor do assunto. O Professor Barone é monstro no assunto FII, mas eles trabalham com muita margem de segurança, com muita passividade, certamente cuidam bem de seus clientes por causa disso, mas essa passividade não me agrada muito. Prefiro mais seu estilo ofensivo…kkkk…e o estilo do maluco mascarado(como o chamamos, Pense Rico? ou Viver de Renda?)…E além da passividade, tudo o que podemos aprender e saber lá, sobre como investir em açoes e e FIIS , podemos ter aqui com a mesma qualidade(talvez não com o mesmo detalhamento da empresa, não por conta que vc não possas fazê-lo, mas não é o trabalho aqui, até porque como dito, você nos direciona gratuitatmente).

Grande abraço, meu amigo!!

2 curtidas
  • Esse periodo de teste , engloba a simulaçao de robo na corretora simulação deles?

Não sei te informar, mas acredito que sim.

O mascarado é o Viver de dividendos, ele é muito gente boa, já acompanhava ele antes de virar nosso parceiro (inclusive já tinha aberto conta lá nos EUA com base na sua indicação).

Realmente o Bastter é bem limitado, e toca aquele forum como se fosse uma religião, ninguém pode discordar dele ou de suas ideias. O principal é cada investidor ver qual é a melhor opção de investimento que se enquadra em seu perfil e objetivo. Eu não tenho a menor dúvida que AF pensando a longo prazo gera uma alta rentabilidade, com pouco stress. Por isso considero a melhor opção de investimento. Mas nada impede uma pessoa que tenha o dia todo livre, de focar em AT e também ter sucesso. Ou ainda de mesclar as duas coisas. Enfim, o que importa no fim das contas é ganhar dinheiro de forma honesta, e fazer o seu patrimônio crescer, ou gerar renda p/ seu sustento.

Eu realmente gosto de trocar ideias no forum. Lá no infomoney tinha um forista que entende muito do assunto, o Domingos Junqueira, e foi quem me ensinou toda a base da AF, e de forma gratuita. Sinto que além de gostar de participar aqui, tenho uma dívida eterna de retribuir estes ensinamentos.

2 curtidas

Lembro do Domingos Junqueira, ele era o mais experiente por lá. Você ficou no lugar dele…rsrss

Lembro que uma vez ele falou que usava Stop e o pessoal ficou espantado…rsrsr…acho que foi isso, não?

Creio que vc use tambem…ao menos em algumas situações.

Vc ainda trabalha? Ou só se dedica aos investimentos agora? Parece que me recordo, vc é dentista, não?

2 curtidas

Esta do stop é verdade, nem me recordava mais. :rofl:
Não costumo usar stop, pois ao meu ver queda é oportunidade p/ compra. O que eu costumo fazer é assim que um ativo que estou investindo a LP entra em viés de baixa, eu vendo uma parte da posição, p/ tentar recomprar em algum suporte mais abaixo. E se cair além disso, vou aumentando posição aos poucos.

Eu sou dentista, trabalho direto ainda nisso, e gosto do que faço. Tanto que durante o pregão eu não consigo acompanhar muito o mercado. Com isso já deixo tudo programado de manhã cedo, e a noite checo o mercado. As vezes na hora do almoço aproveito p/ dar uma olhada também, não que tenha necessidade, mas por curtir a coisa mesmo.

1 curtida

Curtir…falou tudo!!!:grinning:

1 curtida

Caraca, Cadu!!!

A Smarttbot fez lancamento de várias estratégias hoje, passa uma imagem de ser uma ótima empresa, que coisa!!

Não é só pelo que vc falou não, eu vi o Reclame Aqui, várias reclamações bem recentes, que robô faz coisas doidas sem sentido…kkkkk foda

Quanto ao meu robô de Hilo 18 períodos, hoje negociando um contrato no dolar e um no indice,deu um prejuízo de 60 reais. Bem bom para um dia ruim em que as coisas não deram certo.Mas , por outro lado, indo na direção contraria da tendencia no diario não é ruim , pior seria se ficasse de lado, ai seriam mais stops e teria perdido uns 250 reais a 300.

Ah…uma coisa que esquece de comentar com vc…eu nem tenho como fazer DT manual, mas , vc deve conhecer, aquele cara da Clear, o Igor Rodrigues, O Mago, parece ser realmente bom, um tempo atrás assisti vários videos dele no youtube, videos ao vivo, não gravado…o cara conhece, sabe manejar as peças…chega a fazer coisas incriveis. Não sou entendido em DT, mas o cara parece ser de respeito.

Abs.

1 curtida

Não conheço este cara da Clear, vou procurar ver depois.
Eu conheço na verdade poucos de AT, um deles, e que gosto das análises, é o Dalton Vieira. Ele tem um site muito bom com análises diárias. Mas tem um tempo que nem acompanho…

Conheço o Dalton, já vi os videos do site…o cara ensina legal, inclusive.

O que falo do Igor Rodrigues é o manejo que ele faz no DT, e ao vivo nos videos, impressionante.

Sei lá se é lucrativo, a galera acompanha ele diariamente numa sala da Clear.

No minimo é interessante, muito interessante.

Quando tiver um tempinho, da uma olhada nesse video…na verdade é uma aula ao vivo no mercado para alunos do curso dele(pelo que entendi)…é um negocio incrivel, na época até escrevi la no comentário que só acreditava porque tinha visto com meus próprios olhos.

Chega a ser perturbador o manejo do cara, parece qeu ele sabe para onde vai a cotação.

Como falei, no mínimo são tres horas muito interessantes, para vc que gosta e vive tanto o mercado, acho qeu vai curtir, é de ficar bobo…e tudo ao vivo… link abaixo

2 curtidas

Ae Cadu!!

Vc estava com seu robô ligado no dia do julgamento?

O meu operando um contrato no indice e um no dolar deu mil reais de lucro…rsrsrs…pena que estou apenas simulando.

Uma coisa que venho pensando há algum tempo. O robô não é para ligar todo dia, ou ao menos todo o dia. Se vc tiver condiçoes de dar uma olhada no mercado, a cada hora, ou a cada duas horas, penso que seria a melhor situação de uso dele, pois ficaria fora dos periodos em que o mercado anda de lado , e maximizaria os momentos de tendencia .

Claro que é dificil dispor desse tempo, mas seria o ideal.

Seria um operador híbrido, entre o humano e o robô.

1 curtida

Acredito que não funcionaria bem, pois quando o mercado entrasse em alta, e vc fosse ligar o robô, já teria boa parte deste. Acredito que a ideia do robô seja exatamente a de vc não precisar ficar ali na tela olhando a cotação durante o dia. Se vc tiver tempo p/ isso não vejo a necessidade do robô (ele perde sua principal função), pois vc mesmo pode operar.

Eu ligo o robô todo dia de manhã.

1 curtida

Não tiro sua razão.

Sei la, se bobear DT é algo para quem tem tempo livre mesmo(se é que é possível lucrar nisso).

Vamos em frente, continuando com os testes do robô.

Ah…Cadu, vc tem experiência com Opções? Não venda coberta, mas Trava de Alta, Trava de Baixa, esse tipo de coisa.

Eu tenho um livro aqui que li faz tempo, mas nunca fiz nada.

1 curtida

Tenho sim, bastante. Por muito tempo usei uma técnica bacana com opções em VALE, chamada Seagull, que praticamente ninguém conhece. Se pesquisar no forum do Infomoney tem posts meus lá de 2011 explicando a técnica.

Mas hoje só opero com opções esporadicamente. Por exemplo, quando o IBOV engrena em um viés forte de alta, faço umas compras de opções OTM de Petr e Vale, e quando engata um viés de baixa costumo montar umas travas de baixa com elas.

1 curtida

Legal, essas compras que vc fala em OTM, seria opção à seco?

1 curtida

Isso. Trava de alta geralmente o ganho é pequeno, não costumo fazer.