Robôs de Investimentos

Legal, Cadu!!

Poderia falar um pouco sobre opção à seco e Trava de Baixa?

Vc entra operando baseado em gráfico? Se sim, semanal ou diário?

Seria basicamente Petr e Vale? No maximo ITUB?

Se possível, poderia dar um exemplo de um bom momento que tivemos para entrar numa opçao á seco e trava de baixo em Petr e/ou Vale?

Grato!

1 curtida

De preferência com PETR4, que tende a seguir melhor o IBOV.
Quando o IBOV entrar em viés de baixa no médio prazo, vc lança uma trava de baixa, p/ lucrar uma parte com a queda, de forma mais segura. E quando entra em alta, compra opção a seco.

Exemplo: no gráfico, quando entrou em baixa, na seta vermelha, poderia lançar a trava de baixa em Petr, e quando entrou em alta, seta verde, a compra de opção a seco.

Exemplo 2: vamos supor que a Petr4, no seu preço atual, e o IBOV entrou em baixa na sexta. Então vc poderia lançar uma trava de baixa nos strikes 19/21. Lançando com 2.000 ações em cada strike, teríamos este quadro:

petr_opc2

E no vencimento da opção, dependendo o valor da PETR4, teríamos este esquema:

1 curtida

Legal, Cadu, como sempre mostrando tudo que pode acontecer. Só uma coisa, vc falou em seta vermelha e seta verde do grafico, faltou plotar o grafico aqui? rsrs

1 curtida

rs verdade, edite lá.

Valeu!! essa sua “média” do canal Donchian equivale a quel MME? Vc então sempre usa o diário para essas operações?

Ah…a partir de amanha vou tentar usar o robo hibrido…rsrrs…como vc falou, a lógica do robo é para se usar sozinho, mas eu consigo dar uma olhada de hora em hora mais ou menos…assim sendo, vou deixar para ligar o robo quando estiver perto da media…vamos ver se funciona…uma tentativa por enquanto

2 curtidas

O Candle donchian segue um padrão de variação diferente da MME.
Eu raramente uso gráficos semanais, acho lentos demais p/ a grande volatilidade que é nosso mercado.

Legal, já tracei o Donchian aqui no meu Tradezone, ficou igual ao teu.

Nesses dois casos, o da compra à seco certamento teria dado imenso lucro, mas e o da trava de baixo, já que o valor em poucos dias voltou ao patamar do preço da operação? Acho que deu lucro também, né? pela questão do preço x tempo?

Se puder falar um pouco sobre os stops e alvo para cada tipo dessas duas operações passadas.

Puts…estou abusando da sua boa vontade…mas vc é um cara que tem muita experiencia e sabe muito, muito , mas muito mais do que eu(que não sou nenhum iniciante)…tenho de aproveitar essa troca de experiencia…mas vai no seu ritmo…quando puder vai respondendo…

Grande abraço, meu amigo!

2 curtidas

hehe relax, eu gosto muito de trocar ideias aqui no forum, então esta questões levantadas são sempre bem vindas!

Como a operação de trava de baixa durou aí cerca de 1 mês, é provável que tenha dado um lucro pequeno. Eu acabei não fazendo esta operação, por falta de tempo. Mas dentro da minha estratégia, teria feito sim. O mesmo vale p/ a compra a seco, tb não realizei a operação.

Na trava vc não precisa trabalhar com stop, vc sabe exatamente o qto vai ser o seu lucro máximo, e o seu prejuízo máximo. Se a cotação de PETR4 por exemplo disparar e subir p/ 21,00 ou p/ 28,00 não faz diferença, pois no exemplo que montei anteriormente acima de 21 já bate no seu prejuízo máximo. Se a cotação continuar subindo, o seu prejuízo não aumenta.

Já na compra de opção a seco OTM o risco é sua opção virar pó. Usando o mesmo exemplo de PETR4, se vc só comprasse 2.000 opções no strike 21, com preço de 0,24, o seu prejuízo máximo seria de R$ 480,00, que seria o valor da compra realizada. Ou seja, se PETR4 até o vencimento não subir, a sua opção vai a zero, e vc perde o valor usado p/ comprar a opção, de 480,00. Porém, caso suba, o seu ganho é ilimitado, pois quanto mais subir maior será o seu ganho. Mas cabe lembrar que na opção de compra o tempo é seu “inimigo”, pois ele vai comendo o valor da sua opção conforme chega próxima do vencimento.

Este seria o gráfico da variação do preço de PETR4 na sua compra a seco do exemplo que passei, no vencimento:

Legal…

É isso…trava de baixa, vc tem o tempo a seu favor.

Compra de opçao, tem de estourar rapido, senão ferra.

É mesmo, compra à seco é glória ou pó…verdade…kkkk …nem lembrava

Agora Trava de Baixa, parece que da para colocar um stop, para não perder todo o prejuizo possível, o Bastter tinha uns esquemas desse stop, mas eu não lembro.

Ah…coloquei o Donchian aqui, observei que para papéis de boas empresas, um recuo próximo a linha inferior é um baixa de um bom momento para comprar e para novos aportes, correto? Até mesmo para comprar baseadas apenas em AT, mas ai, parece-me melhor aguardar o preço ultrapassar a MME 21 ou 26, com alguma força no candle, já que baseada apenas em AT, podemos não ter a compra tambem balizada pelos fundamentos da empresa, que acha?

1 curtida

Mas a trava já é um stop. Ou seja, é uma operação de venda descoberta, só que como nesta operação o prejuízo pode ser infinito, vc faz uma parte comprada mais barata, que seria o seu stop. Então falar em stop na trava perde o sentido. Seria o mesmo que falar em colocar um stop p/ um stop loss em uma ação. Na hora de montar a trava vc define o seu “stop”, ou seja, o valor máximo que está disposto a perder caso não dê certo a operação.

Sobre a estratégia de AT, pode ser sim. Eu uso o candle donchian p/ me dar um norte sobre o viés do ativo no médio prazo. Teoricamente, o donchian daria compra quando o candle toca a linha superior do canal, e venda quando toca a linha inferior. Eu prefiro usa-lo p/ olhar quando o ativo rompe a linha central, e confirma este no pregão seguinte, pegando mais a tendência deste.

1 curtida

Isso ai, observando os papeis de empresas bem posicionadas em termos fundamentalistas, observei que a linha inferior do Canal serve como excelente ponto para novas compras(algo entre a linha inferior e a do meio)

Quanto às opções, quero ver se dou um tiro em Petr ou Vale numa próxima oportunidade, vamos trocando idias sobre isso.

Agora, falando em AT ainda, vc disse que usa apenas o Grafico Diario. Sendo assim, com que frenquencia vc repassa as ações e títulos que acompanha? Uma vez, na semana? E se tem algo em um “bom” lugar do gráfico, vc anota para olhar mais vezes, um acompanhamento mais de perto?

1 curtida

Nisso a plataforma da Investcharts facilita demais minha vida. Eu coloco alarmes nos ativos que quero acompanhar. Em alguns coloco quando a cotação tocar um determinado suporte que estabeleci, e em outros quando entrar em viés de alta/baixa, e assim que este é efetuado eu recebo por email o aviso.

Mas costumo olhar todo dia a noite pq gosto mesmo.

1 curtida

legal, em breve vou ver se pego essa plataforma.

Lembrei agora, na Rico acho que tenho alarmes.

Aquelo estilo que falei de olhar uma vez, é mais ou menos a estratégia ABC do Alexander Elder…rsrsrsr

1 curtida

hehe boa.
Estes alarmes ajudam demais. Eu já peguei ótimas oportunidades de compra graças a eles, especialmente em ativos com menor liquidez, que rapidamente podem sofrer uma forte volatilidade.

Fala, Cadu!!

VALE num momento para uma trava de baixa?

Se sim, o memento certo é a segunda ou a terça? ou foi na sexta-feira?

Abs.

1 curtida

Ainda não, pois a tendência continua de alta. A não ser que vc queira se antecipar e apostar que o mercado vai entrar me queda. É uma opção, mas eu prefiro esperar a tendencia de baixa confirmar.

Ta certo, Cadu. papel e mercado ainda em tendencia de alta, primária de alta. Embora o preço já esteve abaixo da MME21 ou MME26(que eu uso), ainda sequer chegou perto da retração de 38% de FIBO, sendo o ponto legal para novas compras, o ponto entre 38% e 50% , justamente onde está a linha verde do Donchian, correto?

Bem, mas, somente para fins didáticos, vamos pensar que o cara queira tentar antecipar com uma entrada pequena e tentar uma trava de Baixa nesse ponto(o que não seria talvez o adequado, mas também não seria nenhum crime), pode me dar um exemplo de qual opções usariamos para montar a operação, quais e quais vencimentos?

Faz tempo que não faço nada em opções(e alias o que fiz, foi muito pouco), até tentei achar aqui, mas o Home Broker da Rico está fora e na Clear tambem não consegui, Clear é foda, só durante o pregão.

Abs.

1 curtida

Um exemplo:

PETR4 a 19,97
Venda de 2.000 opções de PETRC18, a 2,31
Compra de 2.000 opções de PETRC21, a 0,57

image

petr

legal, Cadu.

se bobear essa trava de baixa na Vale vai dar coisa boa…rsrsr

Viu, vc tem experiencia com milho, cáfe e boi?

1 curtida

Nunca operei com eles.