RPAD5 - ALFA HOLDINGS - MINI SAFRA COM DIVIDENDOS

O banco safra comprou o conglomerado alfa e optou por manter apenas a Alfa Holdings (RPAD) como companhia aberta, fazendo dessa empresa, que consolida parte relevante de todas as empresas do grupo, seu veículo de capital aberto. As demais empresas do grupo (BRIV, CRIV e BRGE) tiveram seu registro cancelados e estão fora da b3.

Dessa forma, com praticamente todo o Conglomerado Alfa nas mãos do Banco Safra, surge a oportunidade de investirmos na excelência de um dos maiores e melhores bancos privados do brasil, o Banco Safra, via Alfa Holdings, que passa a ser um “Mini Safra” negociado na bolsa.

Por meio da ação PNA (RPAD5), garantimos um dividendo estatutário de 12% sobre o capital social (R$8,0% de yield, correspondente a R$0,61 por ação, em 2023, sempre crescente) e podemos surfar todo o turnaround previsto para ocorrer nesse ativo, a partir da gestão de excelência Safra.

A compra de controle, pelo Safra, abre a possibilidade de a) crescimento vertiginoso para o Alfa, a partir do cross-selling entre clientes das duas instituições, ampliação dos canais de distribuição e funding e aperfeiçoamento do perfil de concessão de crédito; b) sinergias operacionais, com diminuição de despesas administrativas, integração de sistemas, digitalização, racionalização de estruturas corporativas e de governança corporativa; c) aumento da rentabilidade, a partir de um menor custo de captação, estando sob o guarda-chuva de uma instituição do porte do Safra, que apresenta ROE recorrente na casa dos 16,5% ao ano (vs apenas 3% do Alfa).

SAFRA

8 curtidas

Um tempo atrás andei estudando BRIV/CRIV e acabei desistindo de aportar por conta da liquidez. É uma alternativa interessante diante das poucas opções do setor, atualmente tenho Banco do Brasil e ABC, não estou aportando por conta do preço.

Colocarei no meu radar. Obrigado pela contribuição!

2 curtidas

Seja muito bem vindo! Atualizarei aqui as notícias e demais informações sobre a empresa.

2 curtidas

Um detalhe importante aqui:

Desde a conclusão da OPA, em que o SAFRA resolveu manter a RPAD como cia
aberta, ele está ancorando o book, com uma oferta praticamente infinita de compra.

Em tese, temos um programa de recompra de ações em andamento.

Enquanto ele estiver lá, não teremos problemas de iliquidez e downside.

Para quem não acompanha o ativo, farei um pequeno resumo: o SAFRA pagou R$10,02 por cada ação RPAD5, aos controladores. Como não havia tagalong, ele propôs aos minoritários, para fechar o capital, 80% desse valor: R$8,02. Após deduções de dividendos e atualização do valor pela SELIC, o valor final da oferta foi de R$7,83.
Nesse leilão da OPA, os acionistas tubas, como LUIZ ALVES PAES DE BARROS (ALASKA) E MARIO SLERCA JR. não venderam no preço da oferta, mas o ALASKA (e somente o ALASKA) topava vender com um prêmio de 13% (na casa dos R$9,00). Nas outras ações BRIV, CRIV e BRGE o SAFRA topou pagar esse prêmio e fechou o capital. Aqui, ainda não sei por que, ele optou por não fazer.

Contudo, outras 2M RPADs ações foram vendidas, de modo que, excluindo o controlador e esses acionistas minoritários tubas, temos apenas 2,5M ações RPAD5 em circulação, equivalente a R$19mi.

O SAFRA está ancorando o book e tem alguém da XP que está entregando para ele (já vendeu 25k ações nos últimos três dias), no que, talvez, seja uma das últimas oportunidades se intrometer no book (R$0,01 acima do SAFRA) e tentar levar alguma coisa.

Com 93% das ações de todo o conglomerado (CRIV, BRIV, BRGE e RPAD) nas mãos do controlador, que, repita-se, não fechou o capital de RPAD porque não quis, não há mais muito conflito de interesse. Quem ficou quer ser controlado pelo Safra e o Safra não quis tirar os minoritários.

Então, a minha torcida é que o SAFRA vá aumentando sua OC aos poucos, até encontrar um valor que o ALASKA se desfaça, e fique com 99% do conglomerado para ele, com apenas nós sardinhas surfando o turnaround com ele.

Se a premissa estiver certa e o SAFRA, no longo prazo, entregar um ROE de 16% no ALFA, nos transformaríamos numa máquina de dividendos, para muito além do que já pagamos hoje (8%a.a.).

Estou carregando para ver.

6 curtidas

E só mais um detalhe:
Esses R$10,02 pagos aos controladores foi fechado com base numa métrica já bastante baixa de 0,70 x Valor Patrimonial, pois as herdeiras queriam se livrar do banco para não colocarem as delas na reta caso a administração fizesse alguma besteira (pela regulação, os sócios de organizações financeiras respondem com seus bens pessoais pela solvência do banco).
A oferta é de bizarros 0,56x VPA!
Sinistro.

3 curtidas

Público dos caras é classe A+.
Quem vai comprar barco e jato.
A cara dos Safras.

2 curtidas

Safra aumentou mais R$0,01 a oferta de compra infinita!
Saiu de R$ 7,83 para R$ 7,86 em 5 dias.
Se continuar nesse ritmo, teremos uma valorização de uns 2% ao mês, apenas puxado pelo Safra.
Até quando será que ele vai nesse ritmo?

2 curtidas

Ainda sobre iliquidez, o último Market Makers, com Felipe Miranda e Luiz Parreiras, é sintomático.

Eles mencionam que a Bolsa Brasileira como um todo está sem liquidez. Que gringo tá cagando para a gente. Não tem fluxo.

Pessoa física está na RF (LCI, LCA, CRA etc).

FIAS e Multimercado tomando saque atrás de saque.

E gringo não tem fetiche pelo Brasil

Na prática, o índice small caps está sofrendo. A Bolsa só não está pior em razão de PETR (talvez até esta semana).

Em síntese: já não temos liquidez. E ser sócio em muitas dessas posições significa estar nas mãos de poucos fundos, os quais, se tomam resgate, botam para baixo a cotação do ativo.

Ao menos, em value stocks nas quais invisto, como RPAD e MRS, o comportamento é mais como uma empresa fechada. A gente pode se focar mais em fundamentos, no negócio, e menos em oscilações diárias no mercado.

É uma outra forma de investir, e tem perfil para todo mundo.

4 curtidas

O Presidente do Conselho de Administração da RPAD5, Alberto Monteiro, acabou de ser eleito como novo CEO do Banco SAFRA!

Por isso eu falo: Vamos deixar o povo trabalhar. É dada a largada!!

Banco Safra anuncia Alberto Monteiro como novo CEO, em substituição a Silvio de Carvalho

O Banco Safra anunciou que seu novo CEO é Alberto Monteiro, em substituição a Silvio de Carvalho, que agora passará a comandar o conselho de administração. Com longa passagem pelo Itaú, Carvalho estava no Safra desde 2010 e assumiu o comando do banco em 2020.
Monteiro, de 56 anos, era vice-presidente financeiro do Safra, onde chegou há menos de um ano. Tem passagens por Santander, Banco do Brasil, Suzano, CSN e outros.
O Safra terminou o ano passado com R$ 312,1 bilhões em ativos, o que lhe garante a posição de oitavo maior banco do Brasil. Em 2023, o grupo concluiu a aquisição do conglomerado Alfa e, no último mês, da Corretora Guide.

SAFRA

2 curtidas

O que eu mais gosto na tese não é nem o potencial de valorização (ganho de capital) da ação, pois essa variável a gente não controla, e a falta de iliquidez pode ser um obstáculo ou um propulsor, dependendo das circunstâncias.

O que eu mais gosto na tese é:

  1. potencial limitado de queda: o SAFRA pagou 0,70x VALOR PATRIMONIAL (R$10,02) por cada RPAD5 para um ativo bem desatualizado. Não tenho menor dúvida de que, sob nova direção, esse ativo vale muito mais. Agora, abaixo do preço da oferta (R$7,83), a possibilidade de alguém perder dinheiro é bizarra, para não falar outra coisa. Primeiro, porque o SAFRA está no book, acima desse valor, e não há sinais de que saia dai, ancorando, pois, um piso para o papel. Em segundo lugar, se o SAFRA pagou R$10,02 dos controladores e levou mais 2M de ações a R$7,83, podemos convir que, abaixo desse valor, teremos mais compradores que vendedores.

  2. tese micro: a gente não depende de condições macro para a tese dar certo, de melhores ou piores condições de mercado. A tese é toda “de dentro para dentro da cia”, do Alfa para o Safra. Ou seja, como o Safra vai cortar o mato alto que tem no Alfa, como vai trabalhar na base de ativos do conglomerado para reduzir custos, aumentar eficiência e sua rentabilidade (ROE).

  3. dividendos: na cotação atual, o ativo paga 8% de dividendos por ano, estatutário, faça chuva ou faça sol. Num cenário de queda da SELIC (alguns bancos estimam queda da SELIC até 8,75%), ter um dividendo nesse patamar é muito atrativo, pois já se garante o rendimento da RF no dividendo, fora o potencial de valorização.

Em síntese, para usar um termo da moda, é uma tese assimétrica: baixo potencial de queda, com excelente remuneração via proventos e potencial de ganho de capital conforme os resultados melhorem.

Além disso, convenhamos: para quem saiu de BRIV, CRIV e BGRE, vendeu cada ação por 13% a mais do que negocia RPAD5 hoje. Quem tiver querendo continuar na tese de turnaround do Alfa, porém, mudando de ações, está recebendo um prêmio de 13%, como se tivesse pagando apenas R$ 6,82 por RPAD5 (o que traria um dividendo implícito de 9%).

6 curtidas

Esquadrão do SAFRA em ação, querendo levar tudo!!
Por que não fecharam o capital, senhor Alberto Monteiro?
Esse preço aí tá errado! Pode começar as negociações com o Alaska num patamar mais alto. Nesse preço aí acho que não sai mais negócio.

2 curtidas

Pessoal fala tanto de iliquidez, mas hoje iliquidez é só na compra!
Na venda a janela de liquidez é infinita!
Já investi e obtive muito sucesso, ao longo da minha vida, em muitas microcaps sem liquidez (para citar algumas: UNIP5, ENMT3, PEAB3, PTPA4, LUXM4, BAUH4 dentre outros) e, em algum momento, sempre aparecem boas janelas de liquidez para saída.
Engraçado que, quando ninguém quer, a gente monta posição barato.
Quando aparece alguém com fome, abrindo a janela, o ativo já está algumas x o valor investido.

5 curtidas

Acho que a volatilidade assusta as pessoas, mas nada que um pouco de paciencia nao consiga resolver

1 curtida

Eu respeito todas as opiniões. Não tem certo ou errado. O que existe é perfil de investimento.
Particularmente, acho uma verdadeira loucura colocar grande parte do patrimônio em ativos ilíquidos, como faço eu. Não recomendo para ninguém. Se passar por um aperto, vender é complicado.
Acabei me especializando nessa estratégia, na qual sempre obtive maior êxito (em comparação a outras estratégias, como de diversificação, trade e investimentos em blue chips).
Foi assim que fiquei “all in” em Évora, em 2014, e dobrei meu patrimônio com uma OPA bem sucedida dois anos depois. Foi assim que multipliquei por 5,5x o capital investido em Trevisa (LUXM) e outras situações que não vem ao caso. Mas nem tudo foram só flores. Antes desses casos bem sucedidos, me ferrei em Mangels (MGEL) e outros investimentos errados que fiz.
Agora, penso que, em qualquer estratégia de investimento de uma pessoa física, vale a pena ter uma exposição, ainda que pequena, a ativos de menor liquidez, justamente porque somos pequenos. Se alocarmos 10% de nosso portfólio nesse tipo de ativo, teremos entrada e saída (aos poucos) e uma variação na nossa estratégia, pois esse tipo de ativo é completamente descolado de tudo, não tem fluxo e é descorrelacionado do índice.

A iliquidez assusta, mas o medo em ter parte de sua carteira nesse tipo de ativo também aprisiona.

Estar tão preso a esse princípio básico "da liquidez’’ faz com que muitos ignorem oportunidades excelentes no mercado, como a abaixo, que negocia apenas R$13mil por dia em média, mas que já multiplicou por 4x em 4 anos.
ekto

Entrando e saindo aos poucos, para nós pessoas físicas, a iliquidez é uma boa aliada, pois temos, nela, uma grande vantagem em relação aos fundos de investimento. Pena que poucos de nós percebemos isso.

4 curtidas

Notícia do dia, e uma boa notícia.
Fábio Amorisono, que, por 30 anos, foi um dos principais executivos do Conglomerado Alfa, tendo ocupado, nos últimos anos, o cargo de CEO, conclui a transição e deixa a administração de todas as empresas do grupo.
Em seu lugar, entra Marcos Lima Monteiro, Diretor do Banco Safra.
Marcos Lima Monteiro é um profissional brasileiro que desempenha funções em diversas áreas. Ele atua como Diretor Administrativo no Banco Safra, possui conexões profissionais no LinkedIn e administrador da empresa Safra Wealth Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. Sua formação é em economia, e ele tem experiência em instituições financeiras como Banco Votorantim.

marcos

Como estou falando aqui: é a partir de agora que se inicia a tese de turnaround. Vamos viver cada capítulo.
Vejam o FR:

ALFA HOLDINGS S.A.
CNPJ nº 17.167.396/0001-69
NIRE 35 3 0002375 7
ATA DE REUNIÃO DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
DATA: 14 de março de 2024. HORÁRIO: 18h30min. LOCAL: Sede social,
Alameda Santos, n° 466, São Paulo - SP.
CONVOCAÇÃO e PRESENÇA: Dispensada a convocação em razão da presença
da totalidade de seus membros.
MESA: Alberto Monteiro de Queiroz Netto – Presidente; Marcos Lima Monteiro –
Secretário
ORDEM DO DIA: Deliberar sobre a destituição e eleição do Diretor Presidente.
DELIBERAÇÕES: Iniciada a reunião, o Conselho de Administração da Alfa
Holdings S.A. (“Sociedade”) deliberou por unanimidade:
I. Destituir, a partir desta data, o Sr. FABIO ALBERTO AMOROSINO
brasileiro, casado, administrador de empresas, inscrito no CPF nº
073.874.508-11, portador do RG nº 12.854.760–1-SSP-SP, residente e
domiciliado em São Paulo – SP, do cargo de Diretor Presidente da
Sociedade; e
II. Eleger o Sr. MARCOS LIMA MONTEIRO, brasileiro, divorciado,
economista, inscrito no CPF/MF nº 105.109.428-30, portador do RG nº
19.897.606-9-SSP-SP, com endereço comercial na Av. Paulista, nº 2.100,
Bela Vista, São Paulo – SP, CEP 01310-930, para o cargo de Diretor
Presidente. O Diretor eleito preenche as condições prévias de elegibilidade
previstas nos artigos 146 e 147 da Lei nº 6.404/76, na Resolução nº
4.122/12 do Conselho Monetário Nacional e na Resolução nº 80/22 da
Comissão de Valores Mobiliários, e não está incurso em crime algum que
vede a exploração de atividade empresarial, conforme Declaração de
Desimpedimento arquivada na sede da Companhia.
ENCERRAMENTO: Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a reunião, da
qual se lavrou a presente ata, que lida e aprovada foi assinada pelos presentes.
ASSINATURAS:

2 curtidas

Pessoal, como risco associado a este investimento, penso num único:

Que o Safra não faça o turnaround esperado e continue administrando o Alfa com o ROE histórico pífio de 3% a 4% ao ano, situação em que se afiguraria num importante detrator de ROE para todo o conglomerado Safra.

Lembrando que o patrimônio líquido do SAFRA fechou em R$25bi em 2023, sendo que 8,5% disso representa o investimento total no ALFA, estimado em R$2,1bi, com as recentes compras na OPA.

Ou seja: o ALFA não é insignificante para o SAFRA.

Não acredito nessa hipótese, mas precisamos deixar claro: é o risco.

Pretendo aguardar uns 3 anos, tempo de maturação de qualquer ativo, para ver os resultados melhorarem consistentemente, embora acredite que possam vir bem antes disso.

Aguardemos.

4 curtidas

Bloco de Citação

  1. dividendos: na cotação atual, o ativo paga 8% de dividendos por ano, estatutário, faça chuva ou faça sol. Num cenário de queda da SELIC (alguns bancos estimam queda da SELIC até 8,75%), ter um dividendo nesse patamar é muito atrativo, pois já se garante o rendimento da RF no dividendo, fora o potencial de valorização.

Não estou encontrando o Estatuto da empresa no site de RI. Poderia me enviar?
Gostaria de entender melhor a Política de Dividendos da empresa.

2 curtidas

Obrigado pelo seu interesse!
A previsão de dividendos estatutários está contido na cláusula 5.9 do Estatuto Social:
5.8 - As ações preferenciais não gozam do
direito de voto e a elas são atribuídos os
seguintes direitos e/ ou vantagens:
a) recebimento de dividendo por ação, pelo
menos igual ao atribuído a cada ação
ordinária multiplicado por 1,10 (um inteiro e
um décimo) (artigo 17, parágrafo 1º, inciso II,
da Lei de Sociedades por Ações), observado o
item 5.9;
b) reembolso do capital, nos casos de
amortização de ações ou de liquidação da
sociedade.
5.9 – Apenas as ações preferenciais classe “A”
terão direito a um dividendo anual por ação
que tenha o maior valor entre: (i) o dividendo
previsto na alínea a) do item 5.8; ou (ii) 12%
(doze por cento) do valor da parte do capital
que estas ações representem dividido pelo
número de ações desta classe. Referido
dividendo será pago com preferência sobre
quaisquer dividendos das ações ordinárias,
observado o art. 6.

Para maiores informação, vide ENET IPE - Assembleia\AGO/E\Proposta da Administração

3 curtidas

Aqui a evolução do dividendo estatutário nos últimos anos:

2024 0,530
2023 0,578
2022 0,565
2021 0,548
2020 0,526

Lembrando que, em agosto, será declarado mais R$0,08 de intermediário, somando, para o exercício 2024, o total de R$0,61.

Ou melhor, sob a antiga administração, sempre o ALFA fez duas distribuições: uma pequena em agosto; e uma grande em janeiro. O estatuto prevê a possibilidade de distribuição ao final de cada semestre.
Agora, sob administração do SAFRA, não sei como vai ser a periodicidade desses pagamentos.

Mas temos previsibilidade que, para o exercício 2024, será de R$0,60/R$ 0,61.

3 curtidas

Estamos no Estadão de hoje!!

Alfa Safra

A coluna do Broadcast do Estadão de hoje, 17 de março de 2024, destaca a troca de comando no Banco Alfa. O Safra comprou o Alfa em 2022 por R$ 1 bilhão e, após as aprovações regulatórias, assumiu o controle do banco em outubro do ano passado. A mudança envolve a saída do presidente Fábio Amorosino e a entrada de Marcos Monteiro, um executivo do próprio Safra, que ocupava o cargo de Diretor Administrativo no Banco Safra. Monteiro tem experiência em bancos como ING, Banco Votorantim e Santander, e está no Safra desde 2015, tendo passado por diversas áreas. A decisão de nomear um novo CEO para o Banco Alfa foi tomada pelo conselho de administração do Alfa em 14 de março de 2024.

2 curtidas