SAPR4 - Sanepar

Parece que 30/12/20. Incrível como eles gastam 1 ano para pagar…

9 curtidas

A vantagem é que se você vender depois fica herdando dividendos kkkkk

2 curtidas

Kkkk… a sanepar é uma empresa que você vende e fica recebendo dividendos por mais uns 10 anos

3 curtidas

Pois é… Um absurdo isto! Olhei aqui e percebi que os dividendos são de 30/06/2020 e 30/12/2020…

Neste tempo eu já troquei a SAPR4 pela SAPR3 e desfiz a troca 2 vezes pra ficar ganhando aqueles 5-10%! Hoje tô com a SAPR3, rumo à terceira troca e nada dos dividendos…

2 curtidas

Tb estou com sapr3 e deveria ter trocado ontem… ou ante ontem por sapr 4

1 curtida

Abri posição em sapr4 em janeiro de 2020. Ou seja, 1 ano e 6 meses pra receber o primeiro dividendo. :rofl:

2 curtidas

Eu concordo com você.
A melhor forma de adquirir conhecimento é mesmo a literatura especializada, além de um troca de ideias com pessoas que realmente entendem do assunto.
No entanto, tenho uma preocupação para a qual ainda não encontrei uma resposta definitiva.
O aumento significativo do número de investidores individuais na bolsa, fruto da queda de rendimento da renda fixa, alterou as condições do mercado.
A volatilidade não segue necessariamente uma busca pela empresa de melhores fundamentos.
Isso vai perdurar por um bom tempo, considerando que a maior parte dos novos investidores não detém conhecimento suficiente para decidir sozinho sobre as próprias compras e vendas.
Não sabe o que comprar e vender, nem mesmo quando comprar ou quando vender.
Em função disso, a percepção desses investidores sobre o papel cujo preço vai subir ou vai cair, e em que momento, na maior parte dos casos, é formada justamente pelos youtubers que tem conhecimento raso ou tendencioso sobre o mercado.
E qual o resultado disso?
Não sei dizer até que ponto o verdadeiro conhecimento do assunto vai representar uma vantagem de fato.
A manada de investidores, ou ao menos parte dela, é que efetivamente faz mudar o preço dos ativos.
O mais bem informado e preparado investidor, sozinho, não altera o preço do ativo (a não ser que tenha muita $$ para influenciar o mercado).
É preciso muita determinação para agir como famoso guru de Wall Street Michael Burry, que foi retratado naquele filme A Grande Aposta (The Big Short).
No entanto, acho que o conhecimento ainda vale o investimento de tempo e $$.
Nesse mercado, chegar antes nos bons ativos ainda é importante, mesmo que se tenha de aguardar por um bom tempo para ver o resultado.

2 curtidas

Eu estou no começo da estrada do conhecimento ainda, mas pelo pouco tempo que estou na bolsa e pelo que pude observar até aqui, empresas com bons fundamentos e que apresentam resultados uma hora ou outra desencalha as vezes tem que ter paciência mesmo, por isso que gosto de empresas que paga algum dividendo. As vezes você chega cedo na festa, mas vai comendo uns petisco enquanto o resto do pessoal chega kkkkkk.

9 curtidas

Essa analogia foi muito boa… kkkk

3 curtidas

Acredito q esses novos “milhões” de investidores ñ se tratam de PF´s puros…de pessoas q num belo dia acordaram e decidiram buscar informações de como investir na bolsa e talvez ganhar mais do q na poupança e renda fixa…ou q buscam fóruns, notícias e tal…a maioria - na verdade- são PFs q investem em fundos e muitas vezes nem sabem da rotina do mercado…b3…essas coisas.

1 curtida

Com o último reajuste já ficou acima da inflação, agora já está bem mais razoável.

5 curtidas

Triste isto: :disappointed:

FATO RELEVANTE
A Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR, em cumprimento ao disposto nas instruções da CVM, comunica a seus acionistas, investidores e ao mercado em geral, que o Governador do Estado do Paraná decretou situação de emergência hídrica nas regiões Metropolitana de Curitiba e Sudoeste do Estado do Paraná, tendo em vista a redução do volume de água disponível para captação para o consumo humano e dessedentação de animais, causada pela estiagem.

O Instituto Água e Terra – IAT, no uso de suas atribuições legais, para outorga de direito de uso de recursos hídricos e autorizações ambientais, realizará ações emergenciais destinadas ao abastecimento público priorizando as demandas das prestadoras de serviço com esta finalidade.

As prestadoras de serviço de saneamento ficam autorizadas a executar como ação mitigadora rodízio de 24 (vinte e quatro) horas considerado da interrupção até a retomada do abastecimento, com prazo para normalização de até mais 24 (vinte e quatro) horas. Tais limites podem ser extrapolados em situações emergenciais de manutenção ou decorrentes de caso fortuito e força maior, devendo ser comunicadas para a população e órgãos de fiscalização.

O Decreto nº 7554, de 04/05/2020, vigorará pelo prazo de 90 (noventa) dias, podendo ser revisto a qualquer momento, a depender da evolução da situação.

11 curtidas

Não tem muito jeito não. Só aguentar.

3 curtidas

Março e Abril mais secos dos últimos anos. Choveu coisa de 20 mm cada mês. Mas continuam falando que o La Niña está perdendo força e a expectativa que não seja um inverno abaixo da média.

Aqui na região Noroeste de SP em geral chove pouco nos meses de abril a setembro, às vezes até em outubro.
O Paraná é nosso primeiro vizinho ao sul, então deve ser parecido. Aqui, no momento, já está razoavelmente seco, sem chuvas.

Meu PM em SAPR4 está em R$4,29 se baixar de 4,00 vou comprar mais.

1 curtida

Baixar PM é significativamente uma das maneiras mais rápida de ir a falência. Precisa analisar o papel nos últimos 06 meses, e se vale realmente continuar investindo. Tem muitas ações subindo. Está simplesmente, perdendo tempo e dinheiro.

4 curtidas

Também estou diminuindo meu PM na sapr. No caso da empresa, acredito que está descontada de seu valor. Mesma coisa aconteceu com a Vale, vinha comprando há uns 3 anos, ela andando de lado. Hoje olha como está, virou minha maior posição, a que positivou minha carteira longo prazo, visto que bancos e elétricas estão negativas.
6 meses é muito pouco tempo pra analisar posições de hold, na minha humilde opinião.

16 curtidas

No caso de SAPR4 entendo que vale a pena. Minha posição também é pequena. Com certeza não vou falir por conta de SAPR4.

5 curtidas

Concordo com vc. Quem ta colhendo os frutos da vale é o cara que tava segurando o papel quando ficou por vários anos em baixa, inclusive chegou a 8 reais. Parecia um caso perdido também e olha o preço dela hoje.

Na unipar também aconteceu isso, o papel ficou por muito tempo na casa dos centavos e olha o preço atualmente.

O mercado é imediatista, sempre quer lucros de curto prazo. Preferem comprar banco inter que nem dá lucro, e que ainda é uma promessa, do que comprar uma empresa madura abaixo do seu valor justo. Nao caio mais nessa, já perdi muita grana no passado pq me desfiz de ações antes da hora, achando que já tinha lucrado o suficiente.

Pra colher os frutos tem que aguentar as pancadas. Já vi casos de papéis que ficaram 5 anos andando de lado e depois explodiram. Aqui é só ter paciência e ir acumulando pra formar a bola de neve. Mas sempre aportando em outras boas empresas também, pra dar aquela diversificada.

14 curtidas

Quero saber qual o fundamento ou oq mudou pra dizer q vai falir. Uma das empresas mais redondas da bolsa.

Crise hídrica não eh de hoje e já eh algo precificado. Sempre ocorrerá. O único entreva pra ação neste momento eh a agepar metendo a mão nos reajuste da SANEPAR e mesmo assim a SANEPAR continuar apresentando bons resultado.

Vejo isso como oportunidade de aumentar posição. Uma hora a cotação destrava e qnd isso acontecer quero está bem posicionado.

10 curtidas