SAPR4 - Sanepar

De acordo com este último FR sobre a confirmação da negativa da Agepar sobre os 21 municípios… a Agepar ratificou o entendimento q a Sanepar ñ tem condições financeiras de arcar com o serviço …é isso mesmo??

Eu confesso que não estou tão por dentro da situação específica, mas posso dizer o seguinte:

quando é feito um contrato (ou aditivo contratual de renovação) entre a Administração Pública e uma empresa, alguns documentos são exigidos, incluindo uma comprovação de capacidade econômico-financeira. Essa capacidade financeira é estabelecida por critérios descritos em Edital. Pelo que eu vi, quando a SAPR apresentou os documentos, a Agepar entendeu que ela não cumpriu os requisitos previstos em edital e negou a renovação. Pelo último fato relevante, a Sanepar pediu reconsideração e perdeu também. São 21 municípios que representaram 0,41% da Receita Líquida em 2021.

Não tem relevância financeira, mas liga o sinal de alerta. Tem muita coisa “estranha” acontecendo na Sanepar ultimamente.

5 curtidas

Pois é…da a impressão q todos os contratos foram feitos “nas coxas”…eu hein…

3 curtidas

Esse é o vídeo da Reunião Extraordinária do Conselho Diretor a qual o fato relevante se refere.

Pelo que entendi, são 21 contratos com prazo curto para terminarem (1 ~ 2 anos), em razão disso a Sanepar não apresentou metas físicas e fluxo de caixa de investimentos, os quais não fariam sentido mesmo.
A decisão da Agepar foi que a falta desses documentos torna os contratos em desacordo com o novo marco do saneamento, o que não quer dizer que os contratos são ilegais, apenas não cumprem quesitos da nova legislação.
Não vejo como a empresa pudesse ter agido diferente nesses contratos, a agência também não poderia atestar documentos que não foram apresentados.
Para mim não há razões para ficar preocupado com essa decisão.

10 curtidas

concordo plenamente, isso cheira à politicagem,
o risco básico de uma estatal ao qual sempre estivemos e estaremos sujeitos, não acontecendo em larga escala acho que “ok”,
mas por ser estatal que não montei posição gigante nela, parei de aumentar quando bati cerca de 10% da parte de ações,

muito grato pelo post, coloquei na lista o vídeo, vou olhar certo

3 curtidas

10 curtidas
6 curtidas

Ano passado diziam que a Sanepar não deslanchava por causa da crise hídrica. Hoje com a maioria dos reservatórios a 100%, qual o motivo?

2 curtidas

Interferência das agências reguladoras locais no reajuste tarifário ( tanto no valor como no índice usado ). Época de eleições sempre acontece. Assim que passar as eleições veremos os reajuste começarem a sair.

2 curtidas

Sei lá. Sanepar é assim mesmo. Passa um tempão de lado e depois explode. O importante pra mim é resultado.

Eu “sei” porque SBSP subiu. Mercado no famoso “hope investing”. O Mercado tá contando com a vitória do Tarcísio em SP e ele falou que vai privatizar.

5 curtidas

A 5XLucro acho barata demais para ignorar, compro até 5% da minha carteira de RV quando cai.

3 curtidas

Pessoal, amanhã tem pagamento de dividendos ou jcp , ou estou me equivocando ? Até o momento não encontrei na b3 esse provisionamento.

1 curtida

Acho que isso está meio confuso. No statusinvest aparece que vou receber tal dividendo de amanha; no meusdividendos nao aparece. Tenho a impressao que amanha vão é definir os detalhes do dividendo (nao pagar)

Uso os meusdividendos e a plataforma está fo**, não atualizam mais nada . Até agora não atualizaram as bonificações do bbdc … desde q começaram a trabalhar na nova plataforma, a antiga está abandonada ….

1 curtida

Verdade… era visto que isso uma hora iria acontecer… depois de conseguirem muitos usuários, tem que monetizar de alguma forma… ;/

1 curtida

Nada contra pagar . Não ligo, desde q o serviço seja bem prestado e por um preço justo . Mas a atual eh “grátis”. Muitos fazem doações esporádicas na plataforma e tem inúmeras propagandas nela , q a monetizam. Por conta disso, acho um pouco de descaso com esses que fizeram doações.

2 curtidas

Sim, penso o mesmo. Não acho certo simplesmente abandonar a plataforma agora que uma galera a utiliza no dia a dia… não precisa adicionar novos recursos, mas no mínimo manter o que já funcionava, ou pelo menos oferecer a opção do próprio usuário cadastrar as bonificações e outros recursos que deixaram de funcionar.

1 curtida

Eu não tenho nada provisionado da SAPR pra amanhã, nem na B3, nem na plataforma da XP… o que aparece consta sem data de pagamento ainda.

1 curtida

Ainda sem data de pagamento definida, acabei de checar no CEI.

1 curtida

Pois eh , eh isso que estou me questionando , mas no fórum dos meusdividendos tem inúmeras pessoas cobrando o cadastro deles pra pagamento amanhã.