Cara, tava na pendência da PEC do fiscal. Sei que na Câmara já votaram em 2 turnos e agora vai pro Senado. Não sei se vão conseguir votar o Orçamento amanhã. Seria bom, mas sei não.
Mais um pingadinho, mas bem que podiam mudar a politica do “Devo não nego, pago quando puder”
Uma coisa que não aconetecia a muito tempo sapr4 mais barata que a sapr3
Se chegar nos 5 cravados eu compro mais
Bom ter avisado. Chegou a hora de eu fazer o retorno na arbitragem que fiz tempos atrás, vendendo tudo que tinha de SAPR4 e comprando SAPR3. Com isto aumentei em uns 10% o quantitativo de ações. Depois continuei comprando tanto SAPR3 quanto SAPR4.
Ou seja, no fim deve agregar pouco a empresa.
Eu tendo a concordar com a opinião de um ex-colega nosso de fórum que me disse que deve zerar a dívida e piorar o operacional (no caso de redução de taxas).
Eu chuto que vão querer usar 50% da grana pra redução de tarifas e/ou imposição de capex para universalização.
Não acho que agregue pouco e acho o downside baixo.
Vixe…deve ser este o motivo da cotação nem se mexer ou até cair com essa novela do precatório…mercado já viu faz tempo q a grana vai -talvez até na totalidade- para a tarifa social mesmo. Lembrando q ano q vem tem eleição estadual…o governo deve usar isso de propaganda nas eleições.
Bom, eu falei com o RI e eles me disseram que a Agepar vai direcionar o modo como será usada a grana. Eu perguntei se eles tinham como estimar o percentual que eles poderiam ter ingerência sobre e não me responderam.
Contudo, a Agepar lançou manual em setembro do ano passado em que há a recomedação de usar até 75% do valor recebido em ações de natureza tributária para modicidade da tarifa.
Ou seja, o cenário mais conservador faz com que a gente tenha 25% do dinheiro do precatório para SAPR fazer o que quiser com ele. Isso dá 1 Bi. É bem menos do que eu gostaria, mas considerando os riscos associados à empresa, eu ainda acho uma boa.
Vi um vídeo recente bem interessante sobre isso, inclusive o cara entrou em contato com o RI tmb indo direto ao ponto onde interessa no vídeo, segue abaixo.
Ou seja não tem nada certo, pior cenário seria 75% e o melhor 15%, provável que fique no meio.
Muito obrigado pela info. Vou olhar a NR da ANA pra ver se consigo pegar alguma coisa.
Se achar algo interessante posta aqui.
Mas, na resposta da Sanepar que está no vídeo na NR está “recomenda-se que não seja maior que 15%” em juridiques um “recomenda-se” equivale a que?
Eu olhei aqui e não tenho muito o que acrescentar. O vídeo resume bem a situação.
A norma da ANA dispõe:
Art. 7º O contrato poderá prever que um percentual das receitas adicionais seja compartilhado com o poder concedente visando à redução da tarifa ao usuário, à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do contrato, ao pagamento de indenização em caso de término antecipado, nos termos do art. 11 da Lei nº 8.987, de 1995, ou à quitação de débitos do titular do serviço com o prestador.
…
§ 2º Recomenda-se que o percentual de que trata o caput não seja superior a 15%, com vistas a não desincentivar a exploração de fontes de receitas alternativas, acessórias ou de projetos associados à prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Evidentemente é recomendação. Mas é uma diferença muito grande de 15% recomendado para 75% que AGEPAR tentou.
O RI tinha me dito que eles estavam tentando resolver junto com a Agepar.
O pior é que eu não sei responder. A princípio, não vejo natureza vinculante, mas tem que ver qual é a jurisprudência no sentido de normas de Agências Reguladoras. Eu ainda acho que o percentual vai ser fruto de “acordo” entre Sanepar e Agepar. Os dois lados tem interesse em resolver isso logo, em vez de encarar outra disputa político-jurídica, creio eu.
A Sanepar está passando por sérios problemas de abastecimento de água na quarta maior cidade do estado ( Ponta Grossa), inclusive com cancelamento de aulas, atendimento da prefeitura, etc. O problema já perdura por mais de um mês. Hoje, a justiça suspendeu a cobrança da tarifa em toda a cidade, por 30 dias, podendo ser estendida por mais tempo. A Câmara de vereadores também abriu uma CPI para investigar a empresa/prefeitura.