Considerando os bilhões que ela vai ter de investir nos próximos anos, é capaz de segurar boa parte para o Capex.
Nada. Uma empresa vale pelo todo, por sua estrutura de capital.
Ainda que ela não distribua nada de dividendos, ela ficaria com 0,3x Dívida Líquida/EBITDA, negociaria abaixo de 3,5x EV/EBITDA.
E, obrigatoriamente, teria de distribuir uns R$3,60 por ação, apenas pelo dividendo obrigatório, de 25% o LL.
Na minha opinião, tem pelo menos mais 30% para andar com o precatório, isso com ou sem distribuição de dividendos.
Esse capex viria de qualquer jeito, para cumprir as metas de universalização.
Os R$4bi a mais do Precatório vão deixar a empresa com uma estrutura de capital super favorável para enfrentar esse cenário.
Agora, salvo engano, pelo que li do último balanço, mesmo com o CAPEX de R$2bi por ano, a empresa ainda está entregando um fluxo de caixa positivo, pós pagamento de dividendo, em razão da excelente conversão do EBITDA (na casa dos R$2,75bi/ano) em caixa.
O importante é que a agência reguladora não quebre as pernas e mantenha a empresa num caminho saudável para poder remunerar o capital investido.
O mínimo que ela vai fazer e atrapalhar o repasse da alta dos serviços aos consumidores, como sempre faz, principalmente em ano de eleição.
Pior é que você está certo. É quase certo que ela vai continuar atrapalhando.
E ainda vai aproveitar os R$4bi para melhorar a modicidade da tarifa.
De toda forma, o próximo passo é aprovar a lei orçamentária, registrar no balanço e aguardar o ingresso do recurso.
Esses três fatos relevantes podem ser mais do que suficientes para levar a ação aos R$40,00.
Aí seria o momento para avaliarmos aqui se os riscos compensam a manutenção no papel…
No meu caso, minha expectativa por dividendos é baixa! Eu espero que ela mantenha o payout atual e continue pagando os dividendos igual faz hoje em dia (em junho do ano seguinte). Se acontecer algo diferente disto, vais ser melhor ainda.
Eu até acho que deve impactar o LL contábil, mas não tenho certeza se este precatório já transitou nos resultados anteriores dela (caso tenha, o impacto seria menor).
O meu ponto é que este dinheiro vai melhorar demais a estrutura de capital dela, deixando a empresa em situação bastante confortável para executar o CAPEX dos próximos anos.
Sem pagar altos dividendos, os recursos ficarão aplicados em RF e/ou servirão para pagar dívidas a vencer (sem precisar tomar novas dívidas). Sendo assim, a tendência é o resultado financeiro melhorar, já que vai ter um enorme incremento das receitas financeiras (caso aplicados em RF) e/ou uma grande redução das despesas financeiras (casos pague as dívidas, sem tomar novas).
Então, a tendência é ter um crescimento do LL após este recebimento…
EDIT: como o @peroquini diz abaixo que nada transitou nos balanços, o precatório sendo reconhecido deve aumentar bastante o LL e, assim, mesmo com o payout mínimo daria um DY na casa dos 14%. Mas, caso pague de acordo com o histórico recente, seria algo em torno dos 18% (mais provável e é o que eu espero). Caso ela voltasse a pagar 50% do LL ajustado, ai seria acima dos 27% de DY.
Exatamente!
De acordo com o que li a respeito, nada do precatório foi reconhecido no balanço.
Será assim que publicada a LOA, o que deve ocorrer nas próximas duas semanas!
Não transitou. Há um tempo eu perguntei sobre isso e eles falaram que só fariam o reconhecimento contábil quando fosse mais confiável receber.
Na minha visão, a aprovação só vai sair como no ano passado: no último dia possível.
No início de novembro, ela registrou queda de 4,9% no lucro líquido. Como será vai se sair no 4T24?
Ia postar esta matéria agora…
Destaco:
"…
A companhia tem um precatório a receber de R$ 4,2 bilhões, o equivalente a 43,5% do seu market cap atual. Segundo a Miles, esse precatório já foi incluído no PLOA de 2025, que será votado nas próximas semanas.
“Preferimos, no estágio atual, não nos aprofundarmos na análise desse tema, porém o vemos como um provável upside risk bastante expressivo,” diz a gestora. “Nosso entendimento é que 100% dos analistas de sell side que possuem cobertura da companhia desconsideram integralmente esse precatório em seus modelos."
…"
Ou seja, todas as estimativas de LL e preço alvo desconsideram mais de 4 bi a receber pela Sanepar!
Tenho uma boa quantidade com PM de 5,09
Seguirei aguardando e recebendo dividendos, se der um pulo para 7,00 vou pensar se vendo uns 30% da posição e realoco …
Eu penso em vender lá próximo dos 18. Acredito na privatização.
Nova previsão de votação: 20 de dezembro, último dia antes do recesso,como falou o Ricardo.
Foi votado ontem?
Acredito que não. Acho que ontem não teve reunião do Congresso (Camara + Senado).
Acho que ontem foi votado na Câmara a fase final da Reforma Tributária que agora vai para sanção ou veto do Presidente.
Acabou de ser aprovada, mas eu não consegui achar a Lei inteira que vai pra sanção.
Corrigindo: hoje foi votada a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias).
O Orçamento parece que será votado amanhã.
Edit: já tem um monte de político falando que pode ficar só pro ano que vem porque precisa aprovar o pacotão do haddad primeiro.
→ Cancelaram? Nesse caso, devem votar amanhã? (nao li isso em nenhum lugar)