Setorial - Bancos

O acesso aos meios bancários digitais aumentou em 80%.

O Itaú não teve perdas significativas de clientes, os números estão estáveis. As aberturas de contas e negócios estão se mantendo.

Os Bancos tradicionais são mais digitais do que os digitais. Só não foram percebidos como tal ainda.

Se o mercado mudar a percepção de que os bancos tradicionais são digitais… os múltiplos que são negociados os digitais são muitas vezes acima do que os tradicionais são negociados. A diferença é que os tradicionais são lucrativos os outros só crescem clientes mas não melhoraram nada.

Os Itaú já percebeu que pode trabalhar digital, este covid somente provou esta teoria. E agora que tem certeza que estão prontos para o Digital, vão começar a desidratar as agências e demitir funcionários.

Isso vai aumentar mais ainda as margens… Eu acho que estamos diante da maior discrepância da história de preço e valor. Se vc olhar para todos os Bancos bons (abcb, brsr, itsa, bbdc e sanb)… os bancos vão ficar muito mais eficientes e estão ficando cada ia mais baratos…

Lucro p cima e preço p baixo. Não estou conseguindo encontrar nada tão bom em outros setores… me corrijam se estou ficando louco.

Com licença vou aki ver se consigo comprar mais um pouco de Bancos.

13 curtidas

O maior temor é o perigo das bigtechs ao setor. Pra mim ainda não está claro como esse cenário possa se desenrolar, mas com os indicadores atuais, vejo um risco mínimo tbm, visto q estão bem descontados. Vê se deixa um pouco de Banrisul pra mim, que as compras aqui só semana q vem. Obrigado

1 curtida

Não vejo tanto risco… Bigtech não tem dinheiro p emprestar. Vejo mais provável parcerias e joint venture com elas. Vide CIELO + Google Whatsapp.

Porém barrado pelo Cade

Bigtech não tem caixa p fazer intermediação financeira, não tem conhecimento na área, e devem usar o caixa gera para compras e mais desenvolvimento de tecnologias.

4 curtidas

Acho q devem atuar nos EUA primeiro.

1 curtida

Penso exatamente assim. Não tem como fazer as duas coisas com um caixa só… É muito mais lucrativo para uma bigtech focar no seu negócio e desenvolver novas tecnologias.

E concordo bastante também quanto aos bancos tradicionais serem tão digitais quanto os digitais, com a diferença que são muito mais rentáveis. Também acho que é uma oportunidade única qualquer um dos 6 melhores bancos da bolsa: SANB11, BBAS3, BRSR6, ITUB4 ou ITSA4, BBDC3 e ABCB4.

2 curtidas

Penso um pouco diferente. Acredito que as Bigtecs vão usar o open banking a favor delas, aliado à tecnologia intensiva, que é seu principal negócio. Hoje essas Bigtech tem muita informação da sua vida pessoal, mas não tem informação da sua vida financeira (essa informação é guardada a sete chaves nos bancos, que não compartilhavam isso com ninguém). O open banking vai dar a elas as duas coisas (informação pessoal + informação financeira). Assim, elas conseguiriam oferecer produtos e serviços financeiros extremamente customizados. Hoje só os bancos sabem seu nível de endividamento e os detalhes das suas operações de crédito. Isso vai acabar. Os bancos não teriam como competir, ao menos num primeiro momento. Mas e o dinheiro? Sai de onde? Acredito que elas vão usar o mesmo modelo das fintechs de crédito no Brasil. Já temos várias em funcionamento. A maior parte delas está se associando a fundos estrangeiros, com muita grana para investir (emprestar a juros que brasileiro paga). As Bigtechs não precisam colocar o $$. Sua credibilidade atrairia investidores estrangeiros para autuar em parceria. Repito. Modelo das atuais fintechs de crédito, só que em grande escala. Uma escala muito maior. Mas é só uma opinião.

5 curtidas

Ainda não vejo porque Google ou Facebook (por exemplo) se arriscariam a quebrar para entrar no mercado financeiro, afinal Lehmann Brothers foi do AAA para a liquidação de um dia para o outro em 2008. Eles provavelmente lucram mais com propaganda do que ganhariam com spread bancário.

6 curtidas

Não tem nada que me leva a crer que o BR seria um melhor início que EUA. Aqui é bem complicado, duvido começarem algo aqui. Vejo mais Brasil copiando outros movimentos.

1 curtida
3 curtidas

acredito que sobrará também para as máquininhas.

Essa concorrência adicional pode gerar perda estimada pela Roland Berger de 18% a 63% das receitas das maquininhas, a depender da velocidade de adesão ao Pix. No pior cenário, perdem-se R$ 13 bilhões.

1 curtida

O PIX vai ser ainda mais agressivo aos meios de pagamento tradicionais do que o previsto na matéria da Folha. Eles não falaram do PIX Agendado e do PIX a Prazo. O primeiro permite a programação do pagamento para uma data futura. O segundo permite que se programe um parcelamento, por meio de agendamentos sucessivos. Sem falar no PIX Saque, que deve permitir o saque de recursos de sua conta em estabelecimentos comerciais credenciados. Vai ser uma guerra.

1 curtida

Podemos esperar uma recuperação dos bancos em relação ao índice em geral ou temos aí alguma questão que desabone este setor?
Dividendos temporariamente suspensos? Bancos digitais?
Qual a opinião do fórum?

Vai ver estão com medo do PIX

1 curtida

Há uma pressão sobre bancos: 1) Aumento de tributação; 2) Concorrência; 3) Resultados de Inadimplência;… o primeiro é o maior risco… acho que so vão decolar apos o item 1 ser resolvido…

5 curtidas

Exatamente o q parece. Tem um estudo da XP do valor dos 3 bancos conforme a csll aprovada.

1 curtida

Mas além desse imposto tem a reforma tributária atual e um monte de projeto que institui outros aumentos tributários… Então mesmo precificando aumento da tributação ainda permamece este risco… que deverá ser bastante diluido se a reforma tributária for aprovada em pacote e nao houver nada jogando na conta dos bancos…

1 curtida

Mas é exatamente o aumento do csll que joga contra os bancos. Por isso q não houve uma recuperação dos mesmos, enquanto não ficar decidido sobre o aumento (brutal) dessa taxa, os bancos vão continuar com esse falso desconto, que só vai se mostrat verdadeiro com a manutenção da atual contribuição ou um aumento pouco expressivo.

1 curtida

Os impactos do pix devem ser grandes em alguns bancos digitais que tem como principal fonte de receitas, as operações com cartões. E menor em bancos múltiplos com receitas mais diversificadas.

Tinha feito um estudo sobre o tema e dos digitais o nubank seria menos afetado, enquanto o inter mais afetado.

A situação é bem menos preocupante nos grandes bancos que perderiam receita de ted e algo com seus braços de adquirencia.

Porto seguro sa… tb pode ser afetada pelo crescente negócio de cartões.

Nos bancões o impacto nos lucros deve ser de menos de 10%… isso incluindo Banrisul e Abcb

2 curtidas

Quem deve se beneficiar mais do pix é o whatsapp… com 120 milhoes de usuários e já sendo usado para negociações… só precisa de um meio de pagamento.

1 curtida

Contudo, o pix vem com a proposta de baixo custo ou até zero, enquanto a taxa do whats estava em 4%.

1 curtida