Setorial - Construtoras

Além de JHSF, HBOR3 tbm chama a atenção pelo desconto na cotação. Nunca mais analisei a empresa, mas vale ficar de olho… Apesar do alto endividamento, pode se beneficiar duplamente da queda de juros.

De toda forma, tenho a impressão que muita expectativa positiva já foi precificada, incluída uma queda contínua da taxa de juros e o aquecimento da economia. Os riscos de aportar agora me parecem maiores… Afinal, resta saber se as expectativas se realizarão.

2 curtidas

Parabéns pela analise. Do setor tenho MDNE e TRIS. Ambas nas máximas de 52 semanas. Moura tem dívida líquida negativa.
Helbor evitaria por está altamente endividada.
O gráfico abaixo mostra o desempenho das empresas do setor neste ano:
image

4 curtidas

Eu só posso opinar pelas que acompanho que são MDNE e JHSF.

MDNE continua barata considerando os resultados do passado. Porém, considerando a minha expectativa de resultados futuros, ela tá SUPER barata. O ritmo de lançamento e vendas continua muito bom. Se eu já não tivesse tão alocado nela, eu ainda estaria comprando. Só o empreendimento do Pestana vai dar um boost grande nos resultados e vai vender rapidinho. É que a Moura subiu, mas eu estava vendo a gente ter um PL abaixo de 3 pro ano que vem.

JHSF tem duas partes relevantes: incorporação e shoppings. A incorporação é para altíssima renda e tem uma lógica própria que não é fácil de prever. Ainda assim, considerando os ativos que a empresa tem e os projetos em desenvolvimento, eu continuo achando muito barata e não vejo ninguém ameaçando tomar público dela. Virou sinônimo de empreendimento de super luxo mesmo. Quando comparamos com os pares de shopping na bolsa, nós verificamos que também ficou pra trás.
A JHSF também tem uma dívida considerável a CDI e ainda não foi reprecificada essa queda da selic, ao meu ver.

JHSF foi uma das poucas empresas “velhas” da minha carteira que eu comprei recentemente.

Tô começando a olhar a Mitre porque é uma das que o @vkjr gosta e ele manja demais. Se eu não estiver enganado, ele projeta um DY de 15% pra MTRE já pra esse ano e p/l de 5 pro ano que vem.

Há um tempo eu cheguei a olhar a MELK3 também e gostei bastante. Era tipo uma “MDNE” do Sul, mas confesso que não estou acompanhando mais.

Acompanhei um pouco MRV mas fiquei preocupado com resultados no exterior e acabei pulando fora cedo demais na alta. Tem potencial pra ir pra uns 20, mas eu não estava confortável e saí.

Resumo: minha impressão é que as construtoras ainda estão, de um modo geral, baratas. Elas estavam COMPLETAMENTE amassadas e jogadas de lado e por isso subiram tanto. Eu creio que já não temos valuations de tragédia absoluta, mas também não está na hora de vender. Só tem que ter mais cuidado com o stock picking e torcer pro mercado interno não decepcionar muito.

Resumo do resumo: se for pra escolher uma, ainda assim eu fico com MDNE, mesmo nesses preços.

Obs aleatória. Eu nem considero mais RDNI só porque a liquidez é nojenta.

7 curtidas