Segue abaixo comparativo que fiz sobre as principais empresas do setor de Energia Elétrica:
Eu procurei ajustar o lucro líquido retirando itens não recorrentes, o que acabou afetando mais as empresas ENBR3, TRPL4, CPLE3, LIGT3 e CESP6.
Usei informações direto das Demonstrações Financeiras/Contábeis das empresas, buscando usar o Patrimônio Líquido Consolidado.
Maior Preço = quanto ganharia caso a ação voltasse para a máxima do ano.
Menor Preço = quanto perderia caso a ação voltasse para a mínima do ano.
Eu ocultei na planilha os dados do FCD porque refletem opiniões muito individuais, principalmente acerca do crescimento futuro do lucro. Mas, vou citar o crescimento médio que o mercado está precificando para os próximos 5 anos (nas cotações atuais e pelo FCD com 0% na perpetuidade, do menor pro maior): ELET3 -14%; EQTL3 -13%; CPLE3 -11%; TAEE11 -9%; NEOE3 -7%; TRPL4 -4%; LIGT3 -4%; ALUP11 -3%; CPFE3 -3%; ENBR3 0%; EGIE3 1%; TIET11 5%; ENGI11 8%; CMIG3 8%; CESP6 10%; ENEV3 14%.
Minhas principais conclusões:
1 - Neoenergia tá muito barata;
2 - Copel subiu muito em 2019 e, mesmo retirando quase 1 bilhão de crédito tributário, parece ainda muito atrativa. Alguém acompanha esta empresa e pode opinar? Estou pensando seriamente em abrir posição nela… É importante lembrar que o tag along aqui é 80%;
3 - Eletrobrás e Light tem histórico conturbado, mas podem render bons lucros pra quem arriscar. ELET3 tem 80% de tag along;
4 - ENBR3 e TRPL4 são atrativas mesmo retirando itens não recorrentes, até mesmo porque são contumazes;
5 - CESP6 não me parece muito atrativa após tirar os itens não recorrentes;
6 - EGIE3 tem P/VP e PSR bastante altos, o que faz seu potencial no PSBe ser baixo. Esta empresa é melhor avaliada pelo FCD;
Após considerar PSBe, FCD e histórico de cotação; meu ranking ficou assim:
1 - ELET3 - prefiro ficar de fora pelo risco governo. Tem grande potencial de lucro pra quem quiser arriscar;
2 - CPLE3 - estou pensando seriamente em iniciar posição, mas já tenho SAPR e ai ficaria com duas estatais do mesmo estado…
3 - NEOE3 - minha 3ª maior posição atual, para mim a melhor relação risco X retorno do setor;
4 - EQTL3 - eu fico sempre me questionando se ela conseguirá manter lucros tão elevados, mas com certeza parece ser uma excelente escolha;
5 - ALUP11 - já tenho também, na minha opinião tem grande potencial de crescimento;
6 - LIGT3 - disparou este mês quase 30%. Eu prefiro ficar de fora pelo histórico, mas tem grande potencial caso haja melhorias e de maneira sustentada;
7 - ENBR3 - grande potencial;
8 - TAEE11 - muito boa empresa e bastante barata;
9 - TRPL4 - muito boa;
10 - CPFE3 - muito boa. É melhor avaliada pelo FCD;
11 - CMIG3 - prefiro ficar de fora;
12 - ENGI11;
13 - EGIE3 - mais cara pelo excelente histórico e é melhor avaliada pelo FCD;
14 - CESP6;
15 - TIET11 - boa mas parece cara;
16 - ENEV3.
Sugestões, opiniões e críticas são sempre bem vindas… Espero ter ajudado!