Setorial - Energia Elétrica

Alguém possui algum conteúdo para me ajudar a entender, analisar e selecionar empresas do setor? Atualmente tenho ENBR, EGIE e TAEE, porém em meio a tantas empresas do setor fico perdido. Obrigado!

Olá pessoal o que vocês acham do fator de crescimento do setor elétrico, eu gosto muito de transmissão como muitos aqui, mas qual as perspectivas de crescimento será que tem demanda para atender a todas as empresas do setor já que cada vez mais as empresas estão interessadas em entrar em transmissão?
Pesquisando meio por cima achei noticias como essa, mas qual a opinião de vocês.

2 curtidas

Olá amigos! Alguém indica um bom material para se entender melhor os detalhes do sistema elétrico brasileiro? Tenho dificuldade de entender os detalhes das relações entre geradoras, transmissoras e distribuidoras. Desde já agradeço.

Nao conheco algum material muito profundo, mas tem um video do Holder (canal do Holder) sobre o assunto que achei excelente (talvez seja raso para você, mas para mim, que sou novato, achei bem detalhado). Ele explica como as diferentes tipos de empresa sao remuneradas, como funciona o operador nacional de energia (como fazem para decidir quanta energia tem que gerar em determinado momento), etc.

Se nao me engano é esse vídeo: Análise Completa de Energias do Brasil (ENBR3) - Dividendos e Crescimento - YouTube (começa nos 4 minutos)

6 curtidas

Opa, curti a indicação, também vou assistir.

Tem umas coisas que nao gosto muito no Holder (ex: preco nao importa), mas os videos dele sao BASTANTE completos e didaticos.

Segue abaixo comparativo que fiz sobre as principais empresas do setor de Energia Elétrica:

Comparativo Energia Eletrica

Eu procurei ajustar o lucro líquido retirando itens não recorrentes, o que acabou afetando mais as empresas ENBR3, TRPL4, CPLE3, LIGT3 e CESP6.

Usei informações direto das Demonstrações Financeiras/Contábeis das empresas, buscando usar o Patrimônio Líquido Consolidado.

Maior Preço = quanto ganharia caso a ação voltasse para a máxima do ano.

Menor Preço = quanto perderia caso a ação voltasse para a mínima do ano.

Eu ocultei na planilha os dados do FCD porque refletem opiniões muito individuais, principalmente acerca do crescimento futuro do lucro. Mas, vou citar o crescimento médio que o mercado está precificando para os próximos 5 anos (nas cotações atuais e pelo FCD com 0% na perpetuidade, do menor pro maior): ELET3 -14%; EQTL3 -13%; CPLE3 -11%; TAEE11 -9%; NEOE3 -7%; TRPL4 -4%; LIGT3 -4%; ALUP11 -3%; CPFE3 -3%; ENBR3 0%; EGIE3 1%; TIET11 5%; ENGI11 8%; CMIG3 8%; CESP6 10%; ENEV3 14%.

Minhas principais conclusões:

1 - Neoenergia tá muito barata; :rofl:

2 - Copel subiu muito em 2019 e, mesmo retirando quase 1 bilhão de crédito tributário, parece ainda muito atrativa. Alguém acompanha esta empresa e pode opinar? Estou pensando seriamente em abrir posição nela… É importante lembrar que o tag along aqui é 80%;

3 - Eletrobrás e Light tem histórico conturbado, mas podem render bons lucros pra quem arriscar. ELET3 tem 80% de tag along;

4 - ENBR3 e TRPL4 são atrativas mesmo retirando itens não recorrentes, até mesmo porque são contumazes;

5 - CESP6 não me parece muito atrativa após tirar os itens não recorrentes;

6 - EGIE3 tem P/VP e PSR bastante altos, o que faz seu potencial no PSBe ser baixo. Esta empresa é melhor avaliada pelo FCD;

Após considerar PSBe, FCD e histórico de cotação; meu ranking ficou assim:

1 - ELET3 - prefiro ficar de fora pelo risco governo. Tem grande potencial de lucro pra quem quiser arriscar;

2 - CPLE3 - estou pensando seriamente em iniciar posição, mas já tenho SAPR e ai ficaria com duas estatais do mesmo estado… :thinking:

3 - NEOE3 - minha 3ª maior posição atual, para mim a melhor relação risco X retorno do setor;

4 - EQTL3 - eu fico sempre me questionando se ela conseguirá manter lucros tão elevados, mas com certeza parece ser uma excelente escolha;

5 - ALUP11 - já tenho também, na minha opinião tem grande potencial de crescimento;

6 - LIGT3 - disparou este mês quase 30%. Eu prefiro ficar de fora pelo histórico, mas tem grande potencial caso haja melhorias e de maneira sustentada;

7 - ENBR3 - grande potencial;

8 - TAEE11 - muito boa empresa e bastante barata;

9 - TRPL4 - muito boa;

10 - CPFE3 - muito boa. É melhor avaliada pelo FCD;

11 - CMIG3 - prefiro ficar de fora;

12 - ENGI11;

13 - EGIE3 - mais cara pelo excelente histórico e é melhor avaliada pelo FCD;

14 - CESP6;

15 - TIET11 - boa mas parece cara;

16 - ENEV3.

Sugestões, opiniões e críticas são sempre bem vindas… Espero ter ajudado!

31 curtidas

Ótima analise.

Divido meus aportes em energia entre TAEE11, ENBR3 e NEOE3, de acordo com o valor da cotação na data que tenho recursos. Últimos aportes foram em NEOE3, pois também acredito que esteja descontada frente a outras. Lembrando que é para minha carteira previdenciária, de BH.

3 curtidas

Muito Bom Amigo, o setor de energia é bem interessante. Acho que é importante ter um MIX de uma empresa de crescimento e outra de transmissão (Ex. TAEE). Vejo TRPL4 e ENBR3 como um bom combo. Mas nos preços atuais NEOE3 esta atraente apesar de ter uma maior risco. Aguardo as considerações dos demais foristas.

2 curtidas
Vejo TRPL4 e ENBR3 como um bom combo.

Meu combo exatamente…

1 curtida

Elétrico tá barato, egie, eqtl, enbr, trpl tudo brarato… se é pra entrar preferiria as privadas … as publicas alem do risco de regulação tem o risco de populismo… então eu nao seria tão ganancioso…

4 curtidas

ELET3 tem boa chance de privatização. Carrego pequena posição muito de olho nesse upside risk.
Além de ter comprado em promoção, por R$20 por ação.

2 curtidas

CPLE3 está com uma boa diferença de preço em relação a CPLE6.

1 curtida

Compartilho do mesmo pensamento. Ela tem chances de privatização para o ano que vem. Se a privatização for realizada, o preço vai dar uma bela disparada. Acredito que vale o risco.

1 curtida

Excelente. Ficar de olho principalmente nas transmissoras e ENBR3.

4 curtidas

Bom dia, setor elétrico bombando hoje, alguém sabe o que poderia ser?

Das que acompanho, taesa tá dando um salto por anunciar dividendo de 4% sobre o preço dessa alta ($10.80). Engie subindo modernamente, pode ser por ter anunciado que pode rever a política de distribuição de dividendos pra cima e equatorial neutra.

1 curtida
1 curtida